Benfica é “campeão nacional” em presenças no Campeonato da Europa. Três conhecidos da Liga vão enfrentar Portugal na fase de grupos. Um eslovaco e um albanês vão estar lá — e não são verdes, azuis ou vermelhos.
O SL Benfica é quem leva mais jogadores do seu plantel ao Euro — e mais velhos conhecidos.
Além dos portugueses António Silva e João Neves chamados por Roberto Martínez, os encarnados levam outras três águias voam até à Alemanha este mês.
Orkun Kökçü, ao serviço da Turquia, é o único a atuar em Portugal que vai garantidamente enfrentar a seleção portuguesa neste Campeonato da Europa. No Grupo C, Alexander Bah será o dono da lateral-direita da Dinamarca.
Já o guarda-redes Anatoliy Trubin vai ao banco: não é o dono da baliza ucraniana — e já disse, ao canal Vzbirna, que ficou “chateado” por não jogar.
Além destes cinco, Portugal pode vir a enfrentar 11 ex-encarnados — um deles já está no caminho dos Navegadores, logo na estreia, no dia 18.
David Jurásek, lateral-esquerdo que não se conseguiu impor na Luz, está nos planos da seleção da Chéquia.
Quem roubava o lugar ao checo, Álex Grimaldo, um dos protagonistas da campanha histórica do Bayer Leverkusen na Bundesliga, é o dono da esquerda de Espanha.
A Bélgica, com Jan Vertonghen e Axel Witsel é, a par da Sérvia, a seleção com mais ex-águias.
A Sérvia leva o extremo Andrija Zivkovic e o ponta-de-lança Luka Jovic entre os seus 26.
O ex-guardião do Benfica Jan Oblak também vai voltar a defender a baliza da Eslovénia. Curiosamente, os seus dois suplentes passaram por Portugal: Igor Vekic (Paços de Ferreira) e Vid Belec (Olhanense).
A partilhar balneário com Trubin vai estar, pela Ucrânia, Roman Yaremchuk, que esteve na Luz um ano e meio antes de partir para os belgas do Club Brugge.
Pelos campeões europeus, o médio Bryan Cristante não deve ser titular, mas estará ao serviço de Spaletti.
Talvez não se lembre do único polaco convocado com a Luz no currículo: Paweł Dawidowicz, que se ficou pela equipa B entre 2014 e 2016.
Sporting
Além de Gonçalo Inácio, o médio Morten Hjulmand vai representar a Dinamarca, embora a sua titularidade não seja garantida. São os únicos leões no Euro 2024, mas há três ex-Sporting que podem vir a cruzar caminho com Portugal.
Nemanja Gudelj vai partilhar balneário com Zivkovic e Jovic; Andraž Šporar com Oblak e o central turco Merih Demiral , com Kökçü, vai defrontar as cinco quinas.
Porto
Três azuis e brancos vão à Alemanha, todos portugueses.
Além de Diogo Costa, Pepe e Francisco Conceição, não há ex-dragões no elenco de 24 seleções.
Marko Grujić, que serviu a Sérvia no último Euro, não foi convocado.
Um eslovaco e um albanês pelo meio
Além das habituais presenças vermelhas, azuis e verdes, duas equipas portuguesas vão ver um jogador seu no Euro 2024. Não, não é o Braga nem o Guimarães.
Com o ‘9’ nas costas, tal como usa em cima do xadrez, o ponta-de-lança Róbert Bozeník, que apontou 10 golos pelo Boavista esta temporada, vai jogar pela Eslováquia.
Ao banco do Famalicão, a Albânia foi pescar Enea Mihaj para compor a muralha defensiva.Os albaneses também levam consigo até à Alemanha um velho conhecido do Arouca, Ivan Balliu, e os famalicenses vêm um ex-jogador seu, Srđan Babić, representar a Sérvia.