O exercício físico afeta-nos de forma diferente. Um novo estudo explica porquê

Apesar de o exercício físico ser benéfico para toda a gente, não nos afeta da mesma forma. Agora, investigadores podem ter descoberto uma das razões.

Uma equipa de cientistas realizou um estudo, no qual 654 adultos com um estilo de vida predominantemente sedentário foram submetidos a um programa de exercícios de resistência durante 20 semanas. Ao longo do tempo, foram analisados os níveis de cerca de cinco mil proteínas diferentes presentes no sangue dos participantes.

Os investigadores identificaram, então, centenas de proteínas que correspondem à treinabilidade de uma pessoa – ou seja, quão bem cada indivíduo responde aos exercícios. Esta descoberta poderá ajudar na adaptação e personalização dos treinos para que sejam mais eficazes para cada indivíduo.

“Embora o exercício seja benéfico para os indivíduos em geral, a variabilidade nas respostas entre quaisquer dois indivíduos submetidos ao mesmo regime de exercícios é impressionante”, disse Robert Gerszten, diretor do departamento de medicina cardiovascular do Beth Israel Deaconess Medical Center (BIDMC).

“Até ao momento, nenhum aspeto do perfil clínico de base de um indivíduo nos permite prever quem tem maior probabilidade de obter mais benefícios de aptidão cardiorrespiratória através da prática de um tipo de exercício”, acrescentou.

Um total de 147 proteínas foram associadas à aptidão cardiorrespiratória, tecnicamente conhecida como VO2max, que mede quanto oxigénio o corpo pode usar e transferir para os músculos. Quanto maior o valor, mais em forma está o indivíduo, escreve o Science Alert.

Além disso, a equipa identificou 102 proteínas relacionadas com a alteração do VO2máx, assim que o programa de exercícios foi concluído. Essas proteínas foram classificadas numa pontuação que previa a treinabilidade de um indivíduo, isto é a variabilidade de VO2máx provocada pelo exercício.

Usando a pontuação, os investigadores foram capazes de escolher os voluntários cujo VO2máx ou nível de aptidão cardiorrespiratória não aumentaria muito com os exercícios de resistência.

Gerszten também realizou um estudo comunitário que combinou algumas das proteínas com um maior risco de morte precoce, apoiando a ideia de que essas proteínas estão intimamente relacionadas com a saúde cardíaca e as taxas de mortalidade.

“Agora temos uma lista detalhada de novos compostos sanguíneos que fornecem detalhes sobre a compreensão da biologia do condicionamento físico e da adaptação ao exercício, e predizem as respostas individuais a um determinado regime de exercícios”, disse Gerszten.

O estudo foi publicado recentemente na Nature Metabolism.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Deveriam ter considerado no estudo Halterocopistas. Esses é que têm uma boa capacidade cardio-respiratória. Afinal, enquanto bebem não respiram. E isso, gole após gole, é puxado.
    Ou então os triatletas alternativos que bebem, fumam e comem amendoins por longas horas de exigência física.

RESPONDER

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …

Cristiano Ronaldo no Euro 2020

"Rei do Euro". Ronaldo fez história na Hungria (e ainda vai durar "mais uns 3 aninhos")

Cristiano Ronaldo marcou dois dos golos de Portugal na vitória frente à Hungria por 3-0, na estreia da Selecção no Euro 2020, e tornou-se no melhor marcador de sempre dos Campeonatos Europeus de futebol. Aos …

"Insultos são a arma dos fracos". Ministro defende lei das minas e lança farpas a Catarina Martins

Matos Fernandes defende acerrimamente o novo decreto lei da exploração mineira e lança farpas a Catarina Martins, que o criticou: "Insultos são a arma dos fracos". No domingo, o Bloco de Esquerda anunciou que ia pedir …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Ronaldo e agitadores derrubaram a muralha

Rajada final garantiu vitória lusa na estreia. Ronaldo a bisar e a quebrar três recordes. Todos os jogos da primeira jornada. Visto da Linha de Fundo. A paciência tem limites Hungria 0 – 3 Portugal (Raphaël …

O ex-líder do PAN, André Silva.

"Ficaram a usufruir de uma renda". André Silva arrasa deputados dissidentes do PAN

Cristina Rodrigues e Francisco Guerreiro, deputados eleitos pelo PAN, "sempre estiveram concertados" e deixaram o partido por "ambições pessoais", ficando a "usufruir de uma renda" à custa desses lugares políticos. A acusação é de André …