Estudo revela que cada ser humano tem uma nuvem pessoal de micróbios

Neste preciso momento, cada um de nós está rodeado por uma “nuvem” única formada por milhares de bactérias, sendo quase um espaço microbiano pessoal.

Um estudo, realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Oregon, no Estados Unidos, mostra que os seres humanos não libertam apenas micróbios mas que essa nuvem de bactérias é específica para cada um, avança a BBC.

Esta nuvem, que pode ser transmitida através do contacto direto mas também pelo ar ou pela presença de células mortas, liberta amostras do nosso microbioma, o conjunto de bactérias que vive dentro do nosso corpo.

Divulgado na publicação científica PeerJ, a equipa de cientistas analisou 11 pessoas e concluiu que foi possível identificar cada participante a partir dos seus próprios micróbios.

Os participantes permaneceram, cada um, numa divisão fechada durante quatro horas, na qual o ar era bombardeado para o seu interior, através de um filtro, para evitar a contaminação.

Enquanto isso, os filtros dentro da divisão capturaram amostras da nuvem de cada pessoa, tendo sido depois analisadas as bactérias.

“Acredito que vamos ser capazes de detetar o microbioma humano no ar que rodeia uma pessoa, mas ficamos surpreendidos por descobrir que conseguimos identificar a maioria das pessoas do grupo apenas pelas amostras da nuvem de micróbios”, disse James Meadow, um dos investigadores.

Foi possível encontrar bactérias como a Streptococcus, que é facilmente encontrada na boca, e ainda a Propionibacterium e a Corynebacterium, mais comuns na pele.

Mas a equipa constatou que não foi o tipo de bactérias existentes que diferenciava as pessoas mas antes a proporção de cada tipo de bactéria que compunha a chamada nuvem.

A descoberta, segundo os investigadores, pode vir a ser útil em aplicações forenses para, por exemplo, detetar se uma determinada pessoa passou por um certo local.

No entanto, a equipa diz que estes são resultados preliminares e que devem ser estudados, até porque, segundo Adam Altrichter, outro dos investigadores responsáveis, é bastante provável que estas nuvens passem por transformações ao longo do tempo.

“Temos de entender que não somos seres assépticos e isso é algo completamente natural e saudável”.

O tamanho destas nuvens ainda não foi medido mas estima-se que possam ter 30 centímetros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …