Ex-ministra da Educação é candidata à reitoria do ISCTE

Tiago A. Pereira / Flickr

A ex-ministra da Educação Maria de Lurdes Rodrigues

A ex-ministra da Educação anunciou, esta quinta-feira, que apresentou a sua candidatura à reitoria do ISCTE para o mandato 2018-2022.

Maria de Lurdes Rodrigues, ex-ministra da Educação no primeiro Governo de José Sócrates, é candidata à reitoria do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, instituição na qual dá aulas. A candidatura foi formalizada esta quinta-feira, com as eleições a decorrerem no início do próximo mês.

Segundo o Diário de Notícias, no documento de apresentação da candidatura, a antiga ministra da Educação recorda que “nunca o ISCTE-IUL foi presidido por mulheres e, nos últimos 12 anos, nenhuma mulher ocupou os cargos de Reitora, de Vice-Reitora ou de Presidente do Conselho Científico, do Conselho de Curadores ou do Conselho Geral”.

Maria de Lurdes Rodrigues deixou também explícito que procura, com esta candidatura, “dar uma oportunidade à promoção da igualdade de género“.

Além disso, no documento a que o jornal teve acesso, a ex-governante define as prioridades e uma delas passa por tornar o ISCTE-IUL “como instituição de conhecimento avançado, fazendo decorrer deste princípio os seus objetivos centrais, os critérios-chave da sua ação, as suas regras e a sua organização” em vários domínios.

“Valorizar a posição do instituto no sistema universitário, promover a sua reputação em todas as áreas disciplinares que integra e a interdisciplinaridade e a colaboração com outras instituições de ensino superior” são outros dos objetivos enunciados pela professora.

A qualificação permanente e o desenvolvimento profissional de docentes, funcionários e investigadores são mais alguns focos da ex-ministra, assim como promover o “diálogo com os estudantes, as condições do seu sucesso educativo e de democratização do acesso e frequência do ISCTE-IUL, independentemente das suas condições económicas”.

De acordo com o semanário Sol, outro candidato (embora ainda não seja oficial) será Nuno Guimarães, atual vice-reitor, e que foi presidente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O processo eleitoral irá decorrer nas primeiras semanas de fevereiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.