Fazer tatuagens pode melhorar o nosso sistema imunitário

Um novo estudo descobriu que ter várias tatuagens pode aumentar a resposta do nosso sistema imunitário, fazendo com que sejamos mais capazes de combater infeções.

De acordo com os investigadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, fazer várias tatuagens pode ter um efeito muito semelhante com o exercício físico.

Quando alguém começa a treinar, quer seja num ginásio, em casa ou ao ar livre, é certo e sabido que o corpo vai ressentir-se e o resultado mais imediato são as dores musculares insuportáveis.

Porém, depois de vários dias de treino, o corpo começa a habituar-se, os músculos vão fortalecendo e já não nos sentimos como se estivéssemos à beira da morte.

Tendo em conta que esse percurso acontece com o exercício físico, a equipa de investigadores começou a questionar-se se o mesmo poderia acontecer com o processo de fazer tatuagens.

Os cientistas foram então até a um estúdio de tatuagens para recrutar voluntários, com o objetivo de analisar quantas tatuagens tinham e quanto tempo durava cada sessão no estúdio.

Com esses dados, de seguida, analisaram amostras de sangue para medir os níveis de imunoglobulina A (um anticorpo) e de cortisol (uma das hormonas associadas ao stress).

Sistema imunitário fortalecido

A equipa descobriu que as pessoas que estavam a fazer a sua primeira tatuagem tiveram uma queda significativa da imunoglobulina A, devido ao aumento dos níveis de cortisol.

Por outro lado, para aqueles que já tinham sido tatuados várias vezes, os níveis de imunoglobulina A diminuíram ligeiramente, algo que para os investigadores sugere que o corpo acaba por dar uma resposta imunológica com o tempo.

“Depois da resposta ao stress, o corpo volta a ganhar um equilíbrio”, explica Christopher Lynn, um dos autores do estudo.

“No entanto, se uma pessoa continuar a desenhar no seu corpo uma e outra vez, em vez de voltar para o mesmo ponto de ajuste, deixa os níveis ainda mais elevados”.

Embora estes resultados sejam lógicos, é importante salientar que o estudo só foi realizado entre 24 mulheres e cinco homens, ou seja, uma amostra grande o suficiente para sugerir que realmente algo se passa, mas pequena o suficiente para justificar um estudo mais aprofundado.

Conclusão: se a ideia é querer aumentar a resposta do nosso sistema imunitário, talvez fazer várias tatuagens não seja a melhor opção. Porém, se só precisa de uma desculpa para fazer mais uma, então pode adicionar este estudo à lista.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Raio de estudos…Isto serve para quê? Para incutir as pessoas a fazerem tatuagens?! O vosso último parágrafo diz tudo…
    Que péssima ideia…

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …