Evitar obesidade sem exercício físico ou dieta pode ser possível graças a nova terapia

Evitar a obesidade e ganhar músculo sem qualquer exercício físico adicional ou dieta específica? Uma nova terapia genética pode abrir portas para esta hipótese.

Uma equipa de investigadores norte-americanos da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, desenvolveu uma nova terapia genética experimental que pode prevenir a obesidade e ajudar a ganhar músculo sem necessidade de exercício físico adicional ou dieta. Os testes de laboratório em ratos foram um sucesso.

A folistatina é uma proteína que, para além do seu papel como hormona reprodutiva, influencia vários processo celulares, incluindo a proliferação muscular. Estudos anteriores demonstraram que aumentar a expressão de folistatina pode neutralizar certas doenças musculares degenerativas.

Esta nova investigação, cujo estudo foi publicado na semana passada na revista Science Advances, explorou se este tipo de terapia poderia ajudar a tratar a artrose, reduzindo a inflamação metabólica associada à obesidade.

“A obesidade é o fator de risco mais comum para a artrose”, explica Farshid Guilak, coautor deste novo estudo. “Estar acima do peso pode prejudicar a capacidade de uma pessoa fazer exercício e beneficiar totalmente da fisioterapia”.

Os ratos usados nas experiências receberam terapia genética para lhes ser amplificada a manifestação de folistatina. Os resultados dos testes, de acordo com Guilak, foram “profundos”. Os roedores ganharam massa muscular sem ganhar peso extra, apesar da sua dieta rica em gordura. Além disso, os animais também não praticaram exercício físico a mais.

De acordo com o New Atlas, a terapia genética notavelmente mitigou a degeneração da cartilagem, a inflamação sinovial e a remodelação óssea associada a lesões nas articulações e artrose.

“Identificamos aqui uma maneira de usar a terapia genética para ganhar músculo rapidamente”, sublinhou Guilak. “Ela teve um efeito profundo nos ratos e manteve o seu peso sob controlo, sugerindo que uma abordagem semelhante pode ser eficaz contra a artrite, particularmente nos casos de obesidade mórbida”.

Este novo estudo sugere que a terapia genética com folistatina não só apenas influencia a massa muscular, mas também várias atividades metabólicas que podem de alguma forma contrariar a ingestão calórica em dietas ricas em gordura.

Guilak reconhece que a sua equipa ainda está longe de dar o salto para um eventual tratamento clínico em humanos, mas tem boas expectativas para o futuro.

“Algo assim pode levar anos para se desenvolver, mas estamos entusiasmados com as perspetivas de reduzir os danos articulares relacionados à artrose, além de possivelmente serem úteis em casos extremos de obesidade”, conclui Guilak.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Um corpinho lindo como o da foto não deve haver muitos pelos USA, daí que o estudo caia na perfeição num país onde a gordura parece ser formosura.

RESPONDER

Afinal, talvez não tenham sido os Ocidentais a descobrir a Antártida

Um novo estudo sugere que os primeiros humanos a descobrirem a Antártida não foram marinheiros ocidentais, mas sim Polinésios, que descobriram o continente há 1300 anos. De acordo com a maioria dos livros de História, a …

PSD promete fazer "perguntas embaraçosas" a Medina. Já o CDS quer mais: uma auditoria externa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, vai ser ouvido no Parlamento sobre o caso da partilha de dados pessoais de ativistas russos. O PSD já garantiu que não lhe vai facilitar a …

Noah, de apenas dois anos, está desaparecido desde quarta-feira. Cadela, peça de roupa e pegadas encontradas

Um menino de dois anos está desaparecido em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, desde quarta-feira de manhã. A GNR e PJ estão no local a fazer buscas com auxílio de populares que se juntaram às autoridades. Ao …

Passos avisa que há reformas que se fazem em “confronto” e não vale a pena “ficar à espera” do PS

O ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho acusou esta quarta-feira a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e avisou que há reformas que só se fazem "em confronto", pedindo às forças políticas que "não …

Luzes cintilantes mostram potencial como novo tratamento para o Alzheimer

Uma equipa de investigadores usou som e luzes cintilantes para tratar ratos com a doença de Alzheimer, obtendo alguns resultados positivos. Agora, os cientistas testaram o mesmo tratamento em humanos, conseguindo mais uma vez resultados …

Planeta Terra passa a ter (oficialmente) cinco oceanos

A National Geographic Society fez o primeiro mapeamento dos oceanos em mais de 100 anos e, desta vez, reconhece que a Terra possui cinco oceanos. Definir as fronteiras dos oceanos da Terra não é uma tarefa …

O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha. O "Grande Escurecimento da Betelgeuse", como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que …

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …