Faliram 13 empresas por dia desde o início do ano

1

George Grinsted / Flickr

Na primeira metade de 2015, 2.484 empresas foram declaradas insolventes pelos tribunais – o equivalente a 13 falências por dia.

O Dinheiro Vivo refere dados do Instituto Informador Comercial (IIC), que mostram uma recuperação de 8,4% face ao período homólogo: este ano faliram menos 227 empresas do que as 2.711 de 2014. No entanto, face ao último semestre do ano passado, as insolvências passaram de um valor inferior a duas mil empresas para as atuais 2.484.

O ICC, uma consultora de gestão de crédito que faz o cálculo diário de insolvências de empresas e singulares através dos despachos do Diário da República, mostra que a tendência de descida é mais clara quando recuamos ainda mais no tempo.

Face ao período homólogo de 2013, altura em que foi registado um total de 3.214 insolvências de empresas, o número de falências recuou 22,7%. Ou seja, o equivalente a menos 730 empresas que foram declaradas insolventes pelos tribunais.

A nível nacional, apenas cinco distritos registaram aumentos de insolvências: Portalegre, Braga, Vila Real, Setúbal e Aveiro.

Apesar de concentrarem quase metade das falências de empresas em Portugal – 45% do total – tanto Lisboa como o Porto registaram uma queda do número de empresas que faliram. No caso da capital, 611 empresas foram declaradas insolventes, uma queda de 15,5% face ao mesmo período em 2014. No Porto, houve uma queda de 12,7% face ao período homólogo, com 509 empresas falidas desde janeiro deste ano.

No entanto, em termos relativos, as descidas de insolvências mais acentuadas verificaram-se nas regiões dos Açores (-38,2%) e de Beja (-25%).

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.