/

F1: Rosberg vence no Brasil e relança a emoção para o última corrida

Andrew Hone / Pirelli

Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o GP do Brasil

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu o Grande Prémio do Brasil, penúltima prova do mundial de fórmula 1, reduzindo para 17 pontos a desvantagem para o líder do campeonato, o britânico Lewis Hamilton, hoje segundo.

Quando apenas falta disputar o Grande Prémio do Abu Dhabi, a 23 de novembro, prova em que a pontuação é a dobrar, por ser a última da temporada, Nico Rosberg relançou as suas hipóteses de chegar ao título, mas não depende apenas de si para consegui-lo.

Com 50 pontos em disputa, Rosberg terá de ganhar e esperar que Lewis Hamilton não faça melhor do que o terceiro lugar.

Na corrida de hoje, para a qual partiu da “pole-position”, Rosberg conseguiu o seu oitavo triunfo na Fórmula 1 (quinto na presente temporada), terminando as 71 voltas ao circuito José Carlos Pace, em Interlagos, com 1,457 segundos de vantagem sobre Hamilton.

A vitória do alemão também pôs fim a uma série de cinco triunfos consecutivos de Hamilton: Itália, Singapura, Japão, Rússia e Estados Unidos.

“Estou feliz com todo o fim de semana. Tive a capacidade de atacar e de controlar o vantagem para o Lewis na corrida e correu tudo bem”, declarou Rosberg no final.

Já Hamilton preferiu destacar que cometeu “um grande erro a meio da corrida” (na 28.ª volta), mas ressalvou que o carro se comportou de forma excelente.

“Agora vamos jogar o tudo por tudo na última corrida, no Abu Dhabi”, salientou.

No terceiro degrau do pódio, e para alegria do público brasileiro, ficou o “paulista” Felipe Massa, em Williams-Mercedes. O veterano piloto brasileiro conseguiu o seu segundo pódio do ano, depois de uma corrida em que foi penalizado com cinco segundos de paragem por ultrapassar o limite de velocidade na boxes.

Massa também protagonizou um momento caricato (que o fez perder mais uns segundos) quando parou, por engano, em frente box da Mclaren, situado mesmo antes do local de paragem dos Williams.

A seguir a Massa ficou o britânico Jenson Button, em Mclaren-Mercedes) O quinto lugar foi para o tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull-Renault e o sexto para o espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Nas contas do Mundial de pilotos, Hamilton tem agora 334 pontos, mais 17 do que Rosberg.

Com a 11.ª “dobradinha” de Rosberg e Hamilton esta época, a Mercedes conseguiu quebrar um recorde da McLaren que remontava a 1988, quando o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna conseguiram terminar nos dois primeiros lugares em 10 corridas.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.