O Facebook da Iniciativa Liberal apoiava Costa e isso levou à demissão do Presidente

O presidente da Iniciativa Liberal, Miguel Ferreira da Silva, demitiu-se nesta quinta-feira da liderança do partido na sequência de uma polémica associada à página do Facebook do partido que tinha sido criada, originalmente, para apoiar António Costa. 

Miguel Ferreira da Silva defendeu que a página do partido deveria ser eliminada por, no passado, ter sido uma página de apoio a António Costa, mas a maioria do partido não concordava, tendo este desacordo levado ao seu pedido de demissão.

“Obviamente demito-me. Liberdade implica responsabilidade”, justifica Miguel Ferreira na sua página pessoal no Facebook, na qual esclareceu que “por maioria” a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal deliberou tomar uma posição sobre a origem da página.

Diz ainda que, por não se rever nessa posição, manifestou “convicta e profundamente e profundamente que, sendo a Iniciativa Liberal uma plataforma de cidadania ativa (…) deveria assumir todas as responsabilidades (…) por uma maior liberdade política”.

“Sou a favor do fim da página. (…) Acreditando que não é possível apontar o caminho sem estar disponível a percorrê-lo, apresentei a minha demissão, por não me rever na posição aprovada pela direção do partido”, reiterou.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10160774725175026&id=751750025

Em declarações à Renascença, o partido disse ter conhecimento da origem da página, reconhecendo que esta “foi estabelecida a partir de uma outra existente, resultante de uma iniciativa cívica de apoio individual a António Costa a secretário-geral do PS, em agosto de 2014” por um dos fundadores do movimento que na altura se identificava com o atual primeiro-ministro.

Contudo, o partido manifestou total independência, garantiu Rodrigo Saraiva, secretário-geral do partido, esclarecendo ainda que a ligação desse militante com Costa terminou por “divergências profundas” pela “forma como chegou ao poder”.

A rádio recorda que, apesar de todos os seguidores da página serem notificados quando esta altera o seu nome, isto não terá impedido o partido de “herdar” alguns dos cerca de quatro mil seguidores da página original. Não foi possível apurar se a página perdeu seguidores durante essa transição.

Histórico da página

Até maio de 2015, a página do recém-criado partido era uma página independente de apoio ao atual primeiro-ministro – na altura líder do Partido Socialista e futuro candidato às eleições legislativas – e intitulava-se “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”.

A “origem” da página é pública e pode ser consultada por qualquer pessoa que acesse ao Facebook do partido. Na zona de “Informação e Anúncio” é possível verificar que, desde que foi criada, a página mudou três vezes de nome.

A primeira designação era “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”, tendo mudado pela primeira vez para “Capacitar Portugal”. Já no início de 2016, passou a chamar-se de “Liberal Portugal”. Por fim, a 26 de setembro de 2016, passou para a formulação ainda hoje utilizada: “Iniciativa Liberal”.

A Iniciativa Liberal é o mais recente partido político formado em Portugal. Defende a liberalização quer da economia, quer dos costumes sociais. O partido reforça os valores liberais essenciais para o progresso de Portugal, defendendo mais liberdade política, social e económica.

Na semana passada, a organização política acusou Santana – que anunciou recentemente a criação do seu novo partido chamado Aliança – de copiar as suas ideias e programas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mais do mesmo…. a porca tem muitas tetas…e os bacoros mesmo sendo muitos, podem mamar à vez…..todos sobrevivem pois o leite é farto… so que uns crescem mais que outros comforme o tempo que consegem ficar agarrados a teta sem serem empurrados pelo que esta a espera guloso e sequioso.
    as vezes ate sobra leitinho para servir a mesa do palacio imperial!!!! ha sempre os baroes que preferem beber o leite em taças folheadas

  2. É com muita pena que vejo o desmembramento da Iniciativa Liberal, com cujo programa me identificava. https://iniciativaliberal.pt/en/
    De qualquer modo, se um grupo de pessoas não consegue chegar a acordo sobre uma insignificância, como fechar ou não uma página de Facebook, então a coesão não seria suficiente para prosseguir um projecto político.

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …