Linha de Fundo: Euro sem o esplendor de Portugal

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O campeão da Europa está fora da prova, ficando arredado da reconquista do título. Jogo perdido com a Bélgica, sentenciado num pormenor.

Duelo dividido, com uma primeira parte cautelosa de ambas as equipas. Mais uma vez ficou provado que a Seleção portuguesa tem muito talento, mas sente dificuldade em deslumbrar. Falta mais ousadia e autoridade.

Fernando Santos apostou apostou em Dalot (estreia absoluta a titular) e Palhinha, este com a espinhosa missão de parar os poderosos Lukaku e De Bruyne. Nélson Semedo e Danilo saltaram do onze inicial.

Como já se tinha visto na derrota com a Alemanha, Portugal demonstrava dificuldades em dar resposta ao jogo em largura do adversário. A Bélgica apresentava um esquema simples: atacar com cinco e defender com outros tantos.

Perto do intervalo, os belgas a conseguirem trocar a bola sem oposição e Thorgan Hazard a disparar fora da área e a conseguir marcar aquele que seria o golo a decidir o duelo. Os belgas precisaram apenas de uma oportunidade para rematar sem pressão em zona perigosa, a concluir uma primeira parte equilibrada e com poucas ocasiões de golo.

Estava na altura de uma reação lusa. Fernando Santos arriscou, aos 55 minutos entraram Bruno Fernandes e João Félix (estreia no Euro) para as saídas de João Moutinho e Bernardo Silva, outra vez muito apagado. As alterações fizeram bem à equipa, Portugal foi mais ofensivo.

Diogo Jota, João Félix e Bruno Fernandes ameaçaram. As oportunidades sucederam-se. A melhor surgiu aos 83 minutos, Rúben Dias sem marcação cabeceou para uma grande defesa de Courtois e logo a seguir Raphael Guerreiro rematou ao poste. Boa resposta de Portugal, mas tardia, a deixar a nítida sensação que a equipa tinha argumentos para não desfazer o sonho. Fim de linha para Portugal, com a Seleção a deixar a ideia que é capaz de discutir o jogo contra qualquer adversário.

A Seleção de Portugal, a campeã europeia em título, foi eliminada pela Bélgica. Em especial, a equipa tentou tudo, mas sem efeito prático. Esta equipa tem qualidade, talento e experiência suficiente para dar azo a uma era sem igual no futebol português.

Faltou personalidade, não convidar o adversário a ter bola, não mostrar receio.

Não de viu uma ideia de jogo que traduzisse o potencial ofensivo à disposição. A receita para a equipa à disposição em 2016, não resulta nestes jogadores. Um caso claro que talento desperdiçado.

Esta foi a pior prestação de sempre de Portugal num Campeonato da Europeu: nas 7 anteriores presenças na prova, chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final.

Mas… teremos sempre Paris.

  Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …