Numa tentativa de melhorar a iluminação nas salas de cirurgia dos hospitais, Erwin Perzy I acabou por inventar um dos objetos decorativos mais adorados em todo o mundo.
Mais de 80 anos após a sua aparição cinematográfica em Citizen Kane, o globo de neve continua a ser um emblema acarinhado de nostalgia e tradição natalícia. A sua evolução desde uma invenção fortuita em Viena para um fenómeno global é uma história de criatividade, resiliência e legado familiar.
O globo de neve deve a sua existência a Erwin Perzy I, um comerciante e inventor vienense. Em 1900, ao tentar melhorar a iluminação nas salas de operações dos hospitais, Perzy fez experiências com um globo de vidro cheio de água. Adicionando materiais refletores para melhorar a difusão da luz, criou acidentalmente um efeito de “queda de neve”.
Reconhecendo o potencial da novidade, Perzy combinou-a com os seus modelos em miniatura de estanho, criando o primeiro globo de neve – um diorama da Basílica de Mariazell. No final do ano, Perzy e o seu irmão Josef patentearam a sua criação e abriram uma oficina no 17.º distrito de Viena.
O encanto do globo de neve espalhou-se rapidamente, ganhando elogios do Imperador Francisco José. Apesar de a popularidade ter diminuído durante as recessões económicas das guerras mundiais, a invenção voltou a crescer durante o baby boom do pós-guerra, relata a Smithsonian Mag.
O filho de Perzy, Erwin Perzy II, revitalizou o produto introduzindo desenhos com temas natalícios, como o Pai Natal e bonecos de neve, na Feira de Brinquedos de Nuremberga de 1955. Esta iniciativa fez com que o globo de neve se tornasse um produto de referência para as festas de fim de ano, sendo o seu sucesso impulsionado por grandes armazéns americanos.
O negócio expandiu-se sob a direção de Erwin Perzy III, que introduziu designs inovadores e modernizou as técnicas de produção. Na década de 1970, tinha aumentado a presença global da empresa, chegando mesmo a assegurar uma parceria com a Mitsubishi no Japão. A reputação da marca solidificou-se com aparições em filmes de Hollywood como Edward Mãos-de-Tesoura e encomendas personalizadas para presidentes dos EUA.
Atualmente, a Original Viennese Snow Globe Company continua a ser uma empresa familiar, liderada por Sabine Perzy, a administradora da quarta geração. Durante a pandemia, os seus designs inventivos, como um globo de neve com um rolo de papel higiénico, mantiveram o negócio a prosperar. Com uma equipa dedicada que produz mais de 300 000 globos de neve por ano, a empresa continua a aliar a tradição à inovação.
Para a família Perzy, o globo de neve é mais do que um produto – é um legado. Como Sabine refere, “É a nossa paixão e a história da família que tornam o globo de neve de Viena tão especial.”