/

Os extraterrestres serão máquinas – não pequenos seres verdes

A nossa cultura é cheia de referências a alienígenas. Mas, mesmo as histórias mais diferentes retratam os extraterrestres da mesma forma: pequenos homens verdes, cabeçudos e com enormes olhos escuros.

No entanto, Seth Shostak, o diretor do Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre, na Califórnia, sugere que os alienígenas poderão ser mais parecidos com máquinas do que com a raça humana.

“Pensem no que vamos fazer neste século, que é inventar máquinas que pensam. Os extraterrestres provavelmente já fizeram isso, então os alienígenas reais deverão parecer máquinas”, explicou, durante o programa StarTalk.

Shostak não quer dizer que os habitantes de outros planetas sejam robôs humanóides que andam e falam. Em vez disso, o especialista defende que, no futuro não tão distante, muitos papéis possam ser realizados de forma autónoma por alguma forma de inteligência artificial, com maior probabilidade de durar mais do que a vida biológica e explorar o espaço.

“O tempo entre ter a tecnologia para comunicar com o espaço e inventar inteligência artificial é de apenas alguns séculos – o que é incrivelmente curto cosmicamente falando”, disse o astrónomo.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.