O exoesqueleto desta aranha parece o capacete de um minúsculo extraterrestre

(dr) Adam Fletcher

Maratus velutinus

No mundo animal, o acasalamento pode ser uma verdadeira batalha. As aranhas-pavão, por exemplo, deixam os seus capacetes para trás (literalmente). 

Na hora do acasalamento, o macho da aranha-pavão (Maratus velutinus) deixa o seu exoesqueleto para trás, soltando a pele uma última vez antes de acasalar.

Adam Fletcher, um fotógrafo australiano, usou uma lente macro de 65mm para fotografar este exoesqueleto aracnídeo minúsculo, com uma impressionante nitidez. Segundo o Popular Science, Fletcher é fotógrafo amador há mais de três décadas, especializado em capturar imagens fascinantes de algumas das mais pequenas e complexas aranhas do planeta.

“Adoro o facto de poder encontrar-me em qualquer lugar com alguns dos animais mais minúsculos, poder fotografá-los e mostrar a toda a gente a beleza extraordinária de todos os padrões, cores e detalhes”, disse.

As aranhas-pavão são nativas principalmente da Austrália, mas mais de 70 espécies diferentes podem ser encontradas em todo o continente. A maioria mede apenas alguns milímetros de diâmetro, mas têm características muito poderosas.

Estas aranhas são conhecidas pelos seus dois olhos gigantes, acompanhados por seis olhos de menor dimensão. Enquanto a maioria das outras aranhas tem seis ou oito olhos de estatura mais modesta e não consegue produzir muito mais do que uma interpretação a preto e branco, esta aranha saltadoras tem uma retina complexa e um sistema de focalização que a ajuda a ver a cores.

Uma vez que têm uma excelente visão, estas aranhas conseguem saltar distâncias 20 vezes maiores do que o comprimento do seu corpo para capturar presas, entre elas formigas, vespas e outros pequenos insetos. Mas a visão excecional destas aranhas tem um outro objetivo: ver a beleza ao longe para, depois, arranjarem parceiros de acasalamento.

Cada espécie de aranha-pavão macho ostenta um padrão único e colorido que normalmente se desenvolve através de várias mudas. No entanto, o seu “design” atinge o pico da vitalidade após a muda final da idade adulta, um processo que também revela a genitália totalmente funcional.

Listas brancas e alaranjadas na cabeça e um abdómen preto e aveludado distinguem os solteirões. Quando confrontados com uma fêmea disponível, estas aranhas exibem orgulhosamente as suas mais-valias, como se fossem um pavão. Se a fêmea gostar, as aranhas acasalam.

Como a beleza está nos olhos de quem vê, não é má ideia ter um par de olhos extra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …