FC Porto acusa Benfica de usar amantes para chantagear árbitros

José Coelho / Lusa

O “caso dos emails”, que envolve correspondência privada do Benfica divulgada sem autorização, tem novas revelações no âmbito da abertura de instrução, com o FC Porto a acusar o clube da Luz de usar informação sobre a vida privada de árbitros para fazer “chantagem ou pressão”.

O FC Porto acusa o Benfica de ter investigado a vida privada de vários árbitros, de forma a obter dados pessoais privilegiados para os chantagear ou pressionar.

Estes dados constam do requerimento de abertura de instrução do “caso dos emails”, documento que foi consultado pelo Correio da Manhã (CM).

Os portistas constatam que elementos afectos ao Benfica tiveram conhecimento “das amantes, das relações ou mesmo das preferências dos árbitros e de outras personalidades de relevo no mundo do futebol” e que “não tiveram pudor em tomar conhecimento e guardar para si, sabe-se lá para quê, informações de natureza confidencial e privada, relativas à intimidade dos visados”, conforme cita o CM.

O FC Porto aponta directamente o dedo ao comentador televisivo Pedro Guerra, frisando que desejaria “manter toda esta informação de natureza sensível, íntima e privada” para a usar “em seu proveito, através de chantagem ou pressão“.

Além disso, os dragões alegam que o seu director de comunicação, Francisco J. Marques, actuou como uma espécie de jornalista, no sentido de investigar a verdade em nome do interesse público.

Note-se que Francisco J. Marques é o principal arguido do “caso dos emails”, juntamente com Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e mais cinco administradores da SAD portista.

Francisco J. Marques responde por 13 crimes depois de ter divulgado vários emails privados do Benfica num programa do Porto Canal. Após a providência cautelar apresentada pelo Benfica contra essa divulgação, o blogue Mercado de Benfica tornou públicos alguns dos conteúdos.

O FC Porto já foi condenado, num processo cível, a pagar uma indemnização de cerca de dois milhões de euros ao Benfica.

ZAP //

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah, Ah!!!! Contem lá essa outra vez que eu ADORO stand-up comedy à 2ª feira!!! Logo os “fornecedores” de “amantes” a acusarem outros??? Chantagem? A sério que nós, que nem um penaltizinho (de tantos por assinalar) temos a nosso favor este ano, que estamos a 13 pts do líder e em 4º lugar é que “dominamos” a cena td??? JUÍZO!!!!

    • Mais um que tende a confundir fruta e café com leite com outras coisas. Mas alguém foi condenado? Então, cala-te!

    • Por isso é que vocês não têm nem um pênalti, a malha está a apertar e os árbitros querem se desmarcar do Benfica, tik, tak, tik, tak, tik, tak…

      • Uui… Isso é que vai ser… Deixa lá ver se nos encontramos para debater este assunto… Percebo que é algo que te melindra, visto seres incapaz de aceitar uma piada ou uma opinião diferente da tua… Ah, podes ficar com o c0rnos, vai dar-te jeito para “[email protected]” no vermelho!

  2. Eles ainda se lembram daquilo fizeram há alguns anos, então lembraram-se agora de reverter para os outros aquilo que fizeram. Esta é só para rir.

  3. Ainda há tanto por descobrir…..
    quando as coisas são justas e não há interferência de terceiros ou interesses ….os resultados são outros.
    Temos visto …finalmente alguma imparcialidade nas arbitragens.
    Quer o Benfica , quer o Porto, foram beneficiados por esquemas …nestes anos, por isso o Vídeo Árbitro, causava tanta relutância ao Benfi….
    O Rui Pinto , teve ser silenciado ….para já….
    Os meios de comunicação,( alguns jornalistas e jornaleiros)… ainda exercem e beneficiam de informação para proteger o Benfica , talvez ….por alguma razão….

  4. O SLB tem pergaminhos no rspeitante corrupção sexual de árbitros!
    Procurem na NET o nome de Howard King e vejam até aue ponto foram «as coisas»!
    O «referee» fez publicidade gratuita à «frtua de Lisboa»! Nunca tinha comido «coisa tão boa»!
    https://en.wikipedia.org/wiki/Howard_King_(referee)#cite_note-:0-6
    Em 1995, King recebeu uma proibição de dez anos de qualquer envolvimento no futebol depois que ele admitiu aceitar prostitutas de clubes. [6]

