Encontrados indícios de antigo e enorme sistema de água subterrânea em Marte

Goddard Space Center / NASA

Com a sonda Mars Express, a ESA anunciou a descoberta de uma evidência mostrando que Marte, há muito tempo, tinha um enorme sistema de água subterrânea.

Recentemente, a agência divulgou imagens que mostravam sinais de atividades hídricas na superfície do planeta.

A descoberta da vez foi publicada no Journal of Geophysical Research: Planets, tendo os investigadores da missão explicado que encontraram, em 24 crateras profundas no hemisfério norte de Marte, a primeira evidência geológica de um sistema interligado de água abaixo da superfície.

Tais reservatórios subterrâneos de água devem ter abrigado minerais essenciais para a existência de vida, com cada uma das crateras observadas descendo a cerca de quatro mil metros abaixo do “nível do mar” marciano, contendo evidências de que em Marte havia piscinas naturais e fluxos de água que mudaram ao longo do tempo, incluindo canais e vales, além de depósitos de sedimentos.

Em cinco das 24 crateras em questão, foi detetada uma série de argilas, carbonatos e silicatos, elementos que estão intimamente ligados ao surgimento da vida na Terra, o que sustenta ainda mais a teoria de que Marte, tal qual aconteceu no nosso planeta, já teve as componentes e condições necessárias à vida.

ESA

Bacia profunda encontrada em Marte

“No início, Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, essa água recuou abaixo da superfície para formar poços e águas subterrâneas”, disse Francesco Salese, principal autor do estudo.

Para os investigadores, a descoberta mostra que Marte, há cerca de 3,5 mil milhões de anos, abrigava um oceano. “Achamos que esse oceano poderia estar ligado a um sistema de lagos subterrâneos que se espalhavam por todo o planeta”, completa Gian Gabriele Ori, co-autor do documento.

Dmitri Titov, cientista da ESA que faz parte da missão Mars Express, explica que “descobertas como esta são extremamente importantes pois ajudam a identificar as regiões de Marte que são as mais promissoras para encontrar sinais de vidas que existiram no passado”. A ESA enviará, no ano que vem, o rover Franklin como parte da missão ExoMars para explorar a superfície marciana em busca de bioassinaturas, em parceria com os russos da Roscosmos.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente um sistema montado pelo nosso Marquês de Pombal; fora de brincadeiras será para uma imagem assim que o nosso planeta caminha a passos largos.

  2. Lamentável
    Tantos problemas que o mundo está passando,catástrofes,guerras,fome,doenças que não encontram curas,e esses cientistas malucos querem descobrir se tem água em “marte” faça me favor!

  3. Lamentável
    Enquanto o mundo está passando por catástrofes,guerras,fome,doenças que NÃO encontrem curas,esses idiotas desses cientistas xarope quer descobrir se ten água em “marte” faça me favor

    • E o Raimundo por acaso sabe que comentou esta notícia graças a muita tecnologia desenvolvida pela indústria espacial?
      Faça um favor a si mesmo e pesquise sobre equipamentos utilizados no quotidiano graças ao programa Apollo, por exemplo. Vai ficar admirado.

  4. Gente retardada pensa assim…
    O conhecimento não ocupa lugar meu amigo.
    Porque não te tornas tu um “cientista” e vais resolver todos esses problemas?
    Basicamente falaste só para não estar calado.

  5. Esses cientistas “malucos” são heróis anónimos que podem vir a garantia da vida na terra! Pesquisas e descobertas em Marte podem sustentar que numa eventual catástrofe planetária terrena só Marte pode sustentar nossa possibilidade de existência humana! É difícil entender isso por que poucos conhecem o sentido da preservação da espécie!

  6. O universo evolui e tem ser humano que nao evolui. Apesar de todas as nossas carencias e outras coisas mais que precisamos melhorar em muito aqui na terra., isso nao quer dizer que a tecnologia nao pode ser estudada e buscada , pois sem ela nao estatiamos aqui nesse grau de desenvolvimento.

  7. Pobre “Zé” mané, o universo tão grande, infinito, não para de crescer e o ignorante preso nesse mundinho como uma gota no oceano! Vai estudar por favor!

RESPONDER

Descoberto primeiro asteróide que se move apenas dentro da órbita de Vénus

Uma rede de telescópios robóticos operados à distância observou um asteróide que, além de ser o asteróide mais próximo do Sol, é também o primeiro asteróide descoberto que se move completamente dentro da órbita de …

Mark Zuckerberg tem medo do TikTok (e já se sabe porquê)

Mark Zuckerberg já deixou claro, mais do que uma vez, que não gosta do TikTok. No entanto, agora sabemos o que está por trás desta hostilidade pelo rival: a aplicação está a crescer muito, mesmo …

A empresa mãe da Google já vale um bilião de dólares

Esta quinta-feira, a Alphabet, empresa mãe da Google, conseguiu uma cotação na bolsa de 1 bilião de dólares, cerca de 900 mil milhões de euros. A Alphabet tornou-se, esta quinta-feira, a quarta empresa norte-americana a conseguir …

Cientistas criam "cimento vivo" capaz de se "curar"

Uma equipa de cientistas dos Estados Unidos criou um "cimento vivo" juntando areia e bactérias num material de construção capaz de se auto-reproduzir, de absorver dióxido de carbono e manter a resistência. "Já usamos materiais biológicos …

Sporting 0-2 Benfica | Águia vence dérbi e foge na frente

O Benfica foi o grande vencedor do dérbi lisboeta. Na visita ao Sporting, os “encarnados” marcaram dois golos sem resposta, ambos na segunda parte, por Rafa Silva, entrado no decorrer da segunda parte, após ter …

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos

Um em cada seis homens é vítima de abuso sexual antes dos 18 anos e podem levam décadas até pedir ajuda, por nem sempre aceitarem e entenderem que sofreram violência sexual. Na maior parte dos …

"Messiah", da Netflix, reacende controvérsia sobre os limites da liberdade de expressão

A série Messiah, disponível na plataforma de streaming Netflix, acende a controvérsia em torno dos limites da liberdade de expressão e da criatividade no mundo das artes e do entretenimento. Messiah, uma série produzida por Michael …

Quadro encontrado por jardineiro era mesmo a obra desaparecida de Klimt

Em 1997, Retrato de uma Senhora desapareceu da Galeria de Arte Moderna Ricci Oddi, em Piacenza. Em dezembro, o quadro foi descoberto. Estava escondido numa parede da instituição. O quadro encontrado em dezembro, escondido na reentrância …

Terramotos modificaram a geografia de Porto Rico (e a NASA mostra como)

Os terramotos que Porto Rico tem sentido desde dezembro passado, que causaram pelo menos um morto e milhões de dólares em prejuízos, estão também a mudar a geografia desta ilha das Caraíbas. A agência espacial …

Maldivas desesperam por fundos enquanto continuam a afundar

As Maldivas correm o risco de desaparecer completamente a menos que o Governo consiga aceder a financiamentos para combater a subida das águas. Atualmente, 80% do país está um metro abaixo do nível do mar. "Não …