//

Estudo ridicularizado por alegar que o poder da mente pode transformar ovos cozidos em crus

3

Um estudo científico chinês está a ser ridicularizado por alegar que os investigadores conseguiram transformar ovos cozidos em crus.

Uma equipa de investigadores chineses alega ter conseguido transformar ovos cozidos em crus. No estudo científico publicado no ano passado na revista Pictorial Geography, os autores sugerem que foram capazes de reverter a cozedura dos ovos com o “poder mental ultra-psicológico” de dez pessoas.

Na experiência, cada participante colocou um ovo cozido num copo de papel e passou 20 minutos a focar a mente em “reavivar” o ovo, explica a VICE.

Já num segundo artigo, publicado no mês passado na mesma revista científica, os autores descreveram como alguns dos ovos foram incubados e chocados para produzir pintainhos vivos. A revista é controlada pelo governo de Jilin, uma província no nordeste da China.

As conclusões do estudo tornaram-se virais nas redes sociais chinesas, desencadeando uma onda de críticas ao setor académico que deu voz à pseudociência. Face à polémica, as autoridades suspenderam as operações desta revista científica na terça-feira, procurando agora perceber como é que este artigo foi publicado.

Embora não consiga explicar como é que aconteceu, a autora principal do estudo, Guo Ping, insiste que as experiências são verdadeiras.

“Há muitas coisas na vida que vão contra o senso comum”, disse Guo, diretora da Escola Vocacional de Chunlin. “Eu conduzi a experiência apenas para tentar. Mas os ovos [cozidos] podem ser transformados em vida, o resultado desta experiência deixou-me em choque”.

A escola de Guo é dedicada a melhorar o desenvolvimento do cérebro das crianças. A escola também oferece aulas de memorização pictórica e uso do poder da mente para mover objetos.

Na China, a publicação de estudos científicos é importante e necessária não apenas para investigadores, mas também para profissionais e funcionários do Governo que procuram progredir nas carreiras. Isto faz com que plágio, corrupção e fraude na indústria editorial sejam uma constante.

Esta terça-feira, a imprensa chinesa disse que o governo de Zhengzhou lançou uma investigação sobre a escola que conduziu a experiência com o ovo.

Daniel Costa, ZAP //

3 Comments

  1. Importantíssimo.
    Para além de esolver o enorme e comum problema a quem cozeu um ovo, mudou de ideias e preferia uma omelete, isto paece ter evidentes consequências na teoria da relatividade, no teletransporte, criptografia quantica e na novas criptomoedas – estão-se a rir porquê?????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.