Faliram 13 empresas por dia desde o início do ano

George Grinsted / Flickr

Na primeira metade de 2015, 2.484 empresas foram declaradas insolventes pelos tribunais – o equivalente a 13 falências por dia.

O Dinheiro Vivo refere dados do Instituto Informador Comercial (IIC), que mostram uma recuperação de 8,4% face ao período homólogo: este ano faliram menos 227 empresas do que as 2.711 de 2014. No entanto, face ao último semestre do ano passado, as insolvências passaram de um valor inferior a duas mil empresas para as atuais 2.484.

O ICC, uma consultora de gestão de crédito que faz o cálculo diário de insolvências de empresas e singulares através dos despachos do Diário da República, mostra que a tendência de descida é mais clara quando recuamos ainda mais no tempo.

Face ao período homólogo de 2013, altura em que foi registado um total de 3.214 insolvências de empresas, o número de falências recuou 22,7%. Ou seja, o equivalente a menos 730 empresas que foram declaradas insolventes pelos tribunais.

A nível nacional, apenas cinco distritos registaram aumentos de insolvências: Portalegre, Braga, Vila Real, Setúbal e Aveiro.

Apesar de concentrarem quase metade das falências de empresas em Portugal – 45% do total – tanto Lisboa como o Porto registaram uma queda do número de empresas que faliram. No caso da capital, 611 empresas foram declaradas insolventes, uma queda de 15,5% face ao mesmo período em 2014. No Porto, houve uma queda de 12,7% face ao período homólogo, com 509 empresas falidas desde janeiro deste ano.

No entanto, em termos relativos, as descidas de insolvências mais acentuadas verificaram-se nas regiões dos Açores (-38,2%) e de Beja (-25%).

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Tóquio2020. Biles renuncia também às finais de salto e barras assimétricas

A ginasta norte-americana Simone Biles, que renunciou à final do concurso geral individual dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, também não vai participar das finais de domingo de salto e barras assimétricas, informou esta sexta-feira a Federação …

Governo não pediu parecer à CNPD sobre as "bodycams" em polícias. Método vai "aumentar a transparência"

A proposta da nova lei da videovigilância, que vai permitir que os polícias passem a usar câmaras nos uniformes, já foi aprovada em Conselho de Ministros, mas ainda não chegou ao Parlamento. Também não foi …

Marcelo reuniu com Lula, mas não revela o teor da conversa. Presidente diz que visita é apenas de cariz cultural

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse sexta-feira à chegada a São Paulo que a cultura tem um "papel fundamental" na convergência entre Portugal e o Brasil, rejeitando que a agenda alargada de …

PSP abre processos disciplinares por uso indevido de farda em manifestação

A PSP abriu processos disciplinares, por uso indevido e incorreto do uniforme, a agentes que participaram em 21 de junho, em Lisboa, numa manifestação organizada pelo Movimento Zero, confirmou esta sexta-feira à Lusa o porta-voz, …

Por onde passou o caminho bíblico da Judeia a Edom? Cientistas encontram respostas

Por onde passava o caminho bíblico que ligava o reino de Judeia à nação vizinha de Edom? Um novo estudo dá novas pistas sobre o possível percurso da estrada. Os investigadores israelitas sugerem que havia, pelo …

PCP diz que acusação a grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial evidencia "cartelização"

O PCP considerou esta sexta-feira que a acusação da Autoridade da Concorrência a cinco grupos hospitalares privados por acordo anticoncorrencial, confirma a “prática parasitária e de cartelização” destes grupos, que fazem “da doença um negócio”. O …

Ensino Superior. Vagas voltam a aumentar com Porto, Lisboa e Aveiro na frente

O concurso nacional de acesso ao ensino superior volta a registar um aumento do número de vagas, segundo dados divulgados este sábado, que mostram Lisboa, Porto e Aveiro com o maior crescimento. Depois de, no ano …

Os pterossauros conseguiam voar assim que eclodiam dos ovos

Os pterossauros tinham asas suficientemente longas e ossos suficientemente fortes para conseguirem sustentar o voo depois de eclodirem. Uma equipa de cientistas da Universidade de Portsmouth, no Reino Unido, descobriu que os pterossauros recém-nascidos seriam capazes …

Madeira começa hoje a vacinar jovens a partir dos 12 anos. Açores não vacinam crianças "para já"

A Madeira começa este sábado a vacinar contra a covid-19 jovens a partir dos 12 anos, numa altura em que mais de metade da população adulta residente no arquipélago já está inoculada com a segunda …

Prisão Olímpica. Atletas infetados com Covid-19 denunciam más condições em Tóquio

Atletas que testem positivo à Covid-19 ficam são automaticamente afastados da competição e têm de cumprir uma quarentena de 14 dias fora da aldeia olímpica. Com o número de infetados a subir, atletas temem efeito …