O famigerado “ladrão-ninja” de Osaka foi detido (e é um velhinho de 74 anos)

A polícia japonesa procurava há oito anos o ladrão conhecido como “Ninja de Heisei”. Era afinal um homem de 74 anos.

O ladrão-ninja mais procurado de Osaka foi preso pela polícia japonesa. O homem, que cometia assaltados fantasiado de ninja, invadiu mais de 250 casas e lojas e embolsou cerca de 221 mil euros.

Durante os últimos oito anos, os agentes da polícia japonesa responsáveis pela investigação do caso estavam convencidas de que o ladrão era um jovem. No entanto, ficaram surpreendidos quando se depararam com um homem de 74 anos.

A polícia conseguiu encontrar o ladrão após um descuido durante um roubo em julho deste ano: uma câmara de segurança filmou-lhe o rosto, o que levou à sua detenção. As autoridades acreditam que o detido é o homem conhecido como “Ninja de Heisei“, autor de mais de 200 assaltos durante quase uma década.

O ladrão agia como qualquer outro homem idoso durante o dia, mas à noite tudo mudava. De acordo com os investigadores da polícia Osaka, o suspeito usava habitualmente um prédio abandonado onde trocava de roupa e esperava que escurecesse para cometer os assaltos.

Polícia Municipal de Osaka

O Ninja de Heisei apanhado numa câmara de vigilância

“O detido vestia roupa preta, como a de um ninja”, explicou um responsável das autoridades da cidade japonesa, a segunda maior do país a seguir a Tóquio. A polícia descreveu o ladrão como uma pessoa com grande agilidade física, que inclusivamente corria sem qualquer esforço por cima dos muros para evitar o movimento das ruas.

Se eu fosse mais novo, não me tinham apanhado“, disse o homem. Com 74 anos, o ladrão aproveitou a atenção da imprensa para anunciar a sua retirada da controversa atividade de ladrão-ninja. “Sou demasiado velho para isto”, justificou.

ZAP // BBC

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Vila romena reelege autarca que morreu de covid-19 dez dias antes

Os moradores de Deveselu, na Roménia, decidiram prestar uma última homenagem ao presidente da Câmara, nas eleições locais deste domingo, que morreu devido a complicações provocadas pela covid-19 dez dias antes. De acordo com a agência …

Jogador do Rio Ave recusou jogar

Matheus Reis não quis defrontar o Vitória de Guimarães porque quer sair rapidamente de Vila do Conde. Presidente anunciou suspensão do atleta. O Rio Ave apareceu no duelo com o Vitória de Guimarães (0-0) sem Matheus …

António Joaquim entrega recurso no Supremo no caso do homicídio do triatleta

O advogado de António Joaquim, condenado pelo Tribunal da Relação pelo homicídio do triatleta Luís Grilo, entregou, esta segunda-feira, no Supremo Tribunal de Justiça um recurso sobre essa decisão, defendendo a sua revogação e a …

57% dos portugueses diz que a pandemia dificultou acesso à saúde (e mais de 600 mil perderem consultas)

Mais de metade dos portugueses (cerca de 57%) considera que a pandemia dificultou o seu acesso aos cuidados de saúde, sendo a população mais idosa (69%) e os doentes crónicos (70%) quem mais manifesta esta …

“Negacionista e bem raivosa”. Livro de ex-ministro da Saúde revela reação de Bolsonaro à pandemia

O primeiro ministro da Saúde do mandato de Jair Bolsonaro, Luiz Henrique Mandetta, publicou um livro sobre o combate à pandemia no Brasil e revelou que o Presidente teve uma reação “negacionista” e “raivosa”. De acordo …

"É um génio". Futre acredita que João Félix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo

O antigo internacional português e antigo jogador do Atlético de Madrid Paulo Futre acredita que João Felix lutará pela Bola de Ouro dentro de pouco tempo. "É um génio. Cada vez que a bola passa pelos …

Seis novos sauditas indiciados na Turquia pela morte de Khashoggi

Os seis sauditas, indiciados a alguns dias do segundo aniversário do homicídio, não se encontram na Turquia e devem ser julgados à revelia. O procurador de Istambul indiciou, esta segunda-feira, seis novos sauditas suspeitos de …

Expressões neutras e imagens de homens e mulheres. Governo quer militares a usar linguagem inclusiva

O Ministério da Defesa quer que os militares comecem a usar uma linguagem mais inclusiva e menos discriminatória nos documentos e comunicações oficiais, de acordo com uma diretiva enviada Estado-Maior-General das Forças Armadas e aos …

Trump acusado de incentivar afro-americanos a não votar em 2016. E queria a filha Ivanka como vice

A equipa da campanha digital de Donald Trump tentou dissuadir milhões de afro-americanos de votar nas eleições presidenciais norte-americanas de 2016, segundo uma investigação hoje divulgada por jornalistas da estação de televisão britânica Channel 4 …

Leitura, Matemática e Ciências. Alunos portugueses são únicos da OCDE com cada vez melhores resultados

Os alunos portugueses foram os únicos da OCDE que têm vindo a melhorar significativamente os seus desempenhos a Leitura, Matemática e Ciências, segundo uma análise que compara o desempenho académico de jovens de 15 anos …