Faraó egípcio é o mais antigo “gigante” humano conhecido

(CC0/PD) KPL / pixabay

Sa-Nakht teria quase 2 metros de altura numa época em que a média rondava os 1.70 m

Uma equipa de investigadores acredita ter encontrado restos mortais, que pertencerão ao Faraó egípcio Sa-Nakht, que revelam o mais antigo “gigante” conhecido, depois de terem identificado sinais de que sofria de uma anomalia de crescimento.

O esqueleto, encontrado em 1901 e que se acredita pertencer a Sa-Nakht, antigo Faraó egípcio que reinou na Terceira Dinastia, cerca de 2700 a.C., foi reanalisado por uma equipa de investigadores liderada pelo egiptólogo Michael Habicht, do Instituto de Medicina Evolucionaria da Universidade de Zurique, na Suíça.

A pesquisa permitiu concluir que Sa-Nakht teria quase 2 metros de altura – mais precisamente, 1.987 metros – numa época em que a média rondava os 1.70 metros.

A análise ao crânio e ossos do Faraó revelou provas de “um crescimento exuberante” e “sinais claros de gigantismo”, explica Habicht, citado pelo Live Science.

(dp)

Sa-Nakht, Faraó da Terceira Dinastia do Egipto, é o caso mais antigo de gigantismo.

As pessoas das classes altas da época teriam melhor alimentação do que a maior parte do povo, pelo que seria de esperar que fossem mais altas, mas, mesmo assim, a altura do Faraó é muito acima da norma. Por comparação, o Faraó Ramsés II teria 1,75 metros.

Assim, estaremos perante “o mais velho caso conhecido” de gigantismo em todo o mundo, concluem os investigadores, cujo trabalho foi apresentado em artigo publicado no jornal The Lancet Diabetes & Endocrinology.

O gigantismo caracteriza-se pelo crescimento excessivo e acelerado, ocorrendo quando o corpo humano produz demasiadas hormonas de crescimento. Acredita-se que seja provocado por um tumor na glândula pituitária que se encontra no cérebro, conforme atesta o Live Science.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa quer fazer da Saúde a jóia da coroa da legislatura (e Centeno pode desempenhar funções importantes)

O programa eleitoral do PS foi este sábado aprovado, por unanimidade, no final da Convenção Nacional do partido, que decorreu em Lisboa. O programa eleitoral do PS para as legislativas de 06 de outubro foi apresentado …

Fogos na Sertã dominados. Chamas ainda descontroladas em Vila de Rei e Mação

O Comandante do Agrupamento Centro Sul da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Belo Costa, disse esta manhã de domingo, que as Forças Armadas estão no terreno com máquinas de rastos, bem como a …

Cemitérios verdes. Especialista britânico sugere enterrar mortos à beira da estrada

O especialista britânico sugere que se use os espaços ao lado das estradas, ferrovias e passeios como "corredores funerários" amigos do ambiente. Uma vez que a ciência ainda não encontrou forma de nos tornar imortais, encontrar …

Consumo de proteínas e laticínios pode ajudar a reduzir risco de diabetes

Cientistas associaram um maior consumo de proteínas e laticínios a um menor risco de diabetes. Em contrapartida, alimentos ricos em calorias foram ligados a um maior risco de diabetes. A diabetes é um problema de saúde …

Médicos alertam: técnica de tapar a boca com fita-cola para dormir melhor é perigosa

Chama-se "buteyko" e consiste em encontrar formas de respirar melhor pelo nariz, entre as quais fechar a boca enquanto dormimos. A tendência está a gerar um debate entre os médicos, que consideram esta técnica perigosa. Foi …

Incentivos financeiros ajudam pessoas a deixar de fumar

Fumar mata um em cada dois fumadores ávidos, mas desistir leva a grandes melhorias na saúde, aumento da esperança de vida e poupança de custos com cuidados de saúde. Pagar às pessoas para pararem de …

Há uma coisa simples que podemos fazer para combater as alterações climáticas: falar sobre o problema

A preocupação com as alterações climáticas pode ser muitas vezes um fardo solitário, mas a verdade é que não precisa de ser assim. De acordo com um novo estudo, simplesmente falar sobre o assunto com …

Em busca das duas princesas alemãs. Vaticano analisa ossários após encontrar túmulos vazios

Os trabalhos começaram esta manhã no cemitério que fica dentro das muralhas do Vaticano e foram analisados os restos dos dois ossários, explicou o porta-voz interino da Santa Sé, Alessando Gisotti. Os ossários estavam perto dos …

Miguel Pinto Lisboa é o novo presidente do Vitória de Guimarães

Miguel Pinto Lisboa foi eleito, este sábado, o novo presidente do Vitória de Guimarães, avança a imprensa portuguesa. Os números ainda não são oficiais, mas as primeiras projeções indicam que o candidato de 47 anos da …

Incêndios em Castelo Branco e Santarém. Há quatro bombeiros feridos, um em estado grave

Dois incêndios em Castelo Branco estão a mobilizar mais de 500 operacionais e 15 meios aéreos. Há estradas cortadas e aldeias evacuadas. Dois incêndios em povoamento florestal, todos no distrito de Castelo Branco, um no município …