Eurogrupo concluído sem acordo sobre a Grécia

EU Council Eurozone / Flickr

Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia (esq) com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo (dir)

Yanis Varoufakis, ministro das Finanças da Grécia, com Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo

A reunião desta quinta-feira dos ministros das Finanças da zona euro em Bruxelas foi dada por encerrada, sem que tenha sido alcançado um acordo com a Grécia, indicaram fontes diplomáticas.

Os ministros vão voltar a reunir-se nos próximos dias, segundo o ministro das Finanças Finlandês, Alexander Stubb, que através da rede social Twitter disse que “o Eurogrupo vai voltar, mas não hoje“.

Segundo a agência de notícias Efe, que cita fontes europeias, o Eurogrupo poderá reunir-se novamente este sábado.

O encontro desta quinta-feira arrancou pelas 12h30 de Lisboa (13h30 em Bruxelas) e foi suspenso cerca de duas horas depois, com fonte diplomática a adiantar então que a interrupção tinha por objetivo aguardar novidades de Atenas quanto às propostas que permitam desbloquear um acordo.

No entanto, a interrupção foi curta e os ministros voltaram a reunir-se, mas apenas por um breve espaço de tempo, tendo então a reunião sido dada por terminada por hoje.

Deverão continuar assim pelos próximos dias, inclusivamente pelo fim de semana, as negociações entre os credores e a Grécia, com o objetivo de pôr fim ao impasse quanto às medidas a executar por Atenas que permitam fechar o atual programa de resgate e desbloquear a última tranche de ajuda financeira, de 7,2 mil milhões de euros, essencial para as autoridades gregas conseguirem honrar atempadamente os seus compromissos.

A Grécia tem até 30 de junho para pagar 1,6 mil milhões de euros ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e sem um acordo não terá dinheiro para cumprir esse compromisso.

Antes do início da reunião em Bruxelas, o presidente do Eurogrupo tinha indicado que se perspetiva “trabalho duro” para tentar ultrapassar as divergências que persistem.

Dando conta de uma proposta conjunta acordada entre as instituições – Comissão Europeia, Banco Central Europeu (BCE) e FMI -, Jeroen Dijsselbloem afirmou que a mesma foi rejeitada pelo Governo grego, pelo que é necessário ouvir agora as suas ideias, designadamente “aquilo com que concordam e discordam” relativamente aos documentos sobre a mesa, e “negociar-se-á a partir daí“.

Líderes iniciam reunião do Conselho Europeu com Grécia em pano de fundo

A reunião do Conselho Europeu iniciou-se, em Bruxelas, com questões económicas e a imigração na agenda, mas com a “sombra” da situação da Grécia como pano de fundo.

A cimeira começou pelas 16h30 (15h30 de Lisboa) e Portugal está representado pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

A União Económica e Monetária e a situação dos imigrantes ilegais, a par de um debate, na sexta-feira, sobre os desafios em termos de segurança, são a agenda oficial do Conselho Europeu.

A reunião dos chefes de Estado e de Governo da União Europeia começou ao mesmo tempo que terminou o encontro dos ministros das Finanças da zona euro (Eurogrupo).

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

O buraco negro mais faminto do Universo engole por dia uma massa equivalente à do Sol

No centro do quasar mais brilhante já descoberto "mora" um dos maiores buracos negros que é também o mais "faminto" de todo o Universo: por dia, engole o equivalente à massa do nosso Sol. As …

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …