EUA libertam prisioneiro mais velho de Guantánamo

Saifullah Paracha, um paquistanês de 75 anos, ficou detido durante 18 anos na prisão militar dos Estados Unidos na Baía de Guantánamo, em Cuba, sem ser acusado. Agora, foi-lhe permitido regressar a casa, anunciou no sábado o Departamento de Defesa norte-americano.

Em 2003, Saifullah, empresário e produtor, foi detido pelas autoridades norte-americanas por suspeita de filiação com a Al-Qaeda, lembrou a NPR. Em 2021, o Conselho de Revisão Periódica de Guantánamo determinou que Paracha já não constituía uma ameaça significativa para os EUA.

No sábado, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Paquistão confirmou a chegada de Saifullah.

Saifullah é a quarta pessoa libertada de Guantánamo este ano, uma medida que faz parte dos esforços do Presidente Joe Biden para reduzir a população de reclusos naquela cadeia e, depois, encerrar as instalações.

Com o regresso de Saifullah a casa, permanecem em Guantánamo 35 detidos, de acordo com o Departamento de Defesa. Vinte são elegíveis para transferência e três são para uma comissão de revisão. Nove estão envolvidos no processo da comissão militar e três foram mesmo condenados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.