Extrema-direita duplica o resultado de 2014 e ultrapassa CDU de Merkel na Turíngia

1

Olaf Kosinsky / Wikimedia

Líder da Alternativa para a Alemanha na Turíngia, Björn Höcke

O partido de esquerda Die Linke foi o grande vencedor das eleições de domingo no estado federado da Turíngia. Segundo uma sondagem à boca das urnas, divulgada pela televisão alemã ARD, este partido conseguiu 29,7% dos votos.

Em segundo lugar ficou a Alternativa para a Alemanha (AfD) com 23,8%, ultrapassando a CDU da chanceler Angela Merkel, que obteve 22,5%. A extrema-direita duplicou, assim, o resultado que tinha obtido no escrutínio de 2014, revelou o Diário de Notícias.

Os sociais-democratas, parceiros de coligação da CDU a nível federal, obtiveram apenas 8,5%. Os Verdes, por sua vez, tiveram 5,4% e os liberais do FDP 5%.

Será preciso, apesar de tudo, negociar uma coligação para governar na Turíngia, não se vislumbrando neste momento combinações possíveis.

“Os eleitores da Turíngia votaram por um Wende 2.0”, disse o líder da AfD neste estado federado, Björn Höcke, referindo-se a um termo usado para descrever a queda do comunismo na Alemanha de Leste. “Este é um sinal claro por parte dos eleitores que diz: isto não pode continuar. É preciso renovação – isso deve ser levado a sério”, frisou, citado pela agência Reuters.

A AfD, partido que foi fundado contra os resgates financeiros na Zona Euro e agora é um partido ultranacionalista anti-migrantes e anti-refugiados, está representado em todos os Parlamentos de todos os 16 estados federados da Alemanha e igualmente no Parlamento federal (Bundestag).

No próximo mês o partido celebra o seu congresso, para renovar a liderança. E a influência de Björn Höcke, um radical que é inclusivamente vigiado pelos serviços secretos alemães, sai agora reforçada.

“Nenhum partido e nenhuma outra pessoa foi tão difamada na história da República Federal Alemã como a AfD da Turíngia e eu. Mas continuamos aqui. Nas próximas eleições vamos ganhar com maioria absoluta. A AfD vai escrever a História e converter-se numa força com bases amplas na sociedade”, declarou Björn Höcke, citado pelo El Mundo.

Este resultado vem questionar a liderança da CDU, que passou de Angela Merkel para as mãos de Annegrte Kramp-Karrembuer (AKK), atual ministra da Defesa alemã.

ZAP //

1 Comment

  1. Mais outro caso, mais outra ilusão, os eleitores estão fartos das política habituais e votam nas extremidades mas isso não vai trazer nenhuma solução, pelo contrário. A democracia como a conhecemos tem os dias contados, urge inventar algo diferente e melhor para a população e não governar como habitualmente para as elites e amiguinhos. Governo mundial também é outro falhanço programado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.