Fazer tatuagens pode melhorar o nosso sistema imunitário

1

Um novo estudo descobriu que ter várias tatuagens pode aumentar a resposta do nosso sistema imunitário, fazendo com que sejamos mais capazes de combater infeções.

De acordo com os investigadores da Universidade do Alabama, nos Estados Unidos, fazer várias tatuagens pode ter um efeito muito semelhante com o exercício físico.

Quando alguém começa a treinar, quer seja num ginásio, em casa ou ao ar livre, é certo e sabido que o corpo vai ressentir-se e o resultado mais imediato são as dores musculares insuportáveis.

Porém, depois de vários dias de treino, o corpo começa a habituar-se, os músculos vão fortalecendo e já não nos sentimos como se estivéssemos à beira da morte.

Tendo em conta que esse percurso acontece com o exercício físico, a equipa de investigadores começou a questionar-se se o mesmo poderia acontecer com o processo de fazer tatuagens.

Os cientistas foram então até a um estúdio de tatuagens para recrutar voluntários, com o objetivo de analisar quantas tatuagens tinham e quanto tempo durava cada sessão no estúdio.

Com esses dados, de seguida, analisaram amostras de sangue para medir os níveis de imunoglobulina A (um anticorpo) e de cortisol (uma das hormonas associadas ao stress).

Sistema imunitário fortalecido

A equipa descobriu que as pessoas que estavam a fazer a sua primeira tatuagem tiveram uma queda significativa da imunoglobulina A, devido ao aumento dos níveis de cortisol.

Por outro lado, para aqueles que já tinham sido tatuados várias vezes, os níveis de imunoglobulina A diminuíram ligeiramente, algo que para os investigadores sugere que o corpo acaba por dar uma resposta imunológica com o tempo.

“Depois da resposta ao stress, o corpo volta a ganhar um equilíbrio”, explica Christopher Lynn, um dos autores do estudo.

“No entanto, se uma pessoa continuar a desenhar no seu corpo uma e outra vez, em vez de voltar para o mesmo ponto de ajuste, deixa os níveis ainda mais elevados”.

Embora estes resultados sejam lógicos, é importante salientar que o estudo só foi realizado entre 24 mulheres e cinco homens, ou seja, uma amostra grande o suficiente para sugerir que realmente algo se passa, mas pequena o suficiente para justificar um estudo mais aprofundado.

Conclusão: se a ideia é querer aumentar a resposta do nosso sistema imunitário, talvez fazer várias tatuagens não seja a melhor opção. Porém, se só precisa de uma desculpa para fazer mais uma, então pode adicionar este estudo à lista.

ZAP / HypeScience

1 Comment

  1. Raio de estudos…Isto serve para quê? Para incutir as pessoas a fazerem tatuagens?! O vosso último parágrafo diz tudo…
    Que péssima ideia…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.