Já há uma explicação científica para as “dunas” do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica.

A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, colidem com os átomos de oxigénio e com as moléculas de nitrogénio na atmosfera da Terra.

A identificação da nova forma auroral, chamada “duna”, no ano passado, resultou de uma colaboração entre amadores que forneceram observações (imagens capturadas em janeiro de 2016 nos céus desde a Finlândia até à Escócia) e investigadores que começaram a analisar o fenómeno.

“As diferenças de brilho nas ondas das dunas parecem ser causadas pelo aumento da densidade dos átomos de oxigénio atmosféricos”, disse a professora Minna Palmroth, citada pelo Europa Press.

Ainda no ano passado, os cientistas supuseram que o aumento na densidade dos átomos de oxigénio é causado por uma onda atmosférica, conhecida como perfuração mesosférica, que viaja horizontalmente dentro de um guia de ondas estabelecido na atmosfera superior.

Este raro guia de ondas é criado entre o limite da camada atmosférica conhecida como mesosfera, que é chamada de mesopausa, e uma camada de inversão que se forma intermitentemente abaixo da mesopausa.

O fenómeno permite que as ondas de um determinado comprimento de onda viajem longas distâncias pelo canal sem desvanecer.

O novo estudo, publicado no dia 4 de maio na AGU Advances, confirma os dados sobre a existência de precipitação de eletrões e observações de temperatura da primeira hipótese.

De acordo com os novos dados observacionais, a precipitação de eletrões ocorreu na área onde as dunas surgiram em 20 de janeiro de 2016. Isto significa que é altamente provável que os eletrões com energia adequada estivessem envolvidos para produzir emissões aurorais a uma altitude de, aproximadamente, 100 quilómetros.

Dados de satélite também confirmam que, na noite da principal observação, em 2016, havia uma camada de inversão de temperatura excecionalmente forte na mesosfera, ou uma barreira gerada por camadas de ar com diferentes temperaturas.

A observação corrobora a hipótese de que a forma auroral se origina em áreas de maior densidade de oxigénio que ocorrem no guia de ondas da alta atmosfera.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …

Novo vídeo mostra morcegos vivos em laboratório de Wuhan (e adensa o mistério sobre a origem da pandemia)

Para já, é possível afirmar que o consenso científico aponta para a origem zoonótica do novo coronavírus, que confirma a versão chinesa de que o patógeno passou de morcegos para um animal e desse para …

Canal 11 anuncia jogos que não transmite (e avisou 5 minutos antes)

Sucedem-se os casos de jogos de futebol que, apesar de estarem inseridos na programação oficial do canal, não são transmitidos, ou são transmitidos noutro dia. Último caso aconteceu em Varzim. O Canal 11 revolucionou a transmissão …

Quadro clínico do candidato do PS à Câmara de Viseu “agrava-se substancialmente”

No domingo, João Azevedo foi internado na unidade de cuidados intensivos coronários do Centro Hospitalar Tondela-Viseu devido a um problema cardiovascular e o estado de saúde agravou-se nas últimas horas. A situação clínica do candidato do …

Turquia 0-2 País de Gales | Rumo aos “oitavos” à boleia de Bale

O País de Gales venceu hoje a Turquia por 2-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A do Euro2020 de futebol, disputado em Baku, no Azerbaijão, ficando mais perto dos oitavos de final. Num jogo …

É impossível fiscalizar novas regras da DGS para eventos familiares. "Tem de ser na base da denúncia"

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) passou a recomendar a realização de testes à covid-19 em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e baptizados. Mas para fiscalizar esse tipo de situações, só "na …

Aprovado prolongamento de apoios às rendas até ao final do ano

Os apoios às rendas foram concedidos no ano passado, para fazer face às dificuldades criadas pela pandemia de covid-19. A comissão parlamentar de Economia aprovou, esta quarta-feira, o prolongamento dos apoios às rendas habitacionais e comerciais …