EUA confirmam morte de líder do Estado Islâmico no Afeganistão

(dr)

Abu Saad Orakzai, também conhecido como Saad Arhabi

As forças militares dos Estados Unidos no Afeganistão confirmaram este domingo a morte do líder do grupo jihadista Estado Islâmico no país, Abu Saad Orakzai, também conhecido como Saad Arhabi, num bombardeamento no dia 25 de agosto.

Os Estados Unidos confirmaram a morte de Abu Saad Orakzai, líder do grupo jihadista Estado Islâmico no Afeganistão, num bombardeameto ocorrido na província oriental de Nangarhar, reduto afegão da organização terrorista.

A morte do líder terrorista, também conhecido como Saad Arhabi, foi confirmada em comunicado pela missão da NATO no país, “Apoio Decidido”.

“Os Estados Unidos e seus aliados estão no Afeganistão para manter a pressão sobre os terroristas transregionais, que pertencem a redes e que tenham planear, fornecer recursos e atacar directamente”, afirmou o general Scott Miller, comandante das forças dos EUA e da NATO no Afeganistão.

Scott Miller, que assumiu este domingo o comando das tropas internacionais no lugar do general John Nicholson, acrescentou que esta é uma parte “vital” do papel aliado para alcançar uma solução de segurança no Afeganistão.

Um dia após o bombardeamento de 25 de agosto, a principal agência de inteligência afegã, o Diretório Nacional de Segurança, NDS, já tinha dado como morto o líder terrorista. Orakzai é o terceiro emir do EI morto em ataques dos EUA desde julho de 2016.

Em abril de 2017, morreu o antigo líder do grupo no Afeganistão, Abdul Hasib, numa operação das forças afegãs e dos EUA em Nangarhar, três semanas depois de Washington ter lançado na região a Mãe de Todas as Bombas, uma das bombas mais potentes do seu arsenal convencional, com o objectivo de destruir um dos últimos redutos do EI.

Apenas nove meses antes, em julho de 2016, o líder anterior do Estado Islâmico, Hafiz Sayed Khan, tinha também morrido num bombardeamento norte-americano, igualmente em Nangarhar.

// EFE

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Tal mal…
    Agora que o Fernando Medina estava em negociações para ele vir imigrado, é que acontece essa tragédia.
    Mas a construção da Mesquita no Martim Moniz, continua prometida ao próximo !

RESPONDER

Pandemia ameaça agricultura portuguesa. Cereais e setor do vinho em risco

Não é surpresa que alguns setores vão ser fortemente prejudicados pela pandemia de covid-19. A agricultura é um deles. Um grupo de trabalho criado pelo Governo - o Grupo de Acompanhamento e Avaliação das Condições de …

Governo dos Açores impõe cercas sanitárias em todos os concelhos de São Miguel

O Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, anunciou esta quinta-feira o líder do executivo. Ficam interditadas, segundo Vasco …

Espanha vai rastear mais de 40 milhões de telemóveis para enfrentar pandemia

Mais de 40 milhões de telemóveis vão ser rastreados em Espanha num estudo de mobilidade anónima que permitirá conhecer os movimentos da população entre territórios e contribuir para tomar decisões para enfrentar a pandemia causada …

Assistência a filho paga a 100% deixa de fora funcionários públicos inscritos na CGA

O pagamento a 100% do subsídio de assistência a filho que entrou em vigor este mês não abrange os funcionários públicos inscritos na Caixa Geral de Aposentações (CGA), revelou fonte oficial do Ministério da Administração …

Câmara do Porto quer isentar rendas de 257 estabelecimentos até junho

A Câmara do Porto vai propor a isenção total das rendas de 257 estabelecimentos situados em prédios municipais, no período de 18 de março a 30 de junho, no valor global de cerca de 112 …

Deslocações na Páscoa limitadas ao concelho de residência

O Governo vai limitar as deslocações dos portugueses durante o período de Páscoa aos concelhos de residência de permanência. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia esta quinta-feira, entre a véspera da …

"Dos mais novos no mundo a morrer." Bebé de seis semanas morre de covid-19 nos EUA

Morreu, nos Estados Unidos, um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim de semana, na sequência de uma infeção provocada pela covid-19. Um bebé de seis semanas, que estava hospitalizado desde o fim …

Reyes seguia a 187 km/h quando sofreu acidente mortal

O futebolista José Antonio Reyes conduzia a 187 km/h quando rebentou um pneu do carro, provocando o acidente que causou a morte ao antigo jogador do Benfica, indica o relatório pericial da Guarda Civil. A investigação …

OMS está "muito preocupada com o rápido aumento da infeção"

A OMS mostra-se preocupada com a evolução do número de infetados pelo novo coronavírus e pede o perdão da dívida para os países mais vulneráveis. O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) diz estar muito …

Cerco sanitário prolongado em Ovar. "Situação ainda não está controlada"

A Direção-Geral de Saúde decidiu prolongar a cerca sanitária no concelho de Ovar por mais 15 dias, avança o Jornal de Notícias esta quinta-feira. De acordo com o matutino, as autoridades de saúde vão permitir …