Ex-ministro quer afastar super-juiz da Operação Marquês

Paulo Novais / Lusa

O ex-ministro Armando Vara

O ex-ministro Armando Vara e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos está a tentar usar um detalhe formal, numa estratégia idêntica à já utilizada pela defesa de José Sócrates, para afastar o super-juiz Carlos Alexandre do processo Operação Marquês.

Um dado avançado pelo jornal Sol que repara que a defesa de Armando Vara argumenta com a “violação do princípio do juiz natural” como factor para afastar Carlos Alexandre da fase de instrução da Operação Marquês que arranca em Setembro próximo.

O Sol salienta que, com a proximidade deste momento central do processo que vai decidir quem vai a julgamento, os advogados de defesa procuram ‘bóias de salvação’ para os seus clientes.

No caso de Armando Vara, um dos arguidos da Operação Marquês, a par de José Sócrates e de Ricardo Salgado, a defesa vai contestar a distribuição do processo na fase de inquérito, frisa o semanário.

O processo foi atribuído a Carlos Alexandre em 2013, ano da abertura do inquérito, quando ele era o único juíz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). Em Setembro de 2014, o juiz João Bártolo entrou para esta instância judicial e os processos passaram a ser distribuídos de forma electrónica, mas Carlos Alexandre manteve-se à frente do inquérito da Operação Marquês.

A defesa de Vara argumenta que o processo deveria ter sido redistribuído “de forma electrónica“, como destaca o Sol. Assim, vai contestar a continuidade de Carlos Alexandre à frente do inquérito.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Mas quando é que este caixa, feito administrador num dia, começa a cumprir pena de prisão ?!?
    Ou a justiça está à espera da prescrição para safar o marmanjão ?!

  2. É preciso ter uma lata . Até agora fruto de expedientes e da habitual demora da justiça , este tipo tem escapado pelos pingos da chuva da morada que há muito merece . Condomínio Prisional .

    Enquanto está cá fora vai deitando uns foguetes , pensando que alguém se distrai.

  3. Há 4 anos que este palhaço “socialista” foi condenado a 5 anos de grelha e continua cá fora. E andam todos a morder nas canelas do juiz Carlos Alexandre para ver se se safam. Se fosse nos tempos do pintainho monteiro já tinha sido tudo destruído e votado ao total esquecimento….!!

  4. Esta “coisa” de processo ainda rola? Quanto tempo mais é necessário para a justiça actuar? Vão passar uma eternidade a “tapar o sol com a peneira”? É assim que se pretende que o povo tenha confiança na justiça?
    Não sei quem é culpado ou não, é uma questão que o sistema judicial tem que responder, mas sei que este arrastar do processo está a servir para que os alegados crimes estejam a ser esquecidos.
    É apenas a minha opinião e vale o que vale…

  5. Não duvidem a continuação da geringonça todo as estarâo perdoamos e indeminizados .O povo é quem mais ordena grandola ……,,,,,;

  6. Este e outros iguais cantam grandola vila morena .Absolvição com indemnização.E o povo é quem mais ordenha bem e barato .

RESPONDER

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …

Protestos em Hong Kong. LeBron acusado de apoiar regime chinês

A super estrela do basquetebol LeBron James juntou-se à polémica entre a NBA e a China, após apelidar de “mal-informado” o treinador dos Houston Rockets, Daryl Morey, que expressou apoio aos manifestantes em Hong Kong …

Acordo para o Brexit está "prestes a ficar fechado"

A chanceler alemã, Angela Merkel, e o Presidente francês, Emmanuel Macron, disseram esta quarta-feira que um acordo para o Brexit está em finalização e poderá ser apresentado quinta-feira para aprovação no Conselho Europeu. "Quero acreditar que …

Em Chernobyl, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram para trás"

Chernobyl é, atualmente, a maior atração internacional da Ucrânia e o novo presidente, Volodymyr Zelenski, já apresentou um projeto para trazer ainda mais turistas. No entanto, estão a desaparecer "as memórias que as pessoas deixaram …