Nos próximos 10 anos, Facebook terá 50% dos funcionários em teletrabalho

Anthony Quintano / Wikimedia

Mark Zuckerberg, o criador da rede social Facebook

O fundador do Facebook acredita que, depois da pandemia de covid-19, e no prazo de uma década, metade dos seus funcionários estará em regime de teletrabalho.

Num vídeo divulgado, esta quinta-feira, no Facebook, o seu fundador, Mark Zuckerberg, disse acreditar que a pandemia “vai continuar a ser uma realidade nos próximos meses” e, por isso, dá aos seus funcionários a possibilidade de continuarem a trabalhar a partir de casa, se as suas funções assim o permitirem.

Aliás, o CEO da gigante tecnológica, que também alberga o Instagram e o WhatsApp, estima mesmo que, no prazo de uma década, até metade deles estejam em regime de teletrabalho.

“Nos próximos dez a cinco anos acredito que 50% dos nossos trabalhadores vão querer trabalhar a partir de casa. Isto não é um objetivo da empresa, nem algo que quero alcançar especificamente, mas a verdade é que temos notado um aumento da procura para o teletrabalho”, afirmou Zuckerberg, citado pelo jornal Público.

A mudança vai ser gradual, mas o CEO acredita que “não faz sentido limitar as ofertas de emprego a pessoas que trabalham perto dos escritórios, visto que nos próximos tempos as pessoas não vão poder trabalhar nesses escritórios”, acrescentou.

De acordo com o semanário Expresso, que cita o The Wall Street Journal, a viragem irá começar nos Estados Unidos e vai incidir nas novas contratações de engenheiros senior, que poderão escolher esse regime.

Porém, também poderão inscrever-se para o mesmo efeito os atuais funcionários em qualquer parte do mundo que tenham boas avaliações de desempenho. Com o tempo, o teletrabalho será estendido aos funcionários de outros departamentos, explica o jornal.

Anteriormente, o diretor-executivo do Twitter, Jack Dorsey, informou os seus trabalhadores que aqueles que, depois de levantadas as restrições por causa da pandemia, desejarem continuar a trabalhar a partir de casa poderão fazê-lo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas de 225 mil euros em dinheiro

Luís Duque e Luiz Andrade fizeram entregas em dinheiro na tesouraria da SAD do Desportivo das Aves no valor de 225 mil euros. Auditoria aponta para práticas que violam a lei sobre o branqueamento de …

Lisboa está em "planalto". Subida de casos justificada por estratégia de rastreio intensivo

O crescimento de novos casos de covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo deve-se à adoção de uma estratégia de rastreio intensivo, com 14 mil testes nos últimos dias, justificou este sábado a …

Por George Floyd, milhares de portugueses manifestam-se contra o racismo

Milhares de portugueses manifestaram-se, este sábado, contra o racismo em Lisboa, Porto, Braga, Coimbra e Viseu. Em causa está a morte de George Floyd, nos Estados Unidos. Mais de cinco mil pessoas participaram hoje à tarde …

Touradas regressam quando "estiverem aprovadas regras" pela DGS

A ministra da Cultura, Graça Fonseca, disse hoje que os espetáculos tauromáquicos vão poder ser retomados “assim que as regras” para esse reinício “estiverem aprovadas pela Direção-Geral da Saúde”, devido à pandemia da Covid-19. Numa visita …

Maddie terá entrado em veículo de matrícula alemã em Espanha após o desaparecimento

Uma testemunha diz ter visto uma criança parecida com Madeleine McCann a entrar numa carrinha de matrícula alemã, em Espanha, acompanhada de um homem, poucas semanas após o seu desaparecimento. A informação consta de um arquivo …

Primeiro dia das eleições do FC Porto com mais de quatro mil votantes

O primeiro dia das eleições do FC Porto não podia ter sido "melhor", estimou Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube, relevando que este sábado 4.036 sócios que se dirigiram ao Dragão …

Novo dispositivo produz energia a partir das sombras

Em dias chuvosos e com pouca luz solar, seria uma mais-valia se pudéssemos usar a sombra dos objetos para obter energia elétrica. A solução desenvolvida por Swee Ching Tan, cientista de materiais na Universidade Nacional …

Estômago de dinossauro preservou a sua última refeição durante 110 milhões de anos

Cientistas canadianos analisaram a última refeição de um anquilossauro nodossóide, com 110 milhões de anos, ainda na sua barriga fossilizada. De acordo com o site Science Alert, este dinossauro herbívoro de 1300 quilos – Borealopelta markmitchelli – descoberto …

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …