/

Ex-funcionário de Merkel é suspeito de ser um espião egípcio

Michael Kappeler / EPA

A chanceler alemã, Angela Merkel

O ex-funcionário, que trabalhou para a assessoria de imprensa da chanceler alemã, terá reunido informações para a inteligência egípcia durante vários anos, até dezembro de 2019.

Esta quinta-feira, a polícia alemã revelou que está a decorrer uma investigação contra um alegado espião egípcio que trabalhou para a assessoria de imprensa da chanceler Angela Merkel.

As autoridades avançam que o indivíduo é suspeito “de ter trabalhado durante anos para um serviço de inteligência egípcio”. Segundo o Diário de Notícias, a investigação iniciou em dezembro do ano passado e está a decorrer, mas só agora foi conhecida.

O jornal alemão Bild adianta que o suspeito é um funcionário de “grau intermédio” do serviço público alemão, que trabalhou no serviço de visitas do centro de imprensa federal, responsável pela comunicação de Angela Merkel. O alegado espião estava encarregado de receber visitantes.

O relatório da Inteligência Interna da Alemanha adianta que o Serviço de Espionagem Estrangeira do Egito (GIS) e o Serviço de Inteligência Interna (NSS) estão ativos na Alemanha, com o objetivo de obter informações sobre os opositores do regime egípcio do presidente Abdel Fattah al Sissi que vivem no país germânico, especialmente os que apoiam a Irmandade Muçulmana, proibida desde 2013 no país árabe.

Além disso, estão também interessados em membros da comunidade cristã copta e tentam recrutar egípcios como espiões.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.