Já há uma explicação científica para as “dunas” do céu do Norte

Um ano depois da sua observação, as auroras de dunas, ou auroras boreais em forma de duna, já possuem confirmação e explicação científica.

A aurora boreal nasce quando as partículas carregadas expelidas pelo Sol, como eletrões, colidem com os átomos de oxigénio e com as moléculas de nitrogénio na atmosfera da Terra.

A identificação da nova forma auroral, chamada “duna”, no ano passado, resultou de uma colaboração entre amadores que forneceram observações (imagens capturadas em janeiro de 2016 nos céus desde a Finlândia até à Escócia) e investigadores que começaram a analisar o fenómeno.

“As diferenças de brilho nas ondas das dunas parecem ser causadas pelo aumento da densidade dos átomos de oxigénio atmosféricos”, disse a professora Minna Palmroth, citada pelo Europa Press.

Ainda no ano passado, os cientistas supuseram que o aumento na densidade dos átomos de oxigénio é causado por uma onda atmosférica, conhecida como perfuração mesosférica, que viaja horizontalmente dentro de um guia de ondas estabelecido na atmosfera superior.

Este raro guia de ondas é criado entre o limite da camada atmosférica conhecida como mesosfera, que é chamada de mesopausa, e uma camada de inversão que se forma intermitentemente abaixo da mesopausa.

O fenómeno permite que as ondas de um determinado comprimento de onda viajem longas distâncias pelo canal sem desvanecer.

O novo estudo, publicado no dia 4 de maio na AGU Advances, confirma os dados sobre a existência de precipitação de eletrões e observações de temperatura da primeira hipótese.

De acordo com os novos dados observacionais, a precipitação de eletrões ocorreu na área onde as dunas surgiram em 20 de janeiro de 2016. Isto significa que é altamente provável que os eletrões com energia adequada estivessem envolvidos para produzir emissões aurorais a uma altitude de, aproximadamente, 100 quilómetros.

Dados de satélite também confirmam que, na noite da principal observação, em 2016, havia uma camada de inversão de temperatura excecionalmente forte na mesosfera, ou uma barreira gerada por camadas de ar com diferentes temperaturas.

A observação corrobora a hipótese de que a forma auroral se origina em áreas de maior densidade de oxigénio que ocorrem no guia de ondas da alta atmosfera.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Halterofilista neozelandesa será a primeira atleta transgénero a competir nos Jogos Olímpicos

A neozelandesa Laurel Hubbard, de 43 anos, classificou-se para os Jogos Olímpicos de Tóquio na categoria acima de 87kg feminina (super pesadas) do levantamento de peso, tornando-se a primeira atleta transgénero a participar na competição. "Estou …

República Checa 0-1 Inglaterra | Serviços mínimos valem topo

A Inglaterra, que tinha assegurado o apuramento na segunda-feira, garantiu o primeiro lugar do Grupo D do Euro 2020, ao vencer a República Checa por 1-0, com um golo madrugador, no mítico estádio de Wembley. Num …

Croácia 3-1 Escócia | Croatas de trivela rumo aos oitavos

A Croácia, liderada pelos ‘craques’ Luka Modric e Ivan Perisic, qualificou-se hoje para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer por 3-1 a Escócia, que eliminou, num Grupo D conquistado pela Inglaterra. Os …

Asteroide tem nome de astrofísico português Nuno Peixinho

O astrofísico português Nuno Peixinho dá nome a um asteroide, descoberto em 1998 e que tem pouco mais de 10 quilómetros de diâmetro, anunciou esta segunda-feira o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), …

"É inaceitável". Ana Mendes Godinho critica situações de trabalho temporário que "duram décadas"

A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, insistiu esta terça-feira na relevância do combate à precariedade, sinalizando a intenção de restringir o trabalho temporário. "Tem de haver mecanismos mais fortes para combater a segmentação do mercado …

Hitler expulsou os soldados judeus há oito décadas. Agora, um rabino junta-se ao exército alemão

No início da Segunda Guerra Mundial, Hitler expulsou os judeus das Forças Armadas na década de 1930. Agora, Zsolt Balla irá assumir o cargo de rabino-chefe do exército alemão. Mais de 80 anos depois, aquilo que …

Rio critica Governo após "justa indignação" de Merkel

O presidente do PSD acusou esta terça-feira o Governo de estar a fazer Portugal passar “por uma vergonha desnecessária”, considerando que depois da “vexatória desconsideração” do Reino Unido, os portugueses têm que “ouvir a justa …

Amazon acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos

A Amazon foi acusada de destruir milhões de itens não vendidos todos os anos, segundo uma investigação da Newsweek, publicada na segunda-feira. "Uma investigação da ITV News num dos centros de distribuição da Amazon no Reino …

"Sou trans". Jovem português agredido em Inglaterra por ser transexual

"Sou trans". Foi o que bastou Ruan, um jovem português de 21 anos, dizer para ser agredido perto de casa, em Inglaterra. De acordo com o Público, Ruan Filipe, natural de Santa Maria da Feira, terá …

Enquanto o mundo lutava contra uma pandemia, a Guiné declarava o fim do segundo surto do Ébola

No passado sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou o fim do segundo surto de Ébola na Guiné, que vitimou mortalmente 12 pessoas. "Tenho a honra de declarar o fim do Ébola" na Guiné, disse …