    • Factos indesmentíveis.
      O SLB foi campeão europeu, taça dos campeões europeus a eliminar por sorteio, contra os colossos da época, não foi por acaso, com uma equipa de portugueses, pois na altura estrangeiros não eram admitidos no benfica.
      Práticas com os árbitros internacionais e escândalos são mais que muitos e o expoente foi o Marselha de Tapie que foi campeão europeu; tenho poucas dúvidas que o benfica o porto e o sporting também o não tenham feito.
      O porto inverteu o ciclo com escandaleiras, fruta e viagens ao brasil da cosmos e pasme-se, ninguém foi condenado ( outros tempos dizem eles).
      O Vieira, com os defeitos que tem, até foi condenado por algo que a maioria critica porque são uns mansos que aceitam ser roubados à descarada e ficar à espera do tribunal, apostou na formação e nas infra-estruturas e teve alguns resultados; depois mudou a estratégia e eu pessoalmente não encontrei ainda explicação, mas que deveria ser exigida isso sem dúvida.
      Quanto às dívidas privadas do Vieira, se ele for condenado que as pague, que não faço tenções de as pagar voluntariamente por ele, mas prevejo que involuntariamente eu como os outros pagantes de impostos lá iremos assumir mais umas.
      Quanto à infração legal com o Rangel, a globalidade dos mansos que por aqui publica é porque não sentiram na pele o mesmo problema ou se o sentiram só não fizeram o mesmo por não ter acesso aos rangeles desta vida

  5. O Benfica é um dos grandes cancros deste país, um clube de futebol transformado em seita, movimentado por esquemas, burlas, batota, compadrio e corrupção. Os acólitos da seita, desprovidos de coluna vertebral, ou dizem que é tudo mentira ou que não faz mal porque “os outros” também fazem. Fechem o buraco das toupeiras, qual esgoto a céu aberto, que logo se começará a respirar melhor.

    • Estremadura – tem toda a razão, por este caminhar e os casos já nem têm conto e a justiça continua simplesmente muda e inerte, o Benfica esse continua impune e penso que será o verdadeiro tufão para acabar com o desporto em Portugal, acaba por sufocar tudo e todos não havendo lugar para mais nada nem ninguém; quanto ao Porto é o único a fazer-lhe frente, mas cuidado que os métodos por vezes pecam pelo mesmo defeito, o verdadeiro desporto parece já não ter lugar e os resultados decidem-se por compras, compadrios e decisões de secretaria.

RESPONDER

Prosecco ou prošek? A batalha da UE entre Itália e Croácia por causa de vinho

Prosecco é provavelmente o vinho italiano mais famoso, mas por trás da efervescência deste néctar, a Itália está numa grande disputa sobre se a Croácia pode vender um vinho de sobremesa com o nome de …

China vai limitar abortos. E nada tem a ver com saúde

A China vai reduzir o número de abortos realizados por motivos que não estejam relacionados com a saúde, anunciou o governo esta segunda-feira, avançando que serão também criadas medidas para evitar a gravidez indesejada. As autoridades …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: SL7, arte e paciência

Líder soma e segue. Leões e dragões vencem à justa. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. Líder reina no castelo Vitória SC 1 (Bruno Duarte 78', g.p.) – SL Benfica …

"Atropelamento e fuga." Terra e Vénus cresceram como planetas rebeldes

Planetas como a Terra e Vénus, que residem dentro de Sistemas Solares, são fruto de repetidas colisões. Esta conclusão desafia os modelos convencionais sobre a formação de planetas. Investigadores do Laboratório Lunar e Planetário (LPL) da …

A origem do "Gigante de Segorbe" pode finalmente ter sido esclarecida

Um novo estudo revela que a origem do "Gigante de Segorbe" pode ser bastante mais complexa daquilo que se pensava. O "Gigante de Segorbe", como é conhecido, foi um indivíduo encontrado por arqueólogos numa necrópole islâmica …

Instagram suspende planos de uma versão da aplicação para crianças

Para já, a empresa ainda não fez se se trata de um abandono temporário ou definitivo. Tempestade mediática em torno da influência das redes sociais na saúde mental dos jovens, sobretudo raparigas, pode ter influenciado …

Com todos os votos contados, PS vence com pior resultado que em 2013 e PSD conquista 113 câmaras

PS continua a ser o partido com mais representação autárquica em Portugal, apesar de cair para números anteriores à liderança de António Costa. PSD recupera das hecatombes de 2013 e 2017. Quase 24 horas depois após …

Presidente sul-coreano admite proibir consumo de carne de cão

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, admitiu, esta segunda-feira, a possibilidade de proibir o consumo de carne de cão, costume que se tornou "uma vergonha internacional", segundo fonte do seu gabinete. "Não terá chegado …

Pelo menos 24 países criaram novas leis para controlar o conteúdo na Internet, revela relatório

Autoridades de pelo menos 24 países, incluindo os Estados Unidos (EUA), estabeleceram novas regras que determinam o tratamento dos conteúdos por parte das plataformas 'online', concluiu um relatório da Freedom House. No seu relatório anual, intitulado …

Exames nacionais e provas de aferição deverão “retomar a normalidade” este ano

Depois de dois anos letivos condicionados pela pandemia da covid-19, o Governo está apostado em retomar, entre outras formas de avaliação, a obrigatoriedade de exames nacionais nas disciplinas de conclusão do ensino secundário. Os exames nacionais …