Evitar obesidade sem exercício físico ou dieta pode ser possível graças a nova terapia

Evitar a obesidade e ganhar músculo sem qualquer exercício físico adicional ou dieta específica? Uma nova terapia genética pode abrir portas para esta hipótese.

Uma equipa de investigadores norte-americanos da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis, desenvolveu uma nova terapia genética experimental que pode prevenir a obesidade e ajudar a ganhar músculo sem necessidade de exercício físico adicional ou dieta. Os testes de laboratório em ratos foram um sucesso.

A folistatina é uma proteína que, para além do seu papel como hormona reprodutiva, influencia vários processo celulares, incluindo a proliferação muscular. Estudos anteriores demonstraram que aumentar a expressão de folistatina pode neutralizar certas doenças musculares degenerativas.

Esta nova investigação, cujo estudo foi publicado na semana passada na revista Science Advances, explorou se este tipo de terapia poderia ajudar a tratar a artrose, reduzindo a inflamação metabólica associada à obesidade.

“A obesidade é o fator de risco mais comum para a artrose”, explica Farshid Guilak, coautor deste novo estudo. “Estar acima do peso pode prejudicar a capacidade de uma pessoa fazer exercício e beneficiar totalmente da fisioterapia”.

Os ratos usados nas experiências receberam terapia genética para lhes ser amplificada a manifestação de folistatina. Os resultados dos testes, de acordo com Guilak, foram “profundos”. Os roedores ganharam massa muscular sem ganhar peso extra, apesar da sua dieta rica em gordura. Além disso, os animais também não praticaram exercício físico a mais.

De acordo com o New Atlas, a terapia genética notavelmente mitigou a degeneração da cartilagem, a inflamação sinovial e a remodelação óssea associada a lesões nas articulações e artrose.

“Identificamos aqui uma maneira de usar a terapia genética para ganhar músculo rapidamente”, sublinhou Guilak. “Ela teve um efeito profundo nos ratos e manteve o seu peso sob controlo, sugerindo que uma abordagem semelhante pode ser eficaz contra a artrite, particularmente nos casos de obesidade mórbida”.

Este novo estudo sugere que a terapia genética com folistatina não só apenas influencia a massa muscular, mas também várias atividades metabólicas que podem de alguma forma contrariar a ingestão calórica em dietas ricas em gordura.

Guilak reconhece que a sua equipa ainda está longe de dar o salto para um eventual tratamento clínico em humanos, mas tem boas expectativas para o futuro.

“Algo assim pode levar anos para se desenvolver, mas estamos entusiasmados com as perspetivas de reduzir os danos articulares relacionados à artrose, além de possivelmente serem úteis em casos extremos de obesidade”, conclui Guilak.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Um corpinho lindo como o da foto não deve haver muitos pelos USA, daí que o estudo caia na perfeição num país onde a gordura parece ser formosura.

RESPONDER

Já é possível ouvir a Via Láctea. NASA transforma dados de corpos celestes em música

A NASA converteu dados de astronomia em sons, permitindo ouvir composições musicais derivadas da própria estrutura do Universo. Especialistas da NASA transformaram dados da Via Láctea em sons graças a um processo conhecido como sonificação. …

Federer acusado de manobrar a tabela ATP

Contas da associação de tenistas foram alteradas por causa do coronavírus. Roger Federer está no quinto lugar mas só disputou um torneio ao longo de 2020. Em ano anormal, contas anormais: a tabela oficial da Associação …

Astrónomo do Instituto SETI garante que vamos encontrar extraterrestres até 2036

Seth Shostak, astrónomo e astrofísico do Instituto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) está convencido de que os humanos vão encontrar uma civilização extraterrestre inteligente até 2036. “O SETI duplica a velocidade aproximadamente a cada dois anos …

Mais leve e elegante. Assim é a nova e-bike que vai chegar às ruas da Europa

A startup Urban Cycles Oy, com sede em Helsínquia, demarcou uma espécie de lacuna no mercado europeu de bicicletas elétricas e por isso quis preenchê-la. O objetivo era produzir uma bicicleta elegante e mais leve. Um …

Incêndio reduz a maior ilha de areia do mundo a metade. É Património da Humanidade

Quase metade de Fraser, a maior ilha de areia do mundo, que se situa no nordeste da Austrália e foi classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, foi destruída por um incêndio florestal. O incêndio queimou …

"Toca de bruxaria" permaneceu até agora numa casa do século XVI. Encontrados crânios de cavalo e veneno

Uma casa cheia de objetos ocultos foi recentemente alvo de grande interesse. O espaço estava localizado dentro de numa casa do século XVI no País de Gales, e encontrava-se repleto de objetos ocultos, incluindo crânios …

Em 1843, o primeiro cartão de Natal foi considerado "escandaloso" (agora vai ser leiloado pela Christie)

Um exemplar do primeiro cartão de Natal impresso comercialmente, em 1843, que retratava uma cena da era vitoriana que escandalizou a população, vai ser posto à venda esta sexta-feira e é considerado um item raríssimo. Este …

Marcelo quer alívio de restrições no Natal sem pôr em xeque janeiro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou esta sexta-feira esperar que a "possível exceção" no Natal ao quadro de restrições para conter a covid-19 "seja bem entendida e bem vivida" e não provoque …

Bill Gates diz que o mundo estará de volta à normalidade já na primavera de 2021

Bill Gates, que desde 2015 tinha vindo a lançar alguns alertas sobre uma possível pandemia, deixou agora uma mensagem de esperança ao dizer que acredita que os EUA irão voltar ao normal na primavera de …

Mais um passo na hegemonia. China constrói aldeia nos Himalaias, em zona também disputada pela Índia e pelo Butão

Novas imagens de satélite mostram que a China construiu uma aldeia nos Himalaias, ao longo de uma fronteira que também é disputada pela Índia e pelo Butão, e que foi palco de um impasse agressivo …