Família vendeu tudo para investir em “bitcoins” e viver num parque de campismo

(dr) Didi Taihuttu

A família Taihuttu vendeu tudo o que tinha para investir em bitcoins

Uma família holandesa vendeu as suas propriedades, inclusive os brinquedos das três filhas, para investir todo o dinheiro na moeda virtual bitcoin e viver uma vida minimalista num parque de campismo em Venlo, no sudeste da Holanda, enquanto vê o seu capital aumentar.

A bitcoin, alegadamente inventada por um japonês de pseudónimo Satoshi Nakamoto, é uma criptomoeda, criada a partir de um código de computador e que, quando foi lançada, em fevereiro de 2009, valia poucos centavos de dólar.

O valor da criptomoeda já ultrapassou os 6100 dólares, mas está hoje cotada a 5727 dólares – cerca de 4800 euros, segundo os dados do site de câmbio de moeda digital Bitstamp. O sistema permite transações diretas entre utilizadores, sem intermediários, que ficam registadas numa base de dados pública.

A primeira vez que Didi Taihuttu ouviu falar da moeda virtual foi em 2012, quando “não fazia ideia” do que era nem onde iria chegar este sistema. “Comecei a pesquisar e achei interessante. Por curiosidade, comprei algumas bitcoins, vendi-os e pronto”, afirmou.

Nem Didi nem a sua esposa, Romaine, imaginavam que as bitcoins seriam tão populares com o passar dos anos. “Apostamos nesta ideia com um duplo objetivo: ter uma vida simples e investir o nosso dinheiro em bitcoins, esperando que se multiplique”, explicou Didi Taihuttu à Agência EFE.

Ao verificar o seu investimento um ano e meio depois de o ter iniciado, Didi apercebeu-se de que as moedas digitais são “a revolução do sistema monetário”. O dinheiro que  adquiriu e transaccionou em 2013 “ganhou vários zeros”.

Cansado de trabalhar muitas horas afastado da família e com receio de que o apego aos bens materiais matasse os sonhos das suas filhas, Didi conversou com Romaine e decidiram que os bitcoins eram “a oportunidade perfeita” para mudar de vida.

Venderam a casa, a empresa, os três carros e uma mota. “Vendemos até as roupas que não usávamos, os brinquedos das meninas, todos os bens de luxo que tínhamos e investimos tudo em bitcoins“, afirmou o pai de família. No início, as filhas não entenderam mas “agora estão felizes com a nossa nova vida”, contou Didi.

Segundo o instituto holandês Kantar TNS, cerca de 135 mil famílias do país têm bitcoins, o dobro em relação ao ano passado. Muitas pessoas investem uma pequena quantia: 43% das famílias não gastaram mais de 100 euros e mais de metade obteve “lucros modestos” do seu investimento.

O especialista em criptografia Kijn Soeteman mostrou-se admirado com a decisão da família Taihuttu e afirmou à rede de rádio e televisão pública NOS que “ainda há muitos obstáculos técnicos que podem causar oscilações” na moeda digital.

Didi, que relata seu dia a dia na página Yolo Familytravel, considera-se “um exemplo para outras pessoas que querem liberdade” e mostra a sua confiança nos bitcoins como a moeda do futuro.

Estamos cientes de que isto é uma aposta e podemos perder tudo. Seria um desastre porque investimos tudo o que tínhamos, mas poderemos sempre voltar à rotina de ter um salário e trabalhar”, explicou Didi.

// EFE

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …