O Facebook da Iniciativa Liberal apoiava Costa e isso levou à demissão do Presidente

O presidente da Iniciativa Liberal, Miguel Ferreira da Silva, demitiu-se nesta quinta-feira da liderança do partido na sequência de uma polémica associada à página do Facebook do partido que tinha sido criada, originalmente, para apoiar António Costa. 

Miguel Ferreira da Silva defendeu que a página do partido deveria ser eliminada por, no passado, ter sido uma página de apoio a António Costa, mas a maioria do partido não concordava, tendo este desacordo levado ao seu pedido de demissão.

“Obviamente demito-me. Liberdade implica responsabilidade”, justifica Miguel Ferreira na sua página pessoal no Facebook, na qual esclareceu que “por maioria” a Comissão Executiva da Iniciativa Liberal deliberou tomar uma posição sobre a origem da página.

Diz ainda que, por não se rever nessa posição, manifestou “convicta e profundamente e profundamente que, sendo a Iniciativa Liberal uma plataforma de cidadania ativa (…) deveria assumir todas as responsabilidades (…) por uma maior liberdade política”.

“Sou a favor do fim da página. (…) Acreditando que não é possível apontar o caminho sem estar disponível a percorrê-lo, apresentei a minha demissão, por não me rever na posição aprovada pela direção do partido”, reiterou.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=10160774725175026&id=751750025

Em declarações à Renascença, o partido disse ter conhecimento da origem da página, reconhecendo que esta “foi estabelecida a partir de uma outra existente, resultante de uma iniciativa cívica de apoio individual a António Costa a secretário-geral do PS, em agosto de 2014” por um dos fundadores do movimento que na altura se identificava com o atual primeiro-ministro.

Contudo, o partido manifestou total independência, garantiu Rodrigo Saraiva, secretário-geral do partido, esclarecendo ainda que a ligação desse militante com Costa terminou por “divergências profundas” pela “forma como chegou ao poder”.

A rádio recorda que, apesar de todos os seguidores da página serem notificados quando esta altera o seu nome, isto não terá impedido o partido de “herdar” alguns dos cerca de quatro mil seguidores da página original. Não foi possível apurar se a página perdeu seguidores durante essa transição.

Histórico da página

Até maio de 2015, a página do recém-criado partido era uma página independente de apoio ao atual primeiro-ministro – na altura líder do Partido Socialista e futuro candidato às eleições legislativas – e intitulava-se “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”.

A “origem” da página é pública e pode ser consultada por qualquer pessoa que acesse ao Facebook do partido. Na zona de “Informação e Anúncio” é possível verificar que, desde que foi criada, a página mudou três vezes de nome.

A primeira designação era “António Costa 2015 – Capacitar Portugal”, tendo mudado pela primeira vez para “Capacitar Portugal”. Já no início de 2016, passou a chamar-se de “Liberal Portugal”. Por fim, a 26 de setembro de 2016, passou para a formulação ainda hoje utilizada: “Iniciativa Liberal”.

A Iniciativa Liberal é o mais recente partido político formado em Portugal. Defende a liberalização quer da economia, quer dos costumes sociais. O partido reforça os valores liberais essenciais para o progresso de Portugal, defendendo mais liberdade política, social e económica.

Na semana passada, a organização política acusou Santana – que anunciou recentemente a criação do seu novo partido chamado Aliança – de copiar as suas ideias e programas.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. mais do mesmo…. a porca tem muitas tetas…e os bacoros mesmo sendo muitos, podem mamar à vez…..todos sobrevivem pois o leite é farto… so que uns crescem mais que outros comforme o tempo que consegem ficar agarrados a teta sem serem empurrados pelo que esta a espera guloso e sequioso.
    as vezes ate sobra leitinho para servir a mesa do palacio imperial!!!! ha sempre os baroes que preferem beber o leite em taças folheadas

  2. É com muita pena que vejo o desmembramento da Iniciativa Liberal, com cujo programa me identificava. https://iniciativaliberal.pt/en/
    De qualquer modo, se um grupo de pessoas não consegue chegar a acordo sobre uma insignificância, como fechar ou não uma página de Facebook, então a coesão não seria suficiente para prosseguir um projecto político.

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …