FC Porto goleia na Holanda e Tello estreia-se a marcar

3oheme / Flickr

Christian Tello, novo reforço do FC Porto

Christian Tello, novo reforço do FC Porto

O FC Porto goleou esta quarta-feira, por 6-2, o Venlo, da segunda liga holandesa de futebol, em partida marcada pela estreia de Christian Tello (ex-Barcelona), no dia em que chegou ao estágio, tendo até marcado um dos golos.

Ao contrário de outros arranques de época, mas também contando com a ausência de alguns “mundialistas”, o novo técnico portista não parece ser adepto dos longos períodos de adaptação, atendendo à entrada direta de Christian Tello no primeiro ensaio mais a sério dos “dragões”, sem ter realizado qualquer treino com os novos colegas.

Naquele que foi o primeiro “onze” público de Julen Lopetegui (contando com os dois jogos-treino ainda no Olival), destacaram-se as presenças de três reforços – Adrian Lopez, Óliver e Evandro, assim como do central chileno Igor Lichnovsky, que tem sido apontado à equipa B, mas que tem sido muito elogiado pelo técnico durante os treinos.

Nota ainda para a aposta em Gonçalo Paciência a ponta de lança (contando com as ausências de Jackson Martinez e Ghilas, ainda de férias) e de Rúben Neves na posição de trinco (saiu Fernando e Mikel ainda vai demorar a recuperar de uma lesão).

O jogo

Adrian Lopez e Óliver estiveram muito ativos, tal como Quaresma até por volta da meia-hora, altura em que os holandeses perceberam que, com tanta organização defensiva, podiam começar a testar a velocidade dos seus avançados.

Depois de meia-dúzia de oportunidades portistas, com Gonçalo Paciência e Igor Lichnovsky a falharem desvios de cabeça, e bons remates de Óliver e Quaresma, o Venlo aproveitou uma das subidas pela direita para fazer o seu golo, por intermédio de Randy Wolters, que apareceu servido na pequena área, a rematar à vontade.

No reatamento, o Venlo fez entrar toda uma equipa nova, enquanto do lado portista Ricardo Pereira substituiu Gonçalo Paciência, passando Adrian Lopez para a posição de ponta de lança, Ricardo Nunes rendeu Fabiano na baliza e Carlos Eduardo entrou para o lugar de Evandro.

Dos pés do médio brasileiro saiu o cruzamento para o golo do empate, conseguido aos 54 minutos, através de um auto-golo de Ken Leemans, confundido pela intervenção de Andrian Lopez, que quase chegava de cabeça.

O espanhol foi, então, descansar, rendido pelo ex-maritimista Sami, momento em que Lopetegui começou a fazer entrar grande parte dos restantes jogadores em estágio: Kelvin, Opare, Josué, Ricardo, Abdoulaye e Kayembé.

Aos 65 minutos, Kelvin “desceu” pela direita, cruzou tenso para a área e Josue apareceu de rompante, a rematar com sucesso, dando a volta ao marcador.

Dois minutos depois, com o Venlo completamente desorientado – a equipa da segunda parte revelou-se mais fraca na organização defensiva -, Ricardo Pereira fez o 3-1, com um remate desferido da ponta esquerda da grande área.

Lopetegui fez então entrar Tello, mostrando aos cerca de dois mil adeptos portistas presentes o mais recente reforço, emprestado pelo Barcelona, e que havia chegado ao estágio na Holanda umas horas antes.

Aos 76, Carlos Eduardo fez o 4-1, após novo cruzamento da direita, após entendimento entre Opare e Ricardo.

O 5-1 saiu dos pés de Tello, aos 80, após boa inciativa de Sami, que recuperou a bola a um central e o avançado contratado ao Marítimo fez o sexto golo portista, aos 84, com um potente remate do interior da área.

Selman Seviç ainda reduziu para 6-2 nos descontos, num momento de alguma desatenção portista.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …

Cinco anos depois, Volkswagen nega reembolso a 125 mil portugueses lesados

A marca alemã Volkswagen respondeu à Deco Proteste, cinco anos após o caso "dieselgate", informando que não irá indemnizar mais consumidores, tendo em vista os processos judiciais em curso. Segundo noticiou esta sexta-feira a Madremedia, em …

Novo recorde em cinco meses. Mais 780 casos por covid-19 em Portugal

Portugal regista mais seis mortos e 780 casos de infeção por covid-19 esta sexta-feira, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Os números revelados no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde …

"Podemos chegar a 1.000 novos casos por dia". Costa pede cautela

No final da reunião de emergência com o gabinete de crise para o acompanhamento da evolução da covid-19 em Portugal, Costa deixou conselhos e pediu cautela. A reunião, convocada na quinta-feira por António Costa, surgiu …

13 de Outubro em Fátima "sim, mas sem peregrinos". Delegada de Saúde espera que a Igreja se "porte bem"

A delegada de Saúde Pública do Médio Tejo defende que as cerimónias religiosas do 13 de Outubro no Santuário de Fátima decorram "sem peregrinos", esperando que a Igreja se porte "tão bem" como aquando do …