Pelo menos sete pessoas morreram e 19 ficaram feridas quando tentavam abrir uma bomba da II Guerra Mundial que tinha sido encontrada numa obra e vendida a uma sucata de Banguecoque, na Tailândia.
O dispositivo foi inicialmente encontrado por operários numa obra na capital da Tailândia e vendida posteriormente a um armazém de ferro-velho.
“Os trabalhadores do armazém estavam convencidos de que a bomba já não estava ativa e por isso usaram uma máquina de cortar metal que acabou por provocar a explosão”, disse à AFP Virasak Foythong, comandante da polícia de Banguecoque, que acredita tratar-se de um engenho da II Guerra Mundial.
Um responsável de emergência médica afirma que cinco pessoas morreram no momento da explosão, quando foi usado um maçarico para tentar abrir, inadvertidamente, a bomba.
As imagens de televisão mostram os escombros do armazém e uma grande coluna de fumo enquanto informações dos jornalistas que se encontram no local relatam a destruição de dezenas de casas que também ficaram destruídas na sequência da explosão.
Durante a II Guerra Mundial (1939-1945), os aliados bombardearam a capital da Tailândia ocupada pelas forças do Japão.
/Lusa