O futebolista brasileiro Henrique Dourado foi suspenso por um ano e multado no valor equivalente a 29 mil euros, após abalroar um árbitro, durante um jogo da Superliga chinesa, anunciou esta sexta-feira a Associação Chinesa de Futebol.
O avançado do Henan Songshan Longmen, que em 2016 representou o Vitória de Guimarães, derrubou o árbitro com um encontrão nas costas, aos 16 minutos do jogo contra o Wuhan Yangtze River. As autoridades chinesas consideraram que o embate foi intencional.
O avançado, que no Brasil jogou em clubes como Santos, Fluminense, Flamengo ou Palmeiras, foi expulso após o incidente. A sua equipa, que estava então a vencer por 2-0, acabou por empatar.
A moment of madness for Henan Songshan Longmen player Henrique Dourado this evening against Wuhan Yangtze River. With his side 0-2 down, Dourado barges into the back of referee Ma Ning. Intentional or not, the player will most likely face disciplinary action from the CFA. pic.twitter.com/19h8uSfgAe
— FourFiveWonton (@FourFiveWonton) August 21, 2022
Não é a primeira vez que a associação impõe pesadas sanções a um jogador por mau comportamento.
Em 2017, outro brasileiro foi suspenso: Oscar, contratado pelo Shangai SIPG ao Chelsea por 60 milhões de euros, foi suspenso por oito jogos por ter causado confrontos entre os seus colegas e os jogadores da equipa adversária durante um jogo.
// Lusa