Fantasporto começa hoje com “Vampire Academy” e “O Feiticeiro de Oz”

Vampire Academy series / Facebook

"Vampire Academy"

“Vampire Academy”

A 34ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto arranca hoje, no Rivoli Teatro Municipal, com a abertura oficial a cargo de “Vampire Academy”, seguindo-se uma versão restaurada do clássico “O Feiticeiro de Oz”.

“O Feiticeiro de Oz”, um de dois filmes de Victor Fleming a serem apresentados no Fantasporto deste ano (o outro vai ser “E Tudo o Vento Levou”, a 7 de março), assinala 75 anos em 2014, motivo pelo qual o filme vai ser homenageado na cerimónia dos Óscares de domingo, depois de, em 1940, ter recebido duas estatuetas de um total de seis nomeações.

Além de “Vampire Academy” e de “O Feiticeiro de Oz“, na sala principal do Rivoli, a noite de abertura do Fantasporto vai receber, às 21h, no pequeno auditório, “La Casa del Fin de los Tiempos”, de Alejandro Hidalgo, e “Deranged”, de Neil Jones, duas horas depois.

O Fantasporto de 2014 vai exibir mais de 200 filmes, naquilo que o presidente do festival, Mário Dorminsky, disse que seria uma edição que visaria atrair os públicos virados para o cinema fantástico dito “mais tradicional”.

Entre os regressos, contam-se os novos trabalhos de Vincenzo Natali, Alex de la Iglesia, Takashi Miike e Kim Ki-Duk, além de “Big Bad Wolves“, de Aharon Keshales e Navot Papushado, considerado o melhor filme de 2013 por Quentin Tarantino, o realizador de “Cães danados” e “Pulp fiction”.

A 34ª edição do festival, que vai decorrer até 9 de março, vai mostrar 53 filmes portugueses, sendo, segundo a organização, a primeira vez que Portugal está representado em todas as secções.

Dos 53 filmes portugueses, dois são longas-metragens: “O Espinho da Rosa“, produção luso-guineense de Filipe Henriques, a concurso na secção Cinema Fantástico, e “Pecado Fatal” de Luís Diogo, que concorre na Semana dos Realizadores e foi recentemente distinguido pelo Festival Internacional de Cinema do Canadá.

Encontre aqui o programa para cada dia:

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filósofo francês diz aos homens para violarem mulheres. "Eu violo a minha todas as noites"

O filósofo e escritor francês Alain Finkielkraut afimrou na quarta-feira, durante um programa da TF1 sobre casos de violação divulgados pelos media, que diz aos homens para violarem as suas mulheres. "Eu violo a minha …

Ex-administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da SATA

O antigo administrador da TAP Luís Rodrigues é o novo presidente da transportadora aérea açoriana SATA, informou hoje o executivo regional. "O presidente do Governo [Regional], Vasco Cordeiro, comunicou à Assembleia Legislativa o nome de Luís …

Mãe que deixou recém-nascido no caixote do lixo não quis abortar

A jovem cabo-verdiana, em prisão preventiva por suspeitas de ter abandonado o seu filho recém-nascido no lixo, teve a oportunidade de abortar, mas não quis. O Supremo Tribunal de Justiça rejeitou, esta quinta-feira, o pedido de …

Face Oculta. MP pede 12 anos e 10 meses para Manuel Godinho

O Ministério Público (MP) defendeu esta sexta-feira a aplicação de uma pena única de 12 anos e 10 meses de prisão para o sucateiro Manuel Godinho, principal arguido do processo Face Oculta, durante a audiência …

Maioria acredita que Governo vai durar quatro anos

Uma sondagem da Aximage revela que a maioria das pessoas entrevistadas acredita que António Costa vai concluir a sua legislatura, mesmo com um Governo que consideram de "estrutura exagerada". Uma sondagem da Aximage para o Jornal …

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …