F1: Rosberg vence no Brasil e relança a emoção para o última corrida

Andrew Hone / Pirelli

Nico Rosberg, da Mercedes, venceu o GP do Brasil

O alemão Nico Rosberg (Mercedes) venceu o Grande Prémio do Brasil, penúltima prova do mundial de fórmula 1, reduzindo para 17 pontos a desvantagem para o líder do campeonato, o britânico Lewis Hamilton, hoje segundo.

Quando apenas falta disputar o Grande Prémio do Abu Dhabi, a 23 de novembro, prova em que a pontuação é a dobrar, por ser a última da temporada, Nico Rosberg relançou as suas hipóteses de chegar ao título, mas não depende apenas de si para consegui-lo.

Com 50 pontos em disputa, Rosberg terá de ganhar e esperar que Lewis Hamilton não faça melhor do que o terceiro lugar.

Na corrida de hoje, para a qual partiu da “pole-position”, Rosberg conseguiu o seu oitavo triunfo na Fórmula 1 (quinto na presente temporada), terminando as 71 voltas ao circuito José Carlos Pace, em Interlagos, com 1,457 segundos de vantagem sobre Hamilton.

A vitória do alemão também pôs fim a uma série de cinco triunfos consecutivos de Hamilton: Itália, Singapura, Japão, Rússia e Estados Unidos.

“Estou feliz com todo o fim de semana. Tive a capacidade de atacar e de controlar o vantagem para o Lewis na corrida e correu tudo bem”, declarou Rosberg no final.

Já Hamilton preferiu destacar que cometeu “um grande erro a meio da corrida” (na 28.ª volta), mas ressalvou que o carro se comportou de forma excelente.

“Agora vamos jogar o tudo por tudo na última corrida, no Abu Dhabi”, salientou.

No terceiro degrau do pódio, e para alegria do público brasileiro, ficou o “paulista” Felipe Massa, em Williams-Mercedes. O veterano piloto brasileiro conseguiu o seu segundo pódio do ano, depois de uma corrida em que foi penalizado com cinco segundos de paragem por ultrapassar o limite de velocidade na boxes.

Massa também protagonizou um momento caricato (que o fez perder mais uns segundos) quando parou, por engano, em frente box da Mclaren, situado mesmo antes do local de paragem dos Williams.

A seguir a Massa ficou o britânico Jenson Button, em Mclaren-Mercedes) O quinto lugar foi para o tetracampeão Sebastian Vettel, da Red Bull-Renault e o sexto para o espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

Nas contas do Mundial de pilotos, Hamilton tem agora 334 pontos, mais 17 do que Rosberg.

Com a 11.ª “dobradinha” de Rosberg e Hamilton esta época, a Mercedes conseguiu quebrar um recorde da McLaren que remontava a 1988, quando o francês Alain Prost e o brasileiro Ayrton Senna conseguiram terminar nos dois primeiros lugares em 10 corridas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Liveblog ZAP. Costa: "Seguramente não foi a minha última campanha eleitoral"

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …