Explosão em terminal de gás na Áustria faz um morto e 18 feridos

A explosão que ocorreu, esta terça-feira, no terminal de gás de Baumgarten, no leste da Áustria, provocou pelo menos um morto e 18 feridos, noticiou a agência Austria Press, citando uma responsável da Cruz Vermelha.

Uma explosão ocorreu às 08h45 (07h45 em Lisboa), seguida de um incêndio. As coisas estão sob controlo, mas há vários feridos, segundo os primeiros relatos”, disse o porta-voz da polícia, Edmund Tragschitz, à agência de notícias francesa France Presse.

Inicialmente, vários meios de comunicação deram conta da existência de 60 feridos, mas segundo fonte da Cruz Vermelha o balanço é de uma vítima mortal e 18 feridos.

Em declarações à rádio Niederösterreich, o porta-voz dos bombeiros, Franz Resperger, explicou que a deflagração ocorreu num gasoduto subterrâneo e que, segundo a polícia, a origem da explosão foi de “natureza técnica”.

Resperger informou ainda que a explosão provocou incêndios em seis edifícios próximos ao local, afetando um parque de estacionamento e várias viaturas.

De acordo com a Bloomberg, a explosão obrigou a operadora Gas Connect Austria a interromper o fornecimento de gás a países como a Croácia, Itália e Eslovénia.

O terminal de Baumgarten é o maior centro de distribuição de gás, que chega da Rússia e da Noruega, na Áustria e um dos principais da Europa.

Segundo o Diário de Notícias, que cita a agência Reuters, o incidente desta manhã levou Itália a declarar o estado de emergência. O ministro da Indústria italiano alertou que o país tem um problema “sério” de fornecimento de energia e, por isso, esta decisão permite recorrer a uma série de medidas extraordinárias, como colocar as fábricas de energia a carvão e petróleo a funcionar em pleno.

ZAP // Lusa / RT

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.