Família Espírito Santo investigada por esquema financeiro de 10 milhões com seguradoras

José Sena Goulão / Lusa

A família Espírito Santo está a ser investigada por um alegado esquema financeiro de duas seguradoras do Grupo Espírito Santo (GES), que terá permitido pagar aos membros do Conselho Superior do GES, entre 2004 e 2012, cerca de 10 milhões de euros. 

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta segunda-feira, o Ministério Púbico (MP) abriu um novo inquérito-crime e está a investigar um esquema financeiro suspeito de duas seguradoras, a Tranquilidade e a Europ Assistance, do Grupo Espírito Santo (GES) que pagou, entre 2004 e 2012, 10 milhões de euros aos membros do Conselho Superior do GES: Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, Mário Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo.

Em causa estão suspeitas de fraude fiscal, abuso de confiança, burla qualificada e falsificação, possíveis crimes agora investigados no inquérito nº 590/15 do DCIAP.



Este inquérito foi revelado num despacho da procuradora Andreia Marques que consta nos autos do caso GES. “Em suma, pelo menos desde 2004 e durante cerca de oito anos, Augusto Tomé Pedroso e Pedro Beauvillain de Brito e Cunha, membros do conselho de administração da Companhia de Seguros Tranquilidade, gizaram e puseram em execução o seguinte esquema financeiro: inflacionaram custos de resseguro da Companhia de Seguros Europ Assistance (sua fornecedora e subsidiária), sendo os respetivos montantes canalizados através de um outro ressegurador desta última [seguradora] para pagamento aos membros do Conselho Superior do GES”, lê-se no despacho.

Uma operação de resseguro consiste na transferência de uma seguradora para outra entidade – total ou parcial – o risco assumido numa apólice, permitindo à seguradora reduzir a sua responsabilidade num risco considerado excessivo.

A procuradora do novo inquérito pediu para aceder a documentos apreendidos na Suíça no caso GES. O acesso a esta documentação “revela-se essencial para a demonstração do circuito financeiro das verbas que, desviadas das seguradoras sediadas em Portugal, percorre diversas jurisdições, incluindo paraísos fiscais, até integrar o património dos ordenadores dessas transferências, presentes em todo o processo, na medida em que dominam, por si ou por pessoas da sua confiança, todas as sociedades, veículos e células intermediários.”

Assim, de acordo com o CM, terão sido pagos quase um milhão de euros por ano aos cinco membros do Conselho Superior – então órgão máximo de decisão do GES – onde estavam representados os cinco ramos da família.

Neste esquema terão participado também Manrico Iachia e Carlos Beirão da Veiga, presidente e membro da Europ Assistance. Desta seguradora, foi também administrador Brito e Cunha, entre 2013 e 2016. Beirão da Veiga e Brito e Cunha fazem parte da família Espírito Santo.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. POdem estar descansados nada vos acontece. o tempo ja estam quase prescrever poddem ficar amvontade na paz dos deuses… porque se existisse justica ja teriam feito veredito final…

RESPONDER

Sporting 2 - 1 Braga | Leão entra em 2021/22 a rugir

O Sporting parece querer manter a senda de sucesso da época passada e entrou em 2021/22 com o pé direito. Os “leões” bateram o Sporting de Braga por 2-1, num jogo que valeu, sobretudo, pela primeira …

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …