Estudo revela que cada ser humano tem uma nuvem pessoal de micróbios

Neste preciso momento, cada um de nós está rodeado por uma “nuvem” única formada por milhares de bactérias, sendo quase um espaço microbiano pessoal.

Um estudo, realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Oregon, no Estados Unidos, mostra que os seres humanos não libertam apenas micróbios mas que essa nuvem de bactérias é específica para cada um, avança a BBC.

Esta nuvem, que pode ser transmitida através do contacto direto mas também pelo ar ou pela presença de células mortas, liberta amostras do nosso microbioma, o conjunto de bactérias que vive dentro do nosso corpo.

Divulgado na publicação científica PeerJ, a equipa de cientistas analisou 11 pessoas e concluiu que foi possível identificar cada participante a partir dos seus próprios micróbios.

Os participantes permaneceram, cada um, numa divisão fechada durante quatro horas, na qual o ar era bombardeado para o seu interior, através de um filtro, para evitar a contaminação.

Enquanto isso, os filtros dentro da divisão capturaram amostras da nuvem de cada pessoa, tendo sido depois analisadas as bactérias.

“Acredito que vamos ser capazes de detetar o microbioma humano no ar que rodeia uma pessoa, mas ficamos surpreendidos por descobrir que conseguimos identificar a maioria das pessoas do grupo apenas pelas amostras da nuvem de micróbios”, disse James Meadow, um dos investigadores.

Foi possível encontrar bactérias como a Streptococcus, que é facilmente encontrada na boca, e ainda a Propionibacterium e a Corynebacterium, mais comuns na pele.

Mas a equipa constatou que não foi o tipo de bactérias existentes que diferenciava as pessoas mas antes a proporção de cada tipo de bactéria que compunha a chamada nuvem.

A descoberta, segundo os investigadores, pode vir a ser útil em aplicações forenses para, por exemplo, detetar se uma determinada pessoa passou por um certo local.

No entanto, a equipa diz que estes são resultados preliminares e que devem ser estudados, até porque, segundo Adam Altrichter, outro dos investigadores responsáveis, é bastante provável que estas nuvens passem por transformações ao longo do tempo.

“Temos de entender que não somos seres assépticos e isso é algo completamente natural e saudável”.

O tamanho destas nuvens ainda não foi medido mas estima-se que possam ter 30 centímetros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O treinador inglês de futebol, Steve Bruce.

Steve Bruce já não é treinador do Newcastle. Há dois portugueses na calha para o suceder

Steve Bruce deixou o comando técnico do Newcastle United, recentemente adquirido por um consórcio saudita. José Mourinho e Paulo Fonseca estão entre os possíveis sucessores. Está encontrada a primeira baixa do Newcastle após a aquisição saudita …

Entre reuniões falhadas e exigências na lei laboral, cresce o risco de chumbo do OE. Governo reúne-se hoje com PAN e PEV

Depois de não ter sido alcançado um acordo nas reuniões de ontem, a possibilidade de uma crise política parece mais próxima que nunca. As mudanças na lei laboral exigidas por BE e PCP são os …

Quando Rui Pinto ainda era "John", Suíça pediu-lhe ajuda para investigar o presidente da FIFA

Em 2018, as autoridades suíças entraram em contacto com Rui Pinto para pedir a sua colaboração para investigar o presidente da FIFA, Gianni Infantino. Quando o projeto Football Leaks ainda era algo embrionário — embora já …

Liga dos Campeões: Dragão e Vodafone Park entre os estádios mais vazios

FC Porto-AC Milan ficou longe da lotação esgotada, enquanto o Beşiktaş-Sporting ficou-se pela metade da lotação do estádio. A noite era de (novo) confronto entre dois antigos campeões europeus, no Porto, o trânsito na cidade e …

Concertação Social com alterações laborais em cima da mesa. Mas sem cedências à esquerda há risco de "crise política"

O Governo reúne-se hoje com os parceiros sociais e em cima da mesa estão alterações à lei laboral, numa altura em que o tema é também uma das matérias centrais das negociações do Orçamento do …

Superliga Europeia pode renascer com outro formato

Real Madrid, Barcelona e Juventus, três dos clubes fundadores da Superliga Europeia, estão a repensar o modelo da competição e planeiam voltar em força. Sem lugares cativos e com qualificação por mérito desportivo. É assim que …

"Dos fracos não reza a história". Rio avança mesmo para reeleição contra um aparente favorito Rangel

Rio desfez finalmente as dúvidas em torno do seu futuro, depois de se ter aconselhado do seu núcleo duro que nunca terá duvidado da decisão do líder. As dúvidas em torno da recandidatura de Rui Rio …

"É gritante". Críticas às medidas adotadas nas escolas (e o que se faz noutros países)

Com o arranque do novo ano letivo em Portugal, que volta a ser presencial, há muitas críticas relativamente às medidas adotadas nas escolas para a prevenção do contágio por covid-19. Mas, afinal, por que razão …

Sporting não marcava quatro desde 2014 (e alguém deste plantel jogou na última vitória?)

Campeão português foi ao terreno do Beşiktaş ganhar por 4-1. A maior vitória na fase de grupos dos últimos anos. O Sporting conseguiu a primeira vitória na fase de grupos da Liga dos Campeões, com um …

Veja fósseis no telemóvel e ajude a desvendar o passado da Terra

Ao catalogar fósseis de folhas de plantas no seu smartphone pode ajudar investigadores a desvendar o passado do planeta Terra. Ao participar no projeto Fossil Atmospheres, analisando fósseis no telemóvel, você pode ajudar os investigadores a …