/

Descoberto o exemplo mais antigo já conhecido de Geometria Aplicada

1

(dr) UNSW Sydney

Um matemático australiano descobriu um artefacto de argila, com cerca de 3700 anos, que será o exemplo mais antigo já conhecido de Geometria Aplicada.

De acordo com o site Science Alert, este artefacto, conhecido como Si.427, foi descoberto no que hoje é o centro do Iraque, no final do século XIX, e estava há mais de 100 anos num museu em Istambul, na Turquia.

“O Si.427 data do período da Antiga Babilónia (1900 a 1600 A.C.)”, disse o matemático Daniel Mansfield, da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, ao site EurekAlert!.

“É o único exemplo conhecido de um documento cadastral deste período, ou seja, um plano usado por agrimensores para definir os limites de um terreno. Neste caso, dá-nos detalhes legais e geométricos sobre um campo que foi dividido depois de parte dele ter sido vendido”, explicou.

Trata-se de um objeto com muita importância porque o agrimensor usou o que na Matemática se chama de “ternos pitagóricos” para conseguir ângulos retos precisos.

“A descoberta e a análise deste artefacto têm implicações importantes para a história da Matemática. Por exemplo, isto foi mais de mil anos antes do nascimento de Pitágoras”, destacou Mansfield.

Esta descoberta é descrita num novo estudo, publicado a 3 de agosto na revista científica Foundations of Science, que analisa o contexto deste objeto com um outro semelhante, também descoberto por Mansfield, chamado Plimpton 322.

Em 2017, Mansfield e os seus colegas revelaram que o Plimpton 322 era uma das primeiras tabelas trigonométricas, mostrando um lista completa de ternos pitagóricos. Naquela altura, a equipa não sabia qual era o seu propósito.

Agora, conta o mesmo site, os investigadores pensam que poderá ter surgido um pouco depois do Si.427 e que contém apenas ternos pitagóricos que seriam relevantes para fazer medições retangulares do solo.

“Ninguém estava à espera que os Babilónios usassem os ternos pitagóricos desta forma. É algo mais semelhante à matemática pura, inspirada nos problemas práticos daquela época”, disse Mansfield.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.