Encontrados indícios de antigo e enorme sistema de água subterrânea em Marte

Goddard Space Center / NASA

Com a sonda Mars Express, a ESA anunciou a descoberta de uma evidência mostrando que Marte, há muito tempo, tinha um enorme sistema de água subterrânea.

Recentemente, a agência divulgou imagens que mostravam sinais de atividades hídricas na superfície do planeta.

A descoberta da vez foi publicada no Journal of Geophysical Research: Planets, tendo os investigadores da missão explicado que encontraram, em 24 crateras profundas no hemisfério norte de Marte, a primeira evidência geológica de um sistema interligado de água abaixo da superfície.

Tais reservatórios subterrâneos de água devem ter abrigado minerais essenciais para a existência de vida, com cada uma das crateras observadas descendo a cerca de quatro mil metros abaixo do “nível do mar” marciano, contendo evidências de que em Marte havia piscinas naturais e fluxos de água que mudaram ao longo do tempo, incluindo canais e vales, além de depósitos de sedimentos.

Em cinco das 24 crateras em questão, foi detetada uma série de argilas, carbonatos e silicatos, elementos que estão intimamente ligados ao surgimento da vida na Terra, o que sustenta ainda mais a teoria de que Marte, tal qual aconteceu no nosso planeta, já teve as componentes e condições necessárias à vida.

ESA

Bacia profunda encontrada em Marte

“No início, Marte era um mundo aquático, mas quando o clima do planeta mudou, essa água recuou abaixo da superfície para formar poços e águas subterrâneas”, disse Francesco Salese, principal autor do estudo.

Para os investigadores, a descoberta mostra que Marte, há cerca de 3,5 mil milhões de anos, abrigava um oceano. “Achamos que esse oceano poderia estar ligado a um sistema de lagos subterrâneos que se espalhavam por todo o planeta”, completa Gian Gabriele Ori, co-autor do documento.

Dmitri Titov, cientista da ESA que faz parte da missão Mars Express, explica que “descobertas como esta são extremamente importantes pois ajudam a identificar as regiões de Marte que são as mais promissoras para encontrar sinais de vidas que existiram no passado”. A ESA enviará, no ano que vem, o rover Franklin como parte da missão ExoMars para explorar a superfície marciana em busca de bioassinaturas, em parceria com os russos da Roscosmos.

PARTILHAR

14 COMENTÁRIOS

  1. Possivelmente um sistema montado pelo nosso Marquês de Pombal; fora de brincadeiras será para uma imagem assim que o nosso planeta caminha a passos largos.

  2. Lamentável
    Tantos problemas que o mundo está passando,catástrofes,guerras,fome,doenças que não encontram curas,e esses cientistas malucos querem descobrir se tem água em “marte” faça me favor!

  3. Lamentável
    Enquanto o mundo está passando por catástrofes,guerras,fome,doenças que NÃO encontrem curas,esses idiotas desses cientistas xarope quer descobrir se ten água em “marte” faça me favor

    • E o Raimundo por acaso sabe que comentou esta notícia graças a muita tecnologia desenvolvida pela indústria espacial?
      Faça um favor a si mesmo e pesquise sobre equipamentos utilizados no quotidiano graças ao programa Apollo, por exemplo. Vai ficar admirado.

  4. Gente retardada pensa assim…
    O conhecimento não ocupa lugar meu amigo.
    Porque não te tornas tu um “cientista” e vais resolver todos esses problemas?
    Basicamente falaste só para não estar calado.

  5. Esses cientistas “malucos” são heróis anónimos que podem vir a garantia da vida na terra! Pesquisas e descobertas em Marte podem sustentar que numa eventual catástrofe planetária terrena só Marte pode sustentar nossa possibilidade de existência humana! É difícil entender isso por que poucos conhecem o sentido da preservação da espécie!

  6. O universo evolui e tem ser humano que nao evolui. Apesar de todas as nossas carencias e outras coisas mais que precisamos melhorar em muito aqui na terra., isso nao quer dizer que a tecnologia nao pode ser estudada e buscada , pois sem ela nao estatiamos aqui nesse grau de desenvolvimento.

  7. Pobre “Zé” mané, o universo tão grande, infinito, não para de crescer e o ignorante preso nesse mundinho como uma gota no oceano! Vai estudar por favor!

RESPONDER

Turistas fizeram café em Veneza. Foram multados em 950 euros e convidados a abandonar a cidade

Dois turistas alemães foram multados por fazerem um café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Depois, tiveram de deixar a cidade, segundo as autoridades municipais. Os dois turistas de Berlim, com idades entre 32 …

Merkel admite: Greta Thunberg teve influência nas novas medidas alemãs pelo ambiente

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou nesta sexta-feira que o seu governo decidiu ser mais ambicioso nas medidas contra as alterações climáticas como resposta à mobilização e marchas pelo ambiente de crianças e adolescentes inspirados …

Google paga prémios até centenas de milhares de euros para descobrir bugs

A Google aumentou o valor dos prémios que oferece a quem descobrir bugs nos seus produtos e serviços. Alguns dos prémios podem mesmo chegar aos milhares de euros. Ganhar dinheiro ao descobrir bugs é algo desconhecido …

Identificado suspeito do incêndio no estúdio de animação no Japão. Queixa-se de plágio

Esta quinta-feira, um incêndio no estúdio de animação KyoAni provocou 33 mortos e 35 feridos. Confirmadas as suspeitas de que o desastre resultara de fogo posto e que o autor usara gasolina para propagar as …

Nunca ninguém mandou tanto tempo como Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu foi o primeiro chefe de Governo de Israel a nascer no país — em Telavive, a 21 de outubro de 1949, um ano após a criação do Estado.  Foi também o primeiro-ministro mais …

Vulcão Etna acordou e entrou de novo em erupção

O Etna voltou a acordar lançando lava de uma das crateras localizadas na área desértica do topo do vulcão siciliano, de acordo com o Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV). A atividade é intermitente …

Agência Europeia para a Segurança da Aviação alerta para limitações dos Airbus 321neo

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) publicou na passada quarta-feira um estudo sobre um problema nos Airbus 321neo que pode dar origem a uma “redução do controle do avião”. O documento alerta todas as …

Carlos Vinícius por 17 milhões no Benfica. É o terceiro reforço mais caro das águias

O Benfica anunciou hoje como reforço o avançado brasileiro Carlos Vinícius, que assina por cinco temporadas, com o clube "encarnado" a pagar 17 milhões de euros ao Nápoles pela transferência. Os encarnados confirmaram a contratação do …

"Acharam que era empregado de mesa". Deputado Hélder Amaral denuncia racismo no Parlamento Europeu

O deputado do CDS-PP Hélder Amaral revela que foi vítima de racismo no Parlamento Europeu. O único deputado afro-descendente com assento parlamentar refere que "acharam que era empregado de mesa". Esta revelação foi feita por Hélder …

Há mais cinco dias para pagar o IVA (e mais mudanças noutros impostos)

Os deputados aprovaram esta sexta-feira, a proposta do Governo que altera diversos códigos fiscais, entre os quais mais cinco dias para o pagamento do IVA e eliminação de garantia para dívidas mais baixas de …