Encontrados indícios de antigo e enorme sistema de água subterrânea em Marte

Goddard Space Center / NASA

Com a sonda Mars Express, a ESA anunciou a descoberta de uma evidência mostrando que Marte, há muito tempo, tinha um enorme sistema de água subterrânea.

Recentemente, a agência divulgou imagens que mostravam sinais de atividades hídricas na superfície do planeta.

A descoberta da vez foi publicada no Journal of Geophysical Research: Planets, tendo os investigadores da missão explicado que encontraram, em 24 crateras profundas no hemisfério norte de Marte, a primeira evidência geológica de um sistema interligado de água abaixo da superfície.

Tais reservatórios subterrâneos de água devem ter abrigado minerais essenciais para a existência de vida, com cada uma das crateras observadas descendo a cerca de quatro mil metros abaixo do “nível do mar” marciano, contendo evidências de que em Marte havia piscinas naturais e fluxos de água que mudaram ao longo do tempo, incluindo canais e vales, além de depósitos de sedimentos.

Em cinco das 24 crateras em questão, foi detetada uma série de argilas, carbonatos e silicatos, elementos que estão intimamente ligados ao surgimento da vida na Terra, o que sustenta ainda mais a teoria de que Marte, tal qual aconteceu no nosso planeta, já teve as componentes e condições necessárias à vida.

ESA

Bacia profunda encontrada em Marte

“No início, Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, essa água recuou abaixo da superfície para formar poços e águas subterrâneas”, disse Francesco Salese, principal autor do estudo.

Para os investigadores, a descoberta mostra que Marte, há cerca de 3,5 mil milhões de anos, abrigava um oceano. “Achamos que esse oceano poderia estar ligado a um sistema de lagos subterrâneos que se espalhavam por todo o planeta”, completa Gian Gabriele Ori, co-autor do documento.

Dmitri Titov, cientista da ESA que faz parte da missão Mars Express, explica que “descobertas como esta são extremamente importantes pois ajudam a identificar as regiões de Marte que são as mais promissoras para encontrar sinais de vidas que existiram no passado”. A ESA enviará, no ano que vem, o rover Franklin como parte da missão ExoMars para explorar a superfície marciana em busca de bioassinaturas, em parceria com os russos da Roscosmos.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente um sistema montado pelo nosso Marquês de Pombal; fora de brincadeiras será para uma imagem assim que o nosso planeta caminha a passos largos.

  2. Lamentável
    Tantos problemas que o mundo está passando,catástrofes,guerras,fome,doenças que não encontram curas,e esses cientistas malucos querem descobrir se tem água em “marte” faça me favor!

  3. Lamentável
    Enquanto o mundo está passando por catástrofes,guerras,fome,doenças que NÃO encontrem curas,esses idiotas desses cientistas xarope quer descobrir se ten água em “marte” faça me favor

    • E o Raimundo por acaso sabe que comentou esta notícia graças a muita tecnologia desenvolvida pela indústria espacial?
      Faça um favor a si mesmo e pesquise sobre equipamentos utilizados no quotidiano graças ao programa Apollo, por exemplo. Vai ficar admirado.

  4. Gente retardada pensa assim…
    O conhecimento não ocupa lugar meu amigo.
    Porque não te tornas tu um “cientista” e vais resolver todos esses problemas?
    Basicamente falaste só para não estar calado.

  5. Esses cientistas “malucos” são heróis anónimos que podem vir a garantia da vida na terra! Pesquisas e descobertas em Marte podem sustentar que numa eventual catástrofe planetária terrena só Marte pode sustentar nossa possibilidade de existência humana! É difícil entender isso por que poucos conhecem o sentido da preservação da espécie!

  6. O universo evolui e tem ser humano que nao evolui. Apesar de todas as nossas carencias e outras coisas mais que precisamos melhorar em muito aqui na terra., isso nao quer dizer que a tecnologia nao pode ser estudada e buscada , pois sem ela nao estatiamos aqui nesse grau de desenvolvimento.

  7. Pobre “Zé” mané, o universo tão grande, infinito, não para de crescer e o ignorante preso nesse mundinho como uma gota no oceano! Vai estudar por favor!

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …