O Facebook da Iniciativa Liberal apoiava Costa e isso levou à demissão do Presidente

O presidente da Iniciativa Liberal, Miguel Ferreira da Silva, demitiu-se nesta quinta-feira da liderança do partido na sequência de uma polémica associada à página do Facebook do partido que tinha sido criada, originalmente, para apoiar António Costa. 

Miguel Ferreira da Silva defendeu que a página do partido deveria ser eliminada por, no passado, ter sido uma página de apoio a António Costa, mas a maioria do partido não concordava, tendo este desacordo levado ao seu pedido de demissão.

“Obviamente demito-me. Liberdade implica responsabilidade”, justifica Miguel Ferreira na sua página pessoal no Facebook, na qual esclareceu que “por maioria” a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal deliberou tomar uma posição sobre a origem da página.

Diz ainda que, por não se rever nessa posição, manifestou “convicta e profundamente e profundamente que, sendo a Iniciativa Liberal uma plataforma de cidadania ativa (…) deveria assumir todas as responsabilidades (…) por uma maior liberdade política”.

“Sou a favor do fim da página. (…) Acreditando que não é possível apontar o caminho sem estar disponível a percorrê-lo, apresentei a minha demissão, por não me rever na posição aprovada pela direção do partido”, reiterou.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10160774725175026&id=751750025

Em declarações à Renascença, o partido disse ter conhecimento da origem da página, reconhecendo que esta “foi estabelecida a partir de uma outra existente, resultante de uma iniciativa cívica de apoio individual a António Costa a secretário-geral do PS, em agosto de 2014” por um dos fundadores do movimento que na altura se identificava com o atual primeiro-ministro.

Contudo, o partido manifestou total independência, garantiu Rodrigo Saraiva, secretário-geral do partido, esclarecendo ainda que a ligação desse militante com Costa terminou por “divergências profundas” pela “forma como chegou ao poder”.

A rádio recorda que, apesar de todos os seguidores da página serem notificados quando esta altera o seu nome, isto não terá impedido o partido de “herdar” alguns dos cerca de quatro mil seguidores da página original. Não foi possível apurar se a página perdeu seguidores durante essa transição.

Histórico da página

Até maio de 2015, a página do recém-criado partido era uma página independente de apoio ao atual primeiro-ministro – na altura líder do Partido Socialista e futuro candidato às eleições legislativas – e intitulava-se “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”.

A “origem” da página é pública e pode ser consultada por qualquer pessoa que acesse ao Facebook do partido. Na zona de “Informação e Anúncio” é possível verificar que, desde que foi criada, a página mudou três vezes de nome.

A primeira designação era “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”, tendo mudado pela primeira vez para “Capacitar Portugal”. Já no início de 2016, passou a chamar-se de “Liberal Portugal”. Por fim, a 26 de setembro de 2016, passou para a formulação ainda hoje utilizada: “Iniciativa Liberal”.

A Iniciativa Liberal é o mais recente partido político formado em Portugal. Defende a liberalização quer da economia, quer dos costumes sociais. O partido reforça os valores liberais essenciais para o progresso de Portugal, defendendo mais liberdade política, social e económica.

Na semana passada, a organização política acusou Santana – que anunciou recentemente a criação do seu novo partido chamado Aliança – de copiar as suas ideias e programas.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mais do mesmo…. a porca tem muitas tetas…e os bacoros mesmo sendo muitos, podem mamar à vez…..todos sobrevivem pois o leite é farto… so que uns crescem mais que outros comforme o tempo que consegem ficar agarrados a teta sem serem empurrados pelo que esta a espera guloso e sequioso.
    as vezes ate sobra leitinho para servir a mesa do palacio imperial!!!! ha sempre os baroes que preferem beber o leite em taças folheadas

  2. É com muita pena que vejo o desmembramento da Iniciativa Liberal, com cujo programa me identificava. https://iniciativaliberal.pt/en/
    De qualquer modo, se um grupo de pessoas não consegue chegar a acordo sobre uma insignificância, como fechar ou não uma página de Facebook, então a coesão não seria suficiente para prosseguir um projecto político.

RESPONDER

Quem pode suceder a Solskjaer no United? Conte está em cima da mesa, mas CR7 quer Zidane

A onda de maus resultados do United têm posto em causa o técnico Ole Gunner Solskjaer. Conte está interessado, mas Ronaldo quer voltar a ser orientado por Zinedine Zidane. Os recentes maus resultados do Manchester United …

Há 42 anos, andámos "À Boleia pela Galáxia" - e descobrimos a resposta para a vida, o universo e tudo mais

Assinalam-se este mês os 42 anos da série de livros de ficção científica de Douglas Adams. Mais de quatro décadas depois, a história excêntrica continua relevante e a atrair fãs. Muitos filósofos questionaram-se durante séculos sobre …

F.C. Porto 1-0 Milan | Dragão em fúria banaliza italianos

A fúria do Dragão. O relógio marcava o minuto 65. O nulo perdurava, as tentativas portistas em busca da glória eram imensas – no total, 20 remates contra apenas quatro do AC Milan –, assim …

Veículo autónomo da Waymo

Os carros autónomos da Waymo estão a ser atraídos para uma rua sem saída

Os veículos autónomos da Waymo, detida pela Alphabet que é também a mãe da Google, são constantemente encaminhados para uma rua sem saída em São Francisco, nos Estados Unidos. Para já, ninguém sabe porquê. Nas últimas …

Com as ruas inundadas, casal indiano usa panela de cozinha para se deslocar para o próprio casamento

Um casal indiano foi transportado para o seu casamento por um meio de transporte incomum: uma panela de cozinha. Com as ruas do estado de Kerala inundadas, após chuvas torrenciais, esta foi a única forma …

OE2022: PCP propõe eliminação do adicional de ISP e da “dupla tributação” dos combustíveis

O PCP anunciou hoje que irá propor em sede de Orçamento para 2022 a eliminação do “adicional” ao Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) e da dupla tributação dos combustíveis e insistir na fixação de preços …

Besiktas 1-4 Sporting | Tratado leonino deixa turcos KO

O Sporting foi à Turquia somar a primeira vitória no Grupo C da Liga dos Campeões, ao bater o Besiktas por 4-1. Um desfecho fundamental para a equipa de Alvalade continuar a acalentar esperanças de apuramento …

Lei de David. Reino Unido pondera acabar com anonimato online depois de esfaqueamento de deputado

A morte de David Amess está a suscitar um debate no Reino Unido sobre a segurança dos deputados e os insultos de que as figuras políticas são alvo nas redes sociais. Depois do deputado conservador David …

"Não há acordo". Bloco e Governo continuam às turras por causa do OE, mas há mais reuniões previstas

Os bloquistas não se mostraram satisfeitos com o resultado da reunião com o executivo e exigem mais cedências do Governo. Ambos os lados confirmam que ainda se vão encontrar mais vezes para debater o Orçamento. "Não …

Dois mortos e 450 feridos em manifestações para assinalar protestos de 2019 no Chile

Dois mortos e 450 detidos foi o resultado da violência registada em Santiago do Chile, na sequência de uma manifestação para celebrar o segundo aniversário dos protestos de 2019 contra a desigualdade social no país. A …