FC Porto e Boavista empatam no regresso do derbi à Invicta

d.r. FCPorto / Facebook

-

O FC Porto cedeu hoje um “nulo” frente ao Boavista, no dérbi portuense da quinta jornada da Primeira Liga, que principiou com um atraso de 45 minutos. devido à chuva que inundou o relvado do Dragão.

Com este inesperado resultado, num encontro marcado pela expulsão do central Maicon, que viu o cartão vermelho direto aos 25 minutos, o FC Porto deixou fugir o campeão Benfica, que lidera isolado a tabela classificativa.

O treinador Julen Lopetegui operou seis alterações no “onze” inicial em relação ao jogo com o BATE Barisov, para a Liga dos Campeões, que terminou com uma goleada por 6-0, promovendo as estreias de Andrés Fernandez e de Ivan Marcano e as entradas de José Angel, Tello, Rúben Neves e Evandro.

O FC Porto pegou no jogo desde o apito inicial, frente a um “matreiro” Boavista remetido à sua zona defensiva, e dispôs da primeira ocasião de perigo por Brahimi, aos cinco minutos, com um remate, apos bom trabalho individual, à figura de Mika.

Depois de Brahimi, um dos jogadores em evidência na goleada infligida ao BATE Barisov, foi a vez de Jackson Martinez, aos 13 minutos, procurar visar, sem sucesso, a baliza da formação “axadrezada”.

Aos 16 minutos, a condição do relvado ditou a sua lei ao prender num charco em cima da marca da grande penalidade uma bola de Tello para Brahimi, que ficaria isolado e em excelente posição para marcar.

Numa partida até então de sentido único, Evandro, aos 17 minutos, cabeceou ao lado e Rúben Neves, aos 19, procurou surpreender com um remate de longe, mas ao lado.

Uma entrada imprudente de Maicon sobre Anderson Correia, em cima da linha lateral e a meio campo, levou a que o central dos “dragões” visse o cartão vermelho e o consequente afastamento não só do jogo como do clássico de sexta-feira com o Sporting.

Aos 31 minutos, tirando partido de algum desacerto na formação dos “dragões”, o Boavista desceu até à linha defensiva do FC Porto e conquistou o primeiro canto, sem, contudo, criar qualquer perigo para o guarda-redes espanhol Andrés Fernandez.

Na sequência de um canto cobrado pelo argelino Brahimi, aos 34 minutos, o colombiano Jackson Martinez cabeceou para defesa de Mika e, na recarga, o espanhol Cristian Tello não encontrou o caminho para o fundo da baliza boavisteira.

O Boavista, a explorar a desvantagem numérica do FC Porto, reduzido a 10 elementos desde os 25 minutos, surgiu mais atrevido nos minutos finais da primeira parte e tentou pela primeira vez, aos 39 minutos, o remate à baliza de Andrés Fernandez por Anderson Carvalho.

Aos 45 minutos, numa jogada rápida de contra-ataque, a tirar partido ainda da adaptação de Ruben Neves a central, o Boavista criou uma oportunidade flagrante de golo por Anderson Correia, a passe de Zé Manuel, mas o remate saiu às malhas laterais.

Na segunda parte, Petit ordenou à sua equipa que subisse no terreno, pressionando a saída de bola e a organização de jogo do FC Porto, pelo que o encontro passou a desenrolar-se a meio campo.

Mika, aos 52 minutos, segurou um cruzamento de Brahimi para a área, José Angel, aos 56, procurou servir a cabeça de Jackson Martinez, e Tello, aos 57, desperdiçou uma oportunidade para desfazer a igualdade, após passe de Ruben Neves.

Aos 64 minutos, já depois de uma boa arrancada de Brahimi parada em falta, que não resultou em perigo, o guarda-redes “axadrezado” opôs-se uma vez mais bem a um remate de Jackson Martinez.

Já com Ricardo Quaresma em campo, que trouxe mais movimento às alas, o FC Porto dispôs de nova situação para marcar aos 77 minutos, mas o remate de Herrera, na recarga a uma primeira ação ofensiva, saiu sem direção e por cima da baliza do Boavista.

Até ao final do encontro, pertenceram ainda ao FC Porto os lances mais perigosos, mas quase sempre inconsequentes ou resolvidos por Mika.

Futebol 365

PARTILHAR

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …