FC Porto 3-0 A.Viseu | Dragões marcam lugar na final da Taça

José Coelho / Lusa

O FC Porto garantiu hoje a presença na final da Taça de Portugal, depois de vencer o Académico de Viseu, por 3-0, no jogo segunda mão das meias-finais, tendo agora encontro marcado com o Benfica na final.

Depois do empate 1-1 em casa da equipa da II Liga, Alex Telles, de grande penalidade, aos 19 minutos, inaugurou o marcador para os primodivisonários, tendo feito aos 64 a assistência para Zé Luís marcar o segundo golo, com Sérgio Oliveira, aos 72, a fechar o resultado.

Com este resultado, o FC Porto marcará presença pela 31.ª vez na final da prova, e depois de no ano passado ter sido finalista vencido, frente ao Sporting, vai, em 24 de maio, defrontar o Benfica, que se apurou, na terça-feira, após eliminar o Famalicão, na outra meia-final.

Os ‘azuis e brancos’ entraram determinados em desfazer a igualdade trazida da primeira volta, em Viseu, e mesmo com uma equipa que só manteve quatro titulares relação ao prévio desafio da Liga com o Benfica – Alex Telles, Uribe, Corona e Luís Diaz -, não demoraram a assumir o controlo do desafio.

Ainda assim, apesar da pressão, os comandados de Sérgio Conceição mostravam-se, na fase inicial, pouco assertivos na finalização, e mesmo dispondo de uma série lances de bola parada, não conseguiam ludibriar a coesa defesa viseense.

Só perto do minuto 20, quando os forasteiros vacilaram, num lance em que Mathaus empurrou o portista Zé Luís na área, os ‘dragões’ dispuseram da melhor oportunidade, numa grande penalidade que Alex Telles não desperdiçou.

O tento deu maior audácia ao FC Porto que, mesmo sem deslumbrar, foi tentando ampliar a vantagem, sobretudo com remates de meia distância, protagonizados por Manafá, Luís Diaz e Nakajima.

No outro lado, o Académico de Viseu, apesar de precisar de inverter o resultado desfavorável, não mostrava argumentos para beliscar o domínio contrário, não conseguindo suficiente ‘tração’ nos seus contra-ataques, tendo terminado o primeiro tempo sem um único remate à baliza de Diogo Costa.

Já o FC Porto, pouco antes do intervalo, teve uma chance soberana, quando após um cruzamento de Nakajima, Zé Luís, com a baliza à mercê, tentou o desvio, mas viu a bola ressaltar num adversário, mantendo o 1-0 no tempo de descanso.

No reatamento, a formação de Viseu ainda tentou aventurar-se em terrenos mais adiantados, mas sem resultados práticos, acabando por ser expor aos ataques dos ‘dragões’, que num par de iniciativas de Luís Diaz e Zé Luís, estiveram perto dar volume ao marcador.

Nesta toada, acabou por não surpreender que, aos 64 minutos, o avançado cabo-verdiano do FC Porto voltasse a estar em destaque, mas desta feita com maior eficácia, desviando para o 2-0, um cruzamento de Alex Telles.

O segundo golo foi um golpe demasiado duro nas já ténues ambições dos viseenses em discutir a eliminatória, que ainda tentaram forçar os contragolpes, mas sem força para beliscar a superioridade dos locais.

Aos 72 minutos, coube ao recém-entrado Sérgio Oliveira desfazer qualquer dúvida sobre o desfecho da partida, desviando para o 3-0 um lance que, inicialmente, até foi assinalado como fora de jogo, mas que com recurso ao VAR foi validado.

Com o adversário completamente mercê e sem capacidade de reação, os ‘azuis e brancos’ ainda forçaram a goleada, mas já sem coerência suficiente para infligir um castigo que seria demasiado pesado ao voluntarioso conjunto de Viseu.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pós-Brexit. Imigrantes do Reino Unido vão ter de falar inglês e ter qualificações

O Reino Unido apresentou detalhes sobre as novas regras para a imigração pós-Brexit, que vão dificultar o acesso dos cidadãos da União Europeia (UE) e impor requisitos, como falar inglês, qualificações e um salário mínimo …

Ações de Isabel dos Santos na Galp, NOS, Efacec e EuroBic escapam a ordem judicial

As ações de Isabel dos Santos em empresas como Galp, NOS, Efacec e EuroBic não estão abrangidas na ordem judicial relativa ao arresto das suas contas bancárias. O arresto das contas bancárias de Isabel dos Santos …

Covid-19. Presidente chinês diz que há “progresso visível”, mas número de mortos ultrapassa os 2.000

O Presidente da China defendeu esta quarta-feira que as medidas aplicadas pelas autoridades chinesas para travar a propagação do novo coronavírus, estão a alcançar um "progresso visível", num "momento crucial" da crise que paralisou o …

Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação

Esta segunda-feira, Tomás Correia foi pessoalmente ao Banco de Portugal buscar a nova condenação de que foi alvo, por violação das regras de controlo e branqueamento de capitais. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo Público, …

Alunos do ensino profissional vão poder entrar no ensino superior sem exames nacionais

Os estudantes que terminem um curso profissional ou artístico terão melhores condições de acesso ao ensino superior já no próximo ano. O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, anunciou esta quarta-feira que os …

Trump indulta ex-governador que tentou "vender" lugar de Obama no Senado

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, indultou na terça-feira o ex-governador de Illinois Rod Blagojevich, preso por corrupção após ser considerado culpado de tentar "vender" o lugar de Barack Obama no Senado, depois …

"Toca a reunir" no PS para aprovar eutanásia (e 6 médicos admitem que já a praticaram)

O PS está a mobilizar os seus deputados no sentido de garantir que, desta feita, a eutanásia passará no Parlamento. Tudo indica que venha a ser aprovada numa altura em que os médicos estão divididos …

CP está a escapar à multas por falhas nos serviços

A CP - Comboios de Portugal está a escapar às multas por falhas nos serviços, como atrasos e supressões de comboios, porque ainda não entrou em vigor o contrato de serviço público assinado com o …

Alegadas agressões a Taarabt valem processos a Marega e Pepe

A Comissão de Disciplina da FPF abriu processos disciplinares a Moussa Marega e Pepe devido a alegadas agressões sobre Taarabt, no jogo com o Benfica. Os jogadores do FC Porto Moussa Marega e Pepe vão ser …

Costa arrasa proposta "forreta" de orçamento europeu

A proposta de quadro financeiro plurianual para 2021-2027 do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, vai morrer na praia. António Costa diz que os líderes europeus não devem ceder à pressão dos quatro países “forretas”. "Esta …