O ex-ministro Armando Vara e ex-administrador da Caixa Geral de Depósitos está a tentar usar um detalhe formal, numa estratégia idêntica à já utilizada pela defesa de José Sócrates, para afastar o super-juiz Carlos Alexandre do processo Operação Marquês.
Um dado avançado pelo jornal Sol que repara que a defesa de Armando Vara argumenta com a “violação do princípio do juiz natural” como factor para afastar Carlos Alexandre da fase de instrução da Operação Marquês que arranca em Setembro próximo.
O Sol salienta que, com a proximidade deste momento central do processo que vai decidir quem vai a julgamento, os advogados de defesa procuram ‘bóias de salvação’ para os seus clientes.
No caso de Armando Vara, um dos arguidos da Operação Marquês, a par de José Sócrates e de Ricardo Salgado, a defesa vai contestar a distribuição do processo na fase de inquérito, frisa o semanário.
O processo foi atribuído a Carlos Alexandre em 2013, ano da abertura do inquérito, quando ele era o único juíz do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC). Em Setembro de 2014, o juiz João Bártolo entrou para esta instância judicial e os processos passaram a ser distribuídos de forma electrónica, mas Carlos Alexandre manteve-se à frente do inquérito da Operação Marquês.
A defesa de Vara argumenta que o processo deveria ter sido redistribuído “de forma electrónica“, como destaca o Sol. Assim, vai contestar a continuidade de Carlos Alexandre à frente do inquérito.
Olha o artista!…
.
Não percebo porque usam “ex-ministro” no titulo, quando toda a gente o conhece como Vara!!
… ao estado deplorável que este país chegou.
Mas quando é que este caixa, feito administrador num dia, começa a cumprir pena de prisão ?!?
Ou a justiça está à espera da prescrição para safar o marmanjão ?!
Eu digo que não é bem a justiça, mas as ‘forças vivas’ do sistema.
exacto.
este sr já foi julgado e condenado, porque razão não está preso?
É preciso ter uma lata . Até agora fruto de expedientes e da habitual demora da justiça , este tipo tem escapado pelos pingos da chuva da morada que há muito merece . Condomínio Prisional .
Enquanto está cá fora vai deitando uns foguetes , pensando que alguém se distrai.
Há 4 anos que este palhaço “socialista” foi condenado a 5 anos de grelha e continua cá fora. E andam todos a morder nas canelas do juiz Carlos Alexandre para ver se se safam. Se fosse nos tempos do pintainho monteiro já tinha sido tudo destruído e votado ao total esquecimento….!!
Esta “coisa” de processo ainda rola? Quanto tempo mais é necessário para a justiça actuar? Vão passar uma eternidade a “tapar o sol com a peneira”? É assim que se pretende que o povo tenha confiança na justiça?
Não sei quem é culpado ou não, é uma questão que o sistema judicial tem que responder, mas sei que este arrastar do processo está a servir para que os alegados crimes estejam a ser esquecidos.
É apenas a minha opinião e vale o que vale…
Não duvidem a continuação da geringonça todo as estarâo perdoamos e indeminizados .O povo é quem mais ordena grandola ……,,,,,;
Este e outros iguais cantam grandola vila morena .Absolvição com indemnização.E o povo é quem mais ordenha bem e barato .
O povo não ordenha… é ordenhado diariamente por uns quantos…
Haverá alguém em Portugal que acredite na nossa Justiça. Convertam os tribunais em bares e salões de baile.
Porco.