Excesso de peso ligado a mais 8 tipos de cancro

Uma nova avaliação realizada por investigadores da OMS concluiu que o excesso de peso e a obesidade são fatores de risco para mais tipos de cancro do que se pensava.

A nova avaliação é do programa de prevenção da Agência Internacional de Pesquisa sobre Cancro (IARC), departamento especializado da Organização Mundial da Saúde (OMS).

grupo de trabalho avaliou mais de mil estudos sobre ligações entre a gordura corporal e o cancro.

Os 21 especialistas internacionais reunidos pelo IARC confirmaram que um nível de gordura corporal dentro dos níveis recomendados reduz o risco de cancro de cólon e reto, esófago, rim, mama em mulheres após a menopausa, endométrio e útero.

Além disso, os especialistas identificaram “evidências suficientes” que ligam a ausência de excesso de peso a cancro do estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, ovários, tiróide, meningioma (cérebro) e mieloma (sangue).

O resumo com as principais conclusões foi publicado no New England Journal of Medicine esta quinta-feira.

Segundo Béatrice Lauby-Secretan, autora principal do artigo, esta “avaliação abrangente reforça os benefícios de manter um peso saudável para reduzir o risco de diferentes tipos de cancro”.

Tipos de Cancro

Os especialistas confirmaram que a ausência do excesso de gordura corporal reduz o risco de cancro de cólon e reto, esófago, rim, mama em mulheres após a menopausa, endométrio e útero, tal como tinha sido concluído em pesquisas anteriores de manuais do IARC.

Além disso, a revisão dos estudos disponíveis sobre adultos de meia idade mostrou que há “evidências suficientes” em humanos de que as pessoas magras têm menos risco de cancro de estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, ovários, tiróide, meningioma (cérebro) e mieloma (sangue).

Segundo o IARC, há também “evidência limitada” de que a ausência de gordura corporal em excesso reduza o risco de cancro fatal de próstata, de mama em homens e linfoma difuso de grandes células B.

O grupo de trabalho também reviu dados sobre a gordura corporal em crianças, adolescentes e jovens adultos, com idades até 25 anos. O objetivo era avaliar se a obesidade no início da vida está ligada ao cancro na vida adulta.

Para diversos tipos da doença, incluindo de cólon e fígado, foram observadas associações entre excesso de peso e cancro semelhantes aos registrados em adultos.

De acordo com o IARC, é reconhecido que o excesso de peso em animais usados em experiências aumenta a incidência de diversos tipos de cancro. Estudos nesses animais mostrou que as restrições calóricas ou alimentares reduzem o risco de cancro na glândula mamária e pituitária, cólon, fígado, pâncreas e pele.

Mais pessoas obesas do que abaixo do peso

A gordura corporal é avaliada principalmente pelo índice de massa corporal, definida pelo peso de uma pessoa em quilos divido pelo quadrado de uma altura em metros.

Em adultos, o excesso de peso é definido pelo índice igual ou maior a 25 e obesidade igual ou maior a 30.

Em todo o mundo, cerca de 640 milhões de adultos eram obesos em 2014, um aumento de seis vezes deste 1975, e 110 milhões de crianças e adolescentes eram obesos em 2013, o dobro desde 1980.

Estimativas de 2014 eram de que 10,8% dos homens, 14,9% das mulheres e 5% das crianças sofriam de obesidade. Em todo o mundo, mais pessoas estão nessa situação do que abaixo do peso.

Segundo o IARC, em 2013, cálculos são de que 4,5 milhões de mortes tenham sido ligadas ao sobrepeso ou à obesidade. O órgão ressalta que a identificação de novos tipos de cancro relacionados ao excesso de peso deve aumentar o número de mortes em todo o mundo atribuídas à obesidade.

Para o diretor do IARC, Christopher Wild, as novas evidências enfatizam o quão importante é encontrar formas eficazes, tanto individualmente como a nível social, de implementar as recomendações da OMS sobre a melhoria de padrões alimentares e de atividade física para combater “o fardo do cancro e outras doenças crónicas”.

Rádio ONU

PARTILHAR

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …