EUA coloca 28 organizações chinesas em lista negra por abusos contra minorias étnicas

Os Estados Unidos (EUA) colocaram na segunda-feira 28 organizações chinesas numa lista negra pelo alegado envolvimento em abusos contra a minoria étnica uigur e outras na província de Xinjiang, no noroeste da China.

As organizações, que incluem agências governamentais e empresas tecnológicas especializadas em equipamento de vigilância, ficam proibidas de comprar produtos de empresas americanas sem a aprovação de Washington, informou o Expresso.

O Gabinete de Segurança Pública de Xinjiang e outras 19 agências mais pequenas fazem parte da lista, bem como grupos comerciais especializados em tecnologia de reconhecimento facial.

Segundo o Departamento de Comércio, as organizações visadas estão “implicadas em violações e abusos dos direitos humanos” e na “campanha da China de repressão, detenção arbitrária em massa e vigilância de alta tecnologia de uigures, cazaques e outros membros de grupos minoritários muçulmanos”.

Nos últimos anos, têm-se acumulado relatos de que mais de um milhão de pessoas, principalmente da etnia uigure, está detido em campos de internamento em Xinjiang. Grupos de defesa dos direitos humanos e antigos detidos descrevem-nos mesmo como “campos de concentração”, onde os prisioneiros são obrigados a assimilar a cultura han, maioritária na China.

As autoridades de Pequim descrevem os campos como “centros de educação vocacional” onde os uigures recebem orientação profissional, justificando a sua existência com a necessidade de afastar as pessoas do extremismo religioso, terrorismo e separatismo.

Na semana passada, durante uma conferência de imprensa no Vaticano, o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, disse que a China “exige que os seus cidadãos adorem o Governo e não Deus”. Em julho, mais de 20 países do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas assinaram uma carta conjunta, criticando a forma como Pequim trata os uigures e outros muçulmanos.

Esta não é a primeira vez que os EUA impõem uma proibição comercial a grupos chineses. Em maio, a Administração Trump colocou o gigante de telecomunicações Huawei em lista negra devido a receios de segurança relativamente aos seus produtos.

Os dois países estão atualmente em guerra comercial, impondo taxas alfandegárias sobre os produtos do outro. Ainda esta semana, delegações americanas e chinesas reúnem-se em Washington para tentar aliviar as tensões.

ZAP // //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Rios ocultos de água quente estão a derreter o gelo da Antártida

O gelo antártico está a ser desestabilizado por rios ocultos e invertidos de água quente que correm por baixo das plataformas, derretendo-as. Os cientistas conhecem estes canais basais nas plataformas de gelo há vários anos, mas …

Enorme impacto cósmico pode ter assolado a Terra há 12.800 anos

Uma equipa de cientistas descobriu excesso de platina em material sedimentar extraído de depósitos de turfa localizados em Wonderkrater, Limpopo, na África do Sul, revelou uma nova investigação. De acordo com um novo estudo, cujos resultados …

Astronauta capta o colossal "Olho do Sahara" a partir da EEI

A Agência Espacial Europeia publicou neste domingo uma fotografia da colossal estrutura de Richat, uma formação geológica enigmática no centro da Mauritânia, conhecida como o "Olho do Sahara". A estrutura, que tem cerca de 40 quilómetros …

NASA revela novos fatos espaciais que os astronautas vão levar para a Lua (e são pura ficção científica)

A NASA apresentou na terça-feira, na sua sede, em Washington, Estados Unidos, os novos fatos espaciais que os astronautas da missão Artemis vão usar em 2024, quando voltarem à Lua. Fatos feitos em modelos 3D, à …

Panama Papers. Mossack Fonseca não gostou do filme e processou Netflix por difamação

A dupla de sócios do escritório de advogados Mossack Fonseca, envolvido no caso “Panama Papers”, moveu um processo em tribunal por difamação contra a Netflix. A plataforma anuncia a estreia, para esta sexta-feira, do filme “Laundromat: …

Porsche e Boeing unem-se em projeto de táxi aéreo premium

A Porsche e a Boeing estão a unir esforços para explorar o mercado de mobilidade área urbana. Aproveitando os seus pontos fortes, as duas empresas prometem desenvolver um táxi aéreo para o futuro. Numa verdadeira fusão …

Fotografia com pombos? Na Tailândia, há "profissionais" contratados para assustá-los

A área de uma das portas da cidade, Tha Pae, parte do que resta da muralha vermelha que protegia a cidade antiga em Chiang Mai, na Tailândia, é uma das maiores atrações turísticas locais. Os turistas …

Sky News lança canal sem qualquer notícia sobre o Brexit

O canal Sky News Brexit-Free foi esta quarta-feira para o ar às 17h horas, sendo que os seus programas serão transmitidos até às 22h, de segunda a sexta-feira. O grupo de televisão britânico Sky vai lançou …

Vacina contra o cancro da mama pode estar disponível dentro de 8 anos

Investigadores da Clínica Mayo desenvolveram uma vacina contra o cancro ovário e da mama que poderá estar disponível comercialmente dentro de apenas oito anos. A ideia da vacina é estimular o próprio sistema imunológico dos pacientes …

Busca pelo avião de Amelia Earhart só encontrou chapéus, detritos de um naufrágio e uma lata de refrigerante

A mais recente busca pelos restos do avião de Amelia Earhart, a famosa aviadora americana que desapareceu sobre o Pacífico em 1937, terminou sem resultados. De acordo com o jornal norte-americano The New York Times, a investigação …