O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

(dr) Adam Fletcher

Maratus velutinus

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente). 

Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para trás, soltando a pele uma última vez antes de acasalar.

Adam Fletcher, um fotógrafo australiano, usou uma lente macro de 65mm para fotografar este exoesqueleto aracnídeo minúsculo, com uma impressionante nitidez. Segundo o Popular Science, Fletcher é fotógrafo amador há mais de três décadas, especializado em capturar imagens fascinantes de algumas das mais pequenas e complexas aranhas do planeta.

“Adoro o facto de poder encontrar-me em qualquer lugar com alguns dos animais mais minúsculos, poder fotografá-los e mostrar a toda a gente a beleza extraordinária de todos os padrões, cores e detalhes”, disse.

As aranhas-pavão são nativas principalmente da Austrália, mas mais de 70 espécies diferentes podem ser encontradas em todo o continente. A maioria mede apenas alguns milímetros de diâmetro, mas têm características muito poderosas.

Estas aranhas são conhecidas pelos seus dois olhos gigantes, acompanhados por seis olhos de menor dimensão. Enquanto a maioria das outras aranhas tem seis ou oito olhos de estatura mais modesta e não consegue produzir muito mais do que uma interpretação a preto e branco, esta aranha saltadoras tem uma retina complexa e um sistema de focalização que a ajuda a ver a cores.

Uma vez que têm uma excelente visão, estas aranhas conseguem saltar distâncias 20 vezes maiores do que o comprimento do seu corpo para capturar presas, entre elas formigas, vespas e outros pequenos insetos. Mas a visão excecional destas aranhas tem um outro objetivo: ver a beleza ao longe para, depois, arranjarem parceiros de acasalamento.

Cada espécie de aranha-pavão macho ostenta um padrão único e colorido que normalmente se desenvolve através de várias mudas. No entanto, o seu “design” atinge o pico da vitalidade após a muda final da idade adulta, um processo que também revela a genitália totalmente funcional.

Listas brancas e alaranjadas na cabeça e um abdómen preto e aveludado distinguem os solteirões. Quando confrontados com uma fêmea disponível, estas aranhas exibem orgulhosamente as suas mais-valias, como se fossem um pavão. Se a fêmea gostar, as aranhas acasalam.

Como a beleza está nos olhos de quem vê, não é má ideia ter um par de olhos extra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

200 milhões de euros. Mais de seis mil investidores compraram obrigações da TAP

Mais de seis mil investidores subscreveram as obrigações da TAP, uma operação no valor de 200 milhões de euros, em que a procura superou a oferta em 1,55 vezes. No segmento geral a procura atingiu 162,5 …

Piloto do avião desaparecido da Malaysia Airlines terá cortado o oxigénio

Já lá vão mais de cinco anos desde o desaparecimento do voo MH370 da Malaysia Airlines, que continua um mistério até hoje. Agora, acredita-se que o piloto terá cortado o oxigénio no avião. A noite de …

Sergio Moro diz que sai do Governo caso se provem irregularidades

O ministro da Justiça brasileiro reiterou a sua inocência no Senado, esta quarta-feira, mas afirmou que deixa o cargo caso se provem irregularidades nas mensagens trocadas com procuradores da Operação Lava Jato. "Estou absolutamente convicto das …

Nuvens brilhantes invadiram o céu de Espanha. Foi um "espetáculo quase inédito"

Este fim de semana, as nuvens noctilucentes (que em latim significa “brilho noturno”) ou nuvens mesosféricas polares foram vistas em Espanha. Surgem antes do amanhecer ou depois do pôr do sol, a sua cor varia normalmente …

Luís Enrique deixa comando da seleção espanhola (e já tem substituto)

Luis Enrique foi obrigado a abandonar o cargo de selecionador espanhol devido a um problema familiar que se arrasta desde março. “As razões que me impediram, desde março, de exercer normalmente as minhas funções de treinador …

Urso polar localizado em cidade russa longe do habitat natural

Um urso polar emagrecido foi visto numa cidade industrial da Sibéria, afastado para sul dos seus territórios de caça. As entidades de emergência da cidade de Norilsk, no Ártico Russo, alertaram na terça-feira os residentes locais …

Teixeira dos Santos não se arrepende de ter nomeado Vara e Santos Ferreira

O ex-ministro das Finanças disse, esta quarta-feira, no Parlamento que não tem "razões para se arrepender" de ter nomeado Armando Vara e Carlos Santos Ferreira para a administração da Caixa Geral de Depósitos (CGD). "Até este …

Rio disponível para acordo com PS na Lei de Bases da Saúde

O presidente do PSD considera haver margem para um acordo com o PS para uma nova Lei de Bases da Saúde, estando os sociais-democratas a identificar as propostas que considera essenciais, nas quais inclui as …

Boris Johnson soma e segue. Rory Stewart eliminado

O ministro para o Desenvolvimento Internacional, foi eliminado, esta quarta-feira, da eleição interna para a sucessão de Theresa May no partido conservador e para assumir o cargo de primeiro-ministro britânico, restando assim quatro dos dez …

Homem detido por suspeitas de envolvimento na morte de Emiliano Sala

Um homem de 64 anos, de North Yorkshire, no Reino Unido, foi detido esta quarta-feira por alegado envolvimento na morte do futebolista Emiliano Sala. A polícia de Dorset anunciou, esta tarde, a detenção de um homem …