Exercício antes de dormir: sim ou não?

A crença popular indica que realizar exercício físico ao final do dia prejudica a madrugada que se segue. Mas não será bem assim.

O título deste artigo integra duas das três rotinas essenciais para todos os seres humanos. Só falta comer/beber.

A comida e a bebida não entram no assunto, desta vez. Entra a relação entre exercício físico e dormir.

A crença popular indica que realizar exercício físico antes de ir para a cama prejudica a madrugada que se segue. Mas não será bem assim.

Diversos estudos demonstram que realizar exercício físico ao fechar o dia é bom para a saúde e é bom para o sono. E não interfere na qualidade do sono.

Emerson Wickwire é especialista. Professor e director da Medicina do Sono em Maryland (EUA), e membro da Academia da Medicina do Sono, disse no portal Live Science que o exercício é uma “actividade maravilhosa com inúmeros benefícios para a saúde”.

“De um modo geral, o exercício pode melhorar o sono ao reduzir o stress, aumentando o impulso natural do sono do corpo e até mesmo criando um óptimo ritual de fim de dia – por exemplo, ir ao ginásio depois do trabalho ou dar um passeio pela vizinhança depois do jantar”.

No mesmo artigo deixam-se três pontos essenciais que apontam para os benefícios do exercício antes de dormir.

O primeiro já foi mencionado: reduzir o stress. “Stress e dormir não são compatíveis”, lembra Emerson Wickwire. Entre os alunos, por exemplo, realizar exercício físico em épocas de exames ajuda os jovens a dormir melhor.

O segundo: o exercício promove o sono. Não afasta o sono, ao contrário do que muita gente pensará. Ao queimar calorias, o corpo fica com uma maior necessidade de dormir.

Por fim, o sono torna-se mais eficaz depois de um final de dia recheado de exercício físico. Ou seja, exercício pode ser sinónimo de adormecer mais rápido e de dormir com menos sobressaltos.

Não há um exercício ideal para todos. Cada caso é um caso, cada pessoa é uma pessoa. O melhor é encontrar equilíbrio e algo que a pessoa goste e que queira repetir.

Mas há uma regra: não se deve abusar e deve ser realizado, no mínimo, 90 minutos antes de se adormecer.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.