Estudo revela que a pílula pode ter terrível impacto na saúde feminina

De acordo com um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, a pílula contraceptiva oral está associada a uma redução da qualidade de vida e do bem-estar de mulheres saudáveis.

Este estudo não é uma novidade e apenas vem reforçar investigações anteriores de que a pílula contraceptiva oral pode ter efeitos muito negativos na saúde das mulheres, no entanto, é um dos mais rigorosos já feitos até à data.

“Apesar de cerca de cem milhões de mulheres em todo o mundo tomarem a pílula, surpreendentemente sabemos muito pouco sobre o seu efeito na saúde feminina”, afirma a investigadora Angelica Linden Hirschberg, do Instituto Karolinska, na Suécia.

Para corrigir isso, a sua equipa estudou 340 mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos. As participantes foram divididas em dois grupos: umas tomaram um placebo e outras uma pílula (composta por etinilestradiol e levonorgestrel) durante três meses.

As duas substâncias referidas acima estão presentes na maioria das pílulas contraceptivas porque são as menos associadas com o risco de formação de coágulos de sangue.

No estudo, tanto os investigadores como as participantes não sabiam quem estava a receber o placebo ou a pílula.

Resultados

No início e no final do estudo, os investigadores registaram o estado de saúde das mulheres, nomeadamente o seu peso, altura e pressão arterial. As participantes também tiveram de preencher dois inquéritos sobre bem-estar e depressão.

Depois dos três meses, as mulheres que receberam as pílulas anticoncepcionais relataram que sentiram que a sua qualidade de vida estava significativamente menor, nomeadamente em aspetos específicos como auto-controlo e níveis de energia. Não se observou, porém, um aumento significativo nos sintomas depressivos.

Embora seja um passo interessante para medir