Família Espírito Santo investigada por esquema financeiro de 10 milhões com seguradoras

José Sena Goulão / Lusa

A família Espírito Santo está a ser investigada por um alegado esquema financeiro de duas seguradoras do Grupo Espírito Santo (GES), que terá permitido pagar aos membros do Conselho Superior do GES, entre 2004 e 2012, cerca de 10 milhões de euros. 

De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta segunda-feira, o Ministério Púbico (MP) abriu um novo inquérito-crime e está a investigar um esquema financeiro suspeito de duas seguradoras, a Tranquilidade e a Europ Assistance, do Grupo Espírito Santo (GES) que pagou, entre 2004 e 2012, 10 milhões de euros aos membros do Conselho Superior do GES: Ricardo Salgado, António Ricciardi, Manuel Fernando Espírito Santo, Mário Mosqueira do Amaral e José Manuel Espírito Santo.

Em causa estão suspeitas de fraude fiscal, abuso de confiança, burla qualificada e falsificação, possíveis crimes agora investigados no inquérito nº 590/15 do DCIAP.

Este inquérito foi revelado num despacho da procuradora Andreia Marques que consta nos autos do caso GES. “Em suma, pelo menos desde 2004 e durante cerca de oito anos, Augusto Tomé Pedroso e Pedro Beauvillain de Brito e Cunha, membros do conselho de administração da Companhia de Seguros Tranquilidade, gizaram e puseram em execução o seguinte esquema financeiro: inflacionaram custos de resseguro da Companhia de Seguros Europ Assistance (sua fornecedora e subsidiária), sendo os respetivos montantes canalizados através de um outro ressegurador desta última [seguradora] para pagamento aos membros do Conselho Superior do GES”, lê-se no despacho.

Uma operação de resseguro consiste na transferência de uma seguradora para outra entidade – total ou parcial – o risco assumido numa apólice, permitindo à seguradora reduzir a sua responsabilidade num risco considerado excessivo.

A procuradora do novo inquérito pediu para aceder a documentos apreendidos na Suíça no caso GES. O acesso a esta documentação “revela-se essencial para a demonstração do circuito financeiro das verbas que, desviadas das seguradoras sediadas em Portugal, percorre diversas jurisdições, incluindo paraísos fiscais, até integrar o património dos ordenadores dessas transferências, presentes em todo o processo, na medida em que dominam, por si ou por pessoas da sua confiança, todas as sociedades, veículos e células intermediários.”

Assim, de acordo com o CM, terão sido pagos quase um milhão de euros por ano aos cinco membros do Conselho Superior – então órgão máximo de decisão do GES – onde estavam representados os cinco ramos da família.

Neste esquema terão participado também Manrico Iachia e Carlos Beirão da Veiga, presidente e membro da Europ Assistance. Desta seguradora, foi também administrador Brito e Cunha, entre 2013 e 2016. Beirão da Veiga e Brito e Cunha fazem parte da família Espírito Santo.

  Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. POdem estar descansados nada vos acontece. o tempo ja estam quase prescrever poddem ficar amvontade na paz dos deuses… porque se existisse justica ja teriam feito veredito final…

RESPONDER

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …