“Falha” no grafeno pode revolucionar pilhas de combustível

pnnl / Flickr

O grafeno, impermeável ao gás e a líquidos, deixa passar os protões, uma “falha” que pode revolucionar a tecnologia das pilhas de combustível, revela hoje um estudo publicado na revista Nature.

O protão é uma das partículas, a par do neutrão, que compõem o núcleo do átomo, que forma a matéria.

Mais resistente do que o aço e mais fino de que um cabelo humano, além de leve e quase transparente, o grafeno, material revolucionário que existe na grafite dos lápis, é constituído por átomos de carbono compactados, sendo considerado um excelente condutor de calor e de eletricidade.

O material foi isolado, pela primeira vez, há dez anos, por dois investigadores, Andre Geim e Konstantin Novoselov, que receberam o Prémio Nobel da Física em 2010.

Portugal, através da Universidade do Minho, faz parte de uma plataforma europeia para o estudo do grafeno, The Graphene Flagship, que inclui 76 grupos de investigação do meio académico e industrial de 17 países.

Uma equipa de cientistas liderada por Andre Geim começou a fazer testes com protões (partículas subatómicas de carga positiva) e descobriu que estes passam facilmente através do grafeno, sobretudo a altas temperaturas, não obstante o material constituir uma barreira para os átomos mais pequenos que se conhecem, os de hidrogénio.

“Esta descoberta poderá revolucionar as pilhas de combustível e outras tecnologias baseadas no hidrogénio, porque necessitam de uma barreira que só os protões – átomos de hidrogénio livres de eletrões – são capazes de superar”, assinalou hoje a Universidade de Manchester, no Reino Unido, que participou no estudo, publicado na Nature.

A descoberta faz do grafeno um bom candidato para ser usado como membrana condutora de protões, elementos importantes para a tecnologia das pilhas de combustível, que transformam a energia da molécula de hidrogénio em eletricidade, para alimentar, por exemplo, um automóvel.

Para já, a tecnologia é cara e necessita de aperfeiçoamentos – mas estão lançadas as bases para uma revolução no reino das baterias.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O que Neymar mais quer é voltar a jogar com Messi. Só se vier a custo zero, diz o Barça

O internacional brasileiro Neymar, que alinha pelo PSG, confessou esta quarta-feira que o mais deseja é voltar a jogar com o astro argentino Lionel Messi, com quem partilhou balneário entre 2013 e 2017 no Barcelona. …

Ministro da Administração Interna e procuradora-geral da República vão ser ouvidos no Parlamento

Eduardo Cabrita será ouvido sobre o caso do cidadão ucraniano assassinado nas instalações do SEF e Lucília Gago sobre a "recente diretiva sobre os poderes hierárquicos" na magistratura do Ministério Público. A comissão de Assuntos Constitucionais …

Portugal regista mais 79 mortos e 3.772 novos casos de covid-19

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais 79 mortos relacionados com o novo coronavírus, que provoca a covid-19, e 3.772 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da …

França investiga 76 mesquitas por suspeita de radicalização islâmica

A França vai investigar nos próximos dias 76 mesquitas por suspeitas de radicalização islâmica, anunciou esta quarta-feira o ministro do Interior do país, Gerald Darmanin. Trata-se de 16 templos na região de Paris e 60 no …

Medidas estão a dar resultados. Novas regras apresentadas sábado vão vigorar até 7 de janeiro

O primeiro-ministro afirmou que as medidas adotadas estão a produzir resultados, havendo uma trajetória descendente de novos casos de covid-19, mas advertiu que janeiro é mês de risco e as restrições não podem ser aliviadas. Esta …

Interpol alerta para ameaça do crime organizado ligado às vacinas. Falsificações podem ser fatais

A Interpol emitiu um alerta global aos perigos de burlas à volta da nova vacina para a covid-19. As falsificações podem ser lucrativas para os criminosos e fatais para quem as usar. A Interpol emitiu um …

Alguns distritos de Portugal continental e Madeira com avisos meteorológicos até domingo

Alguns distritos de Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar a partir de hoje e pelo menos até domingo com vários avisos meteorológicos devido à agitação marítima, vento e queda de neve, de …

R abaixo de 1 em Portugal. Um milhão de pessoas pode já ter tido contacto com o vírus

Um doente covid-19 em Portugal está a infetar, em média, menos de uma pessoa, segundo dados do Instituto Ricardo Jorge revelados esta quinta-feira, que mostram que o Rt voltou a estar abaixo do 1. “Atualmente, o …

EUA aprovam legislação que pode excluir firmas chinesas do seu mercado de capitais

O Congresso norte-americano aprovou esta quinta-feira legislação que força as empresas chinesas a saírem dos índices bolsistas norte-americanos a menos que cumpram as regras de contabilidade nos Estados Unidos. A legislação, que pode afetar dezenas de …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Vila Verde

A Polícia Judiciária está a fazer buscas na Câmara de Vila Verde, no distrito de Braga, relacionadas com "adjudicações a juntas de freguesia", confirmou esta quarta-feira à Lusa fonte daquela força policial. Segundo a mesma fonte, …