/

Explosão em Istambul foi provocada pelo Estado Islâmico

1

J.M Ferré / UNHCR

Ahmet Davutoglu, ministro dos Negocios Estrangeiros turco, no centro da polémica que levou ao bloqueio do YouTube na Turquia

O primeiro-ministro turco confirmou que o bombista suicida que provocou a morte de dez pessoas esta terça-feira pertencia ao Estado Islâmico.

A explosão que durante esta manhã provocou a morte de dez pessoas e deixou muitas outras feridas no centro de Istambul, na Turquia, foi causada por um bombista suicida do Estado Islâmico.

A informação foi confirmada pelo primeiro-ministro turco, Ahmet Davutoglu, numa breve declaração transmitida pelas televisões do país.

“Descobrimos que o autor daquele ataque terrorista em Sultanahmet é um estrangeiro membro do Daesh (acrónimo árabe de Estado Islâmico)”, disse o governante, citado pela agência Lusa.

No comunicado, Davutoglu disse ainda que todas as vítimas mortais são estrangeiras, sendo nove delas de nacionalidade alemã.

“Este é um dos exemplos mais bárbaros das ações da organização terrorista Daesh”, lamentou o ministro, apresentando também as condolências às famílias das vítimas.

De acordo com as informações avançadas pelos órgãos turcos, além dos alemães, existem ainda duas vítimas de nacionalidade sul-coreana.

Segundo o Diário de Notícias, a polícia turca já deteve 16 pessoas em Ancara por suspeita de ligação com grupos terroristas.

Fonte da secretaria de Estado das Comunidades disse ao DN não ter informação de vítimas de nacionalidade portuguesa, estando nesta altura a apurar quantos turistas portugueses se encontram nesta zona.

A explosão aconteceu na praça de Sultanahmet, perto da Basílica Sainte-Sophie e da Mesquita Azul, dois dos monumentos que mais atraem turistas.

ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.