Europa e EUA desmantelam organizações cibercriminosas

Thomas Hawk / Flickr

Autoridades norte-americanas e europeias prenderam, esta semana, 16 indivíduos suspeitos de pertencerem a mercados cibernéticos ilícitos de contrabando de armas e drogas. Em adição, o alegado operador do website Silk Road 2.0 foi também colocado sob custódia.

As autoridades norte-americanas disseram ontem que encerraram o site, sucessor do Silk Road, um mercado negro do mundo digital utilizado para operações de narcotráfico, e acusaram o alegado administrador da plataforma, Blake Benthall, de crimes como tráfico de drogas, branqueamento de capitais e hacking.

A Europol afirmou que as unidades de cibercrime norte-americana e europeia, numa rusga que envolveu 18 países, conseguiram deitar a mão a um milhão de dólares em Bitcoins, e cerca de 223 mil dólares em dinheiro, prata, ouro e narcóticos.

Troels Oerting, o responsável do centro de cibercrime da Europol, disse que a operação conseguiu destruir parte significante da infraestrutura para o comércio online ilegal de drogas e armas nos países envolvidos. Contudo, Oerting avançou que os websites de comércio ilícito são facilmente criados e que têm vindo a estender-se por vários países.

As rusgas, no âmbito de uma operação denominada Onymous, foram executadas na Bulgária, na República Checa, na Finlândia, na França, na Alemanha, na Hungria, na Irlanda, na Lituânia, em Luxemburgo, na Holanda, na Roménia, em Espanha, na Suécia, na Suíça, no Reino Unido e nos Estados Unidos. Sem avançar pormenores relativamente às acusações, a Europol disse ter capturado 16 indivíduos que operavam sites ilegais.

As organizações criminosas recorreram à rede Tor para ocultar as suas identidades e IPs.

Na operação estiveram envolvidos o Centro de Cibercrime da Europol, o FBI e oficiais do departamento de imigração e de segurança interna dos EUA.

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Novo ano letivo marcado pelo recorde de pedidos de bolsas de estudo no superior

Número crescente de alunos e perda de rendimentos das famílias são duas das razões apontadas para os pedidos recorde. O ano letivo 2021/22 ainda agora arrancou, mas já está a bater recordes no que respeita aos …

Urgências em Lisboa estão cheias. Situação pode piorar nas próximas semanas

As urgências do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, estão em situação crítica, com tempos de espera elevados. A situação de calamidade multiplica-se em vários hospitais do país, de …

Portugal já tem 86% da população totalmente vacinada contra a covid-19

A vacinação completa contra a covid-19 abrange já 86% da população portuguesa e são já mais de nove milhões de pessoas as que têm pelo menos uma dose da vacina, de acordo com os dados …

Direção do CDS desautoriza Telmo Correia e defende eleições "o mais brevemente possível"

A direção do CDS-PP não gostou de ouvir o líder parlamentar dizer que a melhor altura para realizar eleições legislativas seria no final de janeiro ou fevereiro. Depois de uma reunião com o presidente da Assembleia …

Órban e Le Pen apoiam a Polónia e criticam "imperialismo" da UE

O primeiro-ministro húngaro, Viktor Órban, e a líder da União Nacional (RN, na sigla em francês), Marine Le Pen, manifestaram esta terça-feira apoio à Polónia no conflito que mantém com a UE, a qual acusam …

Após goleada frente ao Bodø/Glimt, Mourinho põe de lado quatro jogadores

Em duas convocatórias consecutivas, José Mourinho deixou de fora quatro futebolistas que participaram na derrota por 6-1 frente ao Bodø/Glimt. Naquela que foi a maior derrota de sempre da carreira de José Mourinho, o Tottenham perdeu …

O que cai e o que fica: as medidas que o chumbo do OE deita por terra e as que permanecem

O grosso das medidas previstas na proposta de Orçamento do Estado para 2022 não deverá sair do papel. As aprovadas em Conselho de Ministros, por sua vez, manter-se-ão viáveis, já foram discutidas fora da sede …

Truque permite que o Orçamento não seja votado esta quarta-feira

Há um mecanismo que, se for acionado, permite que o Orçamento do Estado para 2022 sobreviva mesmo que não seja votado. O Orçamento do Estado para 2022 pode baixar à comissão sem votação. Este mecanismo, nunca …

Conceição reconhece supremacia do Santa Clara e admite culpa na derrota

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, reconheceu que o Santa Clara foi superior e diz-se culpado pela derrota pesada que deixa o clube fora da Taça da Liga. O FC Porto está fora da Taça …

"Vechtpartij", quadro de Jan Steen.

Antigos jogos de bebida acabavam em vinho derramado e esfaqueamentos

Hoje vistos como jogos de diversão para jovens, na antiguidade, os drinking games (jogos de bebida) eram comuns em toda a sociedade — e, por vezes, terminavam mal. O kottabos era um antigo jogo de bebida …