Investigadores desenvolvem dispositivo que extrai água do ar do deserto

Investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, extraíram água de ar muito seco, com humidade relativa de 10%.

Há cerca de um ano, uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) anunciou ter criado um dispositivo alimentado a energia solar que extraía água do ar, com níveis de humidade baixa, na ordem dos 20% a 30%.

O dispositivo foi melhorado, asseguram agora os cientistas. Agora, o dispositivo foi testado no telhado da Universidade do Arizona, na cidade norte-americana de Tempe, caracterizada pelo seu clima muito seco.

Atualmente, os métodos de recolha de água a partir do ar exigem níveis de humidade relativa superiores, entre os 50% e os 100%, e o recurso a bombas e a compressores.

O dispositivo foi construído com base numa estrutura metálico-orgânica porosa aquecida pela luz solar e que absorve o vapor de água e o transforma em água líquida num condensador.

Esta ferramenta pode ser promissora no que diz respeito à obtenção de água, em locais onde ela falta, com a mais valia de não haver custos energéticos associados.

A atual versão do equipamento foi desenhada para produzir apenas poucos mililitros de água e só funciona num ciclo diário de luz solar. No entanto, os investigadores acreditam que o seu potencial pode ser melhorado se forem utilizadas outras fontes de energia, como a biomassa.

“Esperamos ter um sistema capaz de produzir litros de água”, afirma Evelyn Wang, uma das principais autoras do estudo, publicado na Science.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …