Estudo revela que cada ser humano tem uma nuvem pessoal de micróbios

Neste preciso momento, cada um de nós está rodeado por uma “nuvem” única formada por milhares de bactérias, sendo quase um espaço microbiano pessoal.

Um estudo, realizado por um grupo de cientistas da Universidade de Oregon, no Estados Unidos, mostra que os seres humanos não libertam apenas micróbios mas que essa nuvem de bactérias é específica para cada um, avança a BBC.

Esta nuvem, que pode ser transmitida através do contacto direto mas também pelo ar ou pela presença de células mortas, liberta amostras do nosso microbioma, o conjunto de bactérias que vive dentro do nosso corpo.

Divulgado na publicação científica PeerJ, a equipa de cientistas analisou 11 pessoas e concluiu que foi possível identificar cada participante a partir dos seus próprios micróbios.

Os participantes permaneceram, cada um, numa divisão fechada durante quatro horas, na qual o ar era bombardeado para o seu interior, através de um filtro, para evitar a contaminação.

Enquanto isso, os filtros dentro da divisão capturaram amostras da nuvem de cada pessoa, tendo sido depois analisadas as bactérias.

“Acredito que vamos ser capazes de detetar o microbioma humano no ar que rodeia uma pessoa, mas ficamos surpreendidos por descobrir que conseguimos identificar a maioria das pessoas do grupo apenas pelas amostras da nuvem de micróbios”, disse James Meadow, um dos investigadores.

Foi possível encontrar bactérias como a Streptococcus, que é facilmente encontrada na boca, e ainda a Propionibacterium e a Corynebacterium, mais comuns na pele.

Mas a equipa constatou que não foi o tipo de bactérias existentes que diferenciava as pessoas mas antes a proporção de cada tipo de bactéria que compunha a chamada nuvem.

A descoberta, segundo os investigadores, pode vir a ser útil em aplicações forenses para, por exemplo, detetar se uma determinada pessoa passou por um certo local.

No entanto, a equipa diz que estes são resultados preliminares e que devem ser estudados, até porque, segundo Adam Altrichter, outro dos investigadores responsáveis, é bastante provável que estas nuvens passem por transformações ao longo do tempo.

“Temos de entender que não somos seres assépticos e isso é algo completamente natural e saudável”.

O tamanho destas nuvens ainda não foi medido mas estima-se que possam ter 30 centímetros.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Autópsias de infetados com covid-19 mostram coágulos sanguíneos em vários órgãos

Investigadores do Centro Médico Langone de Nova Iorque, nos Estados Unidos, analisaram as autópsias de várias pessoas infetadas com covid-19 que mostram a presença de vários sanguíneos em vários órgãos, Na nova investigação, cujos resultados foram …

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …