Explorador anuncia provas de que a Arca de Noé está enterrada no Monte Ararate

Mfikretyilmaz / Wikimedia

Monte Ararat em Agri, na Turquia.

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se estabeleceu nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio. Agora, um explorador norte-americano afirma que, em breve, revelará provas de que a Arca de Noé está na Turquia.

Em 2010, um grupo de exploradores cristãos afirmou ter encontrado vestígios do navio bíblico na montanha. Contudo, a pesquisa foi descartada por especialistas, segundo os quais não há provas reais de que a alegação correspondesse à verdade.

Agora, uma expedição norte-americana está a trabalhar na mesma região e acredita ter novas provas de que os restos da Arca de Noé se encontram no local, conhecido como a “Anomalia do Ararate”.

A comunidade científica recebeu esta nova reivindicação com algum entusiasmo, durante um Simpósio Internacional que juntou mais de 100 especialistas de todo o mundo, durante três dias, no Monte Ararate, na Turquia.

Raul Esperante, professor do Geoscience Research Institute, que pertence à Igreja Adventista dos EUA, disse que o objetivo é “visitar os sítios em torno da montanha com o objetivo de encontrar pistas sobre eventos catastróficos do passado”.

A expedição norte-americana, liderada por Esperante, está a trabalhar na mesma região mas não exatamente no mesmo sítio onde, em 2010, um grupo de arqueólogos chineses e turcos afirmaram ter desenterrado a Arca de Noé.

“Temos recursos técnicos e estamos dispostos a trabalhar com especialistas locais”, afirma Esperante, deixando claro que “é necessário um trabalho científico rigoroso” sobre este tema.

De acordo com o Express, o arqueólogo afirma no seu site que o seu principal objetivo é “descobrir e partilhar uma compreensão da natureza e o seu relacionamento com a Bíblia”.

Oktay Belli, professor e arqueólogo da Universidade de Istambul e membro do Instituto Turco de História Antiga, concorda com Esperante e está convencido de que “a Arca de Noé e o Dilúvio não são um mito, mas sim um evento real, mencionado em diferentes livros sagrados”.

Andrew Snelling, da ONG cristã Answers In Genesis, explica que “vários cientistas procuraram pela arca e a maioria deles concentraram-se no Monte Ararate, onde se sabe que há uma estrutura de madeira enterrada sob toneladas de sedimentos”.

No entanto, assegura que a dificuldade de encontrar provas inequívocas pode ser uma consequência de uma interpretação errada. “O dilúvio foi uma catástrofe global que mudou totalmente a geologia da Terra, e a superfície do planeta continuou a mudar desde então. Talvez a geologia do local não permita que achemos os restos da Arca de Noé.”

Esperante afirma que é preciso ter em atenção que o Monte Ararate é uma estrutura vulcânica e que existem camadas de lava e cinza datados da época posterior à do Dilúvio.

O monte Ararate é um vulcão “pós-diluviano”, que continuou a entrar em erupção. Como geólogo bíblico, não espero encontrar a Arca de Noé no alto do Monte Ararate, mas há outras evidências circunjacentes”, explica.

O geólogo garante que o resultado das descobertas será publicado em breve, mas diz ser ainda muito cedo para dar uma palavra final. “Quando a comunidade científica reconhecer a existência da Arca de Noé no Monte Ararate, podemos disponibilizar tudo que encontramos ao público em geral”, conclui.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

    • Que esta pessoa não acredite no Criador do céu e da terra, é até aceitável. Porém, não podemos aceitar que milhões de pessoas, que partilham sua fé em Deus Todo Poderoso, com piada de péssimo gosto. Essa pessoa que se arrependa de suas palavras, pois o castigo Divino é real. Pergunte a ele, se quando está numa grande dificuldade recorre a quem! É claro e óbvio que a DEUS nosso Pai amado e querido.Cada um é livre para falar o que quer, desde que não atinja o que há de mais sagrado na vida do homem, a FÉ.

  1. Chama-se pseudo-ciência ou crendice, ou superstição, ou fé (definido como sendo a crença em explicações ou fenómenos sem evidência ou mesmo contra a evidência)
    Neste último caso é mesmo contra a evidência: várias áreas científicas invalidam esta crença: entre outras: geologia, meteorologia, biologia, paleontologia.
    Todavia, o processo é simples: em vez de emitir artigos sobre hipóteses inexistentes, basta expressar a hipótese, publicá-la numa ou em várias revistas cientifícas para revisão pela comunidade científica, e, se explicar todas as provas, evidências e fenómenos, tornar-se-á uma teoria. Depois é só recolher o prémio Nobel.
    Simples.

    • Alex, concordo pseudo ciencia, o Professor Robert Gentry na decada de 70 comprovou o diluvio, desmascarou a farsa dos fosseis que sao formados por milhares de anos devido a sedimentações de quebra ainda provou como era possível a criação do carvão em alguns anos, tudo isso para provar que a terra tem uma idade infinitamente menor de que a ‘pseudo ciência diz, suas pesquisas forma publicadas na Science e Nature (as duas maiores revistas cientificas do mundo) e ate hj, sim acredite se quiser estamos em 2018, nenhum cientista da época ou atual conseguiu refutar ….. é meu amigo precisamos rever as definições de pseudo ciencia, crendice e superstição.

  2. Alexinho, porque não está no grupo de investigação? Com toda essa inteligência e mente fechada acho que o tema seria definitivamente resolvido…

  3. Alexizito, peço desculpa pelo meu erro. Eu disse que tinhas a mente fechada, mas não era isso que queria dizer. Fechado é um dos estados normais de algo que opostamente pode estar aberto. O que eu queria dizer era “mente encravada” que significa, caso não seja possível atingires o significado mentalmente, avariada. As minhas desculpas. Ah, já agora voto a teu favor numa EVENTUAL atribuição de Prémio Ignóbil, constituido pelo quintal do É ou Noé.

  4. Têm muita piada estes humanos, se não tivessem sido criados nem sequer existiam, mas sabem tudo e mais alguma coisa, caso fosse uma piada seria para rir, mas como não o é
    Já agora gostaria que alguma destas mentes iluminadas me explicasse como funciona o sistema magnético do planeta, deve ter sido obra do acaso, ou como evoluiu a laringe humana, mais uma obra do acaso, deviam mudar lhe o nome, em vez de planeta terra ficava melhor planeta dos acasos, já que tudo é obra do acaso.

    • Boa banhaste o ceu
      Olha iluminado ja agora explica como também Deus surgiu. Se tudo tem um criador ele também teve que ser criado

  5. Aos Carlos, Fernandos e Outros, aceitem a opinião de todos os que são até educados quando dão a sua opinião sobre algo que tal como eu têm muita dificuldade em entender. Obrigado.

  6. Deuteronomio 29

    24 E todas as nações dirão: Por que fez o SENHOR assim com esta terra? Qual foi a causa do furor desta tão grande ira?

    27 Por isso a ira do SENHOR se acendeu contra esta terra, para trazer sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro.

    29 As coisas encobertas pertencem ao SENHOR nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.

  7. Sabe no único cientista maior em q eu acredito e em Deus , e se em suas escrituras sagradas fala q Ele mandou construir um grande barco eu acredito. E se Ele diz q esse barco ficou em algum local do monte Ararat eu tbm acredito. E muito simples.
    A bíblia e tudo estar nela não e mito., Pq se assim fosse nós não existiríamos. Certo?
    Minha única curiosidade é em ter mais ou menos uma ideia de como era esse grande barco pq a certeza q ele existiu e q existe respeito dele eu já tenho .

  8. O bom senso é a pessoa definir o que pensa sobre tal assunto, respeitando o que dizem, colocando o que pensa sem exageros.
    Ex. Só acredito quando vê a foto. Da mesma forma que não acredito que chuva de 40 dias vá cobrir o planeta de água. Outra coisa, foi chuva ou o mar?
    Só lendo o Torá.

  9. Quem me negar perante os homens eu o negarei perante o pai. Jesus Cristo.
    O risco e de vocês cientistas , livre arbítrio.

RESPONDER

Na África do Sul, há uma associação entre violência sexual e gravidez indesejada

Na África do Sul, as meninas que sofreram violência sexual têm maior probabilidade de relatar uma gravidez indesejada em comparação com aquelas que nunca sofreram violência sexual. Na África do Sul, a taxa de gravidez na …

Hackers russos associados ao ataque em hospital alemão que resultou na morte de uma paciente

O ataque informático num hospital alemão na semana passada, que resultou na morte de uma paciente em estado crítico, pode ter sido causado por um grupo russo com ligações ao crime cibernético. A informação é …

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …