/

Ataque zombie: Governo dos EUA envia alerta

O sistema de alertas norte-americano enviou mensagem a uma cidade da Flórida a alertar os moradores para um ataque de zombies.

Os moradores de Lake Worth, na Florida, Estados Unidos, receberam alertas sobre falta de energia no último domingo, mas também foram advertidos para terem cuidado com zombies.

A advertência incomum foi difundida pelo sistema de alertas norte-americano, utilizado para avisar a população sobre catástrofes, fuga de criminosos ou desaparecimento de crianças. O alerta zombie foi dado durante a falha de eletricidade que afetou toda a região nas primeiras horas de domingo.

“Falha de energia e alerta de zombies para os residentes de Lake Worth e Terminus. Há agora menos de 7.380 de clientes afetados pela atividade zombie extrema. Hora de recuperação incerta”, dizia a mensagem.

Os residentes receberam a mensagem à 1h45 da madrugada que alertava para “falta de energia e alerta de zombies para os moradores de Lake Worth e Terminus“, sendo este último lugar uma referência a uma cidade no programa de televisão “The Walking Dead”.

O mais caricato é que Terminus era o lugar onde vivia um grupo secundário de antagonistas que era referido na quarta e na quinta temporadas do programa. A referência não passou despercebida aos gestores de redes sociais da série, que partilharam a história na página oficial no Twitter, escreve o Observador.

A população ficou extremamente preocupada. A calma só voltou à cidade depois de um responsável do gabinete de comunicação da Câmara Municipal ter usado a página de Facebook “Lake Worth Live” para esclarecer que tudo não tinha passado de um engano.

Depois do alerta principal, foi enviado um outro alerta que dizia que a mensagem tinha sido enviada “sem intenções”. “Quero reiterar que Lake Worth não tem qualquer atividade zombie atualmente e que pede desculpa pela mensagem do sistema”, disse Ben Kerr, acrescendo que a falha de energia, por sua vez, foi bem real.

Segundo o jornal, na origem do erro está o hábito de utilizar mensagens anedóticas para testar os programas de envio de alertas. Provavelmente, esta mensagem entrou no sistema por engano, tendo sido enviada para a população. No entanto, não foi mencionada nenhuma causa para o erro do sistema.

Certo é que quase oito mil pessoas perderam a eletricidade, que foi restaurada 27 minutos depois. Ao contrário do ataque zombie, a falha de energia não foi um engano.

ZAP // BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.