Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

-JM- / Flickr

Fajã da Caldeira de Santo Cristo, Açores

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas.

Paul Rose, que mergulha desde os anos 1960, afirmou em entrevista à Lusa que no espaço de décadas se vê “menos peixe e mais poluição”, considerando “assustador” que não haja mais zonas protegidas no espaço marítimo português, sobretudo nos Açores, “o lugar mais bonito do mundo”.

“Partir-me-ia o coração se Portugal e os Açores só decidissem protegê-las daqui a uns anos, indo atrás de toda a gente”, saudando a decisão, anunciada em fevereiro deste ano, de aumentar as zonas protegidas nos Açores em 150 mil quilómetros quadrados.

A decisão, afirma, é sinal de “liderança global” e um exemplo para o mundo inteiro, o mesmo que a sua geração e dos políticos no poder, devia dar perante os jovens, defende. “Os líderes que temos são, muitas vezes, apenas influenciadas pelo dinheiro, e precisamos de ter respostas sobre isso”, afirma, indicando que “a ação climática inteligente tem um potencial de negócio incrível” e é esse o argumento que tem que se usar para quem diz que “os ambientalistas estão a fechar fábricas, a impedir a pesca e a prejudicar o negócio da madeira”.

Paul Rose considera que é preciso “acabar com os subsídios lesivos para a pesca intensiva e para a extração de petróleo e gás”, optando pelas fontes de energia solar, eólica e das marés. “Este políticos não têm todos os mesmos valores que nós. Os seus valores são manter-se no poder, manter os seus colegas e partidos nos lugares certos para conseguirem dinheiro e influência e a natureza só vem no fundo da lista” das prioridades.

No entanto, acredita que virá uma “mudança de valores” com as novas gerações que “olham para os políticos e estão fartos, porque não veem nada a mudar”. “Nós não mudamos se não tivermos que mudar. Somos preguiçosos, os humanos”, disse, considerando que a geração que está no poder tem “a responsabilidade de estabelecer um alto padrão” para as seguintes, para que vão na direção certa na proteção do planeta.

É a mesma proteção que gostaria de ver alargada ao território marinho português, que representa “97% do território total” e que tem “áreas incrivelmente belas”.

Paul Rose recordou que um dos membros de uma expedição aos Açores detetou ao largo da ilha das Flores um cardume gigante de peixe-porco. Foi chamar os restantes investigadores e quando voltaram ao mesmo local, algumas horas depois, viram que só restavam entranhas no fundo do mar. “Todos mortos. Alguém apanhou o cardume com uma grande rede e em cerca de três horas, só restavam tripas e barbatanas”. Não proteger estes recursos “é uma loucura” e é assustador, afirma.

A última fronteira do oceano é, para Paul Rose, as grandes profundezas da Fossa das Marianas, onde “daria tudo” para ir e levar o Presidente Donald Trump. “Acho que é o homem com o maior défice de natureza que existe. Ele não entende. A maior parte das pessoas explorou matas, parques naturais, acampou, pescou, entende a Natureza, mesmo sem ser mergulhador profissional ou conservacionista”, disse.

Pessoas como Donald Trump e Jair Bolsonaro não entendem “e isso parte-me o coração. A minha viagem de sonho seria ir aos lugares mais belos do mundo para eles os poderem experimentar. Infelizmente, acho que teria que os trazer de volta”, afirma, entre risos.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …

"Cada qual no seu lugar". Jerónimo avisa Marcelo que “tudo tem limites” nos poderes presidenciais

O secretário-geral do PCP avisou Marcelo Rebelo de Sousa que “tudo tem limites” quanto aos poderes presidenciais, face aos sucessivos apelos para a viabilização do Orçamento do Estado de 2021 pela esquerda ou pelo PSD. “Cada …

Ferro Rodrigues não aceita projeto de lei do Chega por inconstitucionalidade

O projeto de lei do Chega para limitar o cargo de primeiro-ministro e outros governantes apenas a portadores de nacionalidade portuguesa originária foi rejeitado pela Assembleia da República devido a inconstitucionalidade. O despacho do presidente da …

Os cientistas já sabem porque é que alguns sapos têm uns olhos "enormes"

Os cientistas acabam de descobrir porque é que alguns sapos têm os olhos enormes comparativamente com a dimensão do seu corpo. De acordo com uma nova investigação, cujos resultados foram recentemente publicados na revista científica …

Morreu o emir do Kuwait, Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, aos 91 anos

O emir do Kuwait, xeque Sabah Al-Ahmad Al-Sabah, morreu esta terça-feira aos 91 anos nos Estados Unidos, onde estava desde julho a receber tratamento médico, anunciou a corte do emirado. "É com grande tristeza e dor …

Não há limite de velocidade num universo de superfluidos (e já sabemos porquê)

O superfluido ainda obedece às leis da Relatividade Geral. Ainda assim, é seguro afirmar que, num superfluido, não há limite de velocidade. Um superfluido é um líquido a uma temperatura extremamente baixa, próxima do zero absoluto. …

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …