Linha de Fundo: Euro sem o esplendor de Portugal

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

O campeão da Europa está fora da prova, ficando arredado da reconquista do título. Jogo perdido com a Bélgica, sentenciado num pormenor.

Duelo dividido, com uma primeira parte cautelosa de ambas as equipas. Mais uma vez ficou provado que a Seleção portuguesa tem muito talento, mas sente dificuldade em deslumbrar. Falta mais ousadia e autoridade.

Fernando Santos apostou apostou em Dalot (estreia absoluta a titular) e Palhinha, este com a espinhosa missão de parar os poderosos Lukaku e De Bruyne. Nélson Semedo e Danilo saltaram do onze inicial.

Como já se tinha visto na derrota com a Alemanha, Portugal demonstrava dificuldades em dar resposta ao jogo em largura do adversário. A Bélgica apresentava um esquema simples: atacar com cinco e defender com outros tantos.

Perto do intervalo, os belgas a conseguirem trocar a bola sem oposição e Thorgan Hazard a disparar fora da área e a conseguir marcar aquele que seria o golo a decidir o duelo. Os belgas precisaram apenas de uma oportunidade para rematar sem pressão em zona perigosa, a concluir uma primeira parte equilibrada e com poucas ocasiões de golo.

Estava na altura de uma reação lusa. Fernando Santos arriscou, aos 55 minutos entraram Bruno Fernandes e João Félix (estreia no Euro) para as saídas de João Moutinho e Bernardo Silva, outra vez muito apagado. As alterações fizeram bem à equipa, Portugal foi mais ofensivo.

Diogo Jota, João Félix e Bruno Fernandes ameaçaram. As oportunidades sucederam-se. A melhor surgiu aos 83 minutos, Rúben Dias sem marcação cabeceou para uma grande defesa de Courtois e logo a seguir Raphael Guerreiro rematou ao poste. Boa resposta de Portugal, mas tardia, a deixar a nítida sensação que a equipa tinha argumentos para não desfazer o sonho. Fim de linha para Portugal, com a Seleção a deixar a ideia que é capaz de discutir o jogo contra qualquer adversário.

A Seleção de Portugal, a campeã europeia em título, foi eliminada pela Bélgica. Em especial, a equipa tentou tudo, mas sem efeito prático. Esta equipa tem qualidade, talento e experiência suficiente para dar azo a uma era sem igual no futebol português.

Faltou personalidade, não convidar o adversário a ter bola, não mostrar receio.

Não de viu uma ideia de jogo que traduzisse o potencial ofensivo à disposição. A receita para a equipa à disposição em 2016, não resulta nestes jogadores. Um caso claro que talento desperdiçado.

Esta foi a pior prestação de sempre de Portugal num Campeonato da Europeu: nas 7 anteriores presenças na prova, chegou sempre, pelo menos, aos quartos de final.

Mas… teremos sempre Paris.

Teófilo Fernando, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …

Patrões, UGT e Governo assinam acordo de Concertação, num "sinal de desagravamento" das tensões

Esta quarta-feira, será assinado o acordo de formação profissional, denominado Um Desígnio Estratégico para as Pessoas, para as Empresas e para o País, alcançado na concertação social. Carlos Silva, secretário geral da UGT, encara a assinatura …

Navio e cemitério egípcios encontrados em cidade submersa há mais de 1.000 anos

Um equipa de arqueólogos descobriu os destroços de um antigo navio egípcio que naufragou após ser atingido por blocos gigantes do famoso templo de Amon. Também foi encontrado um cemitério. O naufrágio ocorreu há cerca de …

Ferro espera que jovens resistentes à vacinação mudem de atitude

O presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, elogiou o processo de vacinação e disse esperar que os mais jovens mudem de atitude. Carla Nunes, da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova …

Governo cria 500 vagas no ensino superior para alunos desfavorecidos

O Governo vai criar 500 vagas no ensino superior e em cursos técnicos superiores profissionais, no ano letivo de 2022-23, destinados a alunos provenientes de zonas desfavorecidas. De acordo com o Público, a medida faz parte …

Consumir alimentos com ómega-3 pode aumentar a esperança de vida em cinco anos

Um novo estudo indica que ter altos níveis de ómega-3 no sangue pode aumentar a esperança de vida de um indivíduo em cinco anos. De acordo com o novo estudo, publicado The American Journal of Clinical …

Bebiana Cunha é a candidata do PAN à Câmara do Porto

Bebiana Cunha, líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza (PAN), é a candidata do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto. A líder parlamentar do Pessoas-Animais-Natureza(PAN), Bebiana Cunha, de 35 anos, é a candidata do partido à presidência …

CP prevê perturbações na circulação de comboios a partir de hoje e até 15 de setembro

A CP - Comboios de Portugal prevê perturbações na circulação de comboios a partir de hoje, em todos os serviços, a nível nacional, e até 15 de setembro, devido a greves na empresa e na …

Plano para vacinar jovens espera luz verde da DGS

Está tudo pronto para arrancar com a vacinação dos jovens entre os 12 e os 15 anos no fim de semana de 21 e 22 de agosto. Só falta a luz verde da Direção-Geral da …

PSD/CDS apresenta queixa na CNE contra presidente da Câmara de Paredes

A coligação PSD/CDS apresentou uma queixa na CNE contra o presidente da Câmara de Paredes, no distrito do Porto, por ter usado meios da autarquia na campanha do PS. A coligação PSD/CDS-PP que concorre à Câmara …