/

Eurodeputados ganham 1,4 milhões de euros por mandato

Pietro Naj-Oleari / European Parliament

Nos cinco anos de mandato, um eurodeputado ganha quase 1,4 milhões de euros em salário e subsídios. Um eurodeputado recebe por mês cerca de 20 mil euros.

Dos 1,4 milhões conseguidos em cinco anos, “apenas” meio milhão é referente a salários. O restante é relativo a subsídios mensais a que os eurodeputados têm direito, como o subsídio de alojamento e de alimentação, que correspondem a 320 euros por dia.

A notícia avançada pelo Jornal de Notícias explica que o salário de um eurodeputado é de 6.824,85 euros após descontos. Contudo, com os subsídios adicionais que lhes são concedidos, o vencimento mensal dispara para os 20 mil euros. A confirmação deste valor foi dada pelo eurodeputado Marinho e Pinto.

São vencimentos normais e iguais para deputados de todos os países. São confortáveis para o cargo”, considera o ex-autarca Fernando Ruas. Na altura em que ingressou na lista do PSD às eleições europeias de 2014, admite que desconhecia qual era o salário de um eurodeputado.

Ao fim do mandato de cinco anos, um eurodeputado ganha 477 mil euros apenas em salários. O valor dos subsídios corresponde a mais do dobro do vencimento conseguido com salários. Também o gabinete de cada eurodeputado recebe subsídios de apoio por parte de Bruxelas. Por mês, cada gabinete recebe 4.513 euros em subsídios e outros 24.943 euros em salários.

Não acho que seja excessivo. Acho que é adequado, controlado e rigoroso. Os políticos em Portugal é que são mal pagos, o que cria situações que são portas abertas para a promiscuidade, corrupção e alguns esquemas”, defende a socialista Ana Gomes.

Além destes vencimentos, os eurodeputados podem também pedir a devolução de despesas feitas com as viagens de casa até ao Parlamento Europeu, mediante a apresentação de recibo e desde que não ultrapasse o valor de 4.454 euros.

Segundo a Sábado, após os 63 anos, os eurodeputados têm direito a uma pensão de reforma, que equivale a 3,5% do salário por cada ano cumprido no exercício do mandato. Ou seja, se um eurodeputado com mais de 63 anos estiver em Bruxelas durante cinco anos, tem direito a uma pensão de reforma de aproximadamente 1530 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.