/

Factura da luz pode baixar 15% graças a projecto português

O projecto TradeRES desenvolve novas abordagens e modelos de mercado de eletricidade, assentes num sistema quase 100% renovável.

Os modelos de mercado tradicionais de energia eléctrica, sobretudo no grossista, mantêm o modelo há décadas, desde que foram criados.

As ofertas de compra e venda de energia são feitas na véspera – e isso não permite perceber estimativas realistas da produção de energia disponível no dia seguinte.

O que isto origina? Desperdício de uma enorme parte da produção proveniente de fontes de energia renovável.

Há investigadores portugueses que querem mudar isso.

Um grupo de investigadores do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) está a desenvolver um modelo de mercado de electricidade inovador e 100% limpo.

É um sistema quase 100% renovável e que poderá permitir que cada família pague menos 15% pela electricidade que utiliza.

O projecto chama-se TradeRES e incentiva operações e investimentos eficientes, garantindo um fornecimento estável de electricidade, mantendo os custos baixos e distribuindo os riscos de forma justa.

É um modelo que envolve uma elevada integração de fontes de energia renovável em mercado, suportada pelo desenvolvimento de novos modelos de mercado eficientes, testados e validados num ambiente de simulação sofisticado.

As três fases do TradeRES são: modelar e simular novos agentes, procedimentos e mecanismos de mercado; desenvolver ferramentas de acesso aberto e analisar mercados de electricidade com quase 100% de energia renovável; por último, envolver as principais partes interessadas no desenvolvimento, melhoria e uso das novas ferramentas de simulação de mercado.

Na informação enviada ao ZAP, lêem-se as sugestões do grupo do ISEP: encurtamento do horizonte das ofertas em mercado (de um dia de antecedência para apenas alguns minutos), redução da dimensão dos períodos de negociação (de períodos de horas para minutos) e incorporação de modelos que permitem lidar com as incertezas da produção e a sua variabilidade.

“Na verdade, a operação do sistema eléctrico baseado em fontes como o vento, que varia constantemente e de forma por vezes abrupta requer que outras fontes sejam conjugadas de forma otimizada para que não falte energia em cada instante”, explicou a responsável, Zita Vale.

“O consórcio do TradeRES combina esforços de grupos de investigação, bem como universidades, uma grande concessionária de energia elétrica, uma empresa de otimização da gestão de energia e uma empresa de previsão de produção de energia renovável, num total de seis países europeus”, acrescentou.

O projecto está na fase final de concretização e já tem resultados preliminares: uma família convencional (4 pessoas por habitação) pode reduzir até 15% os custos da conta de energia se as propostas do TradeRES forem adoptadas.

Além da poupança na factura da luz, o projecto antevê poupança do ambiente.

O Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento (GECAD), do ISEP, integra o projeto TradeRES, financiado pelo programa de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da Comissão Europeia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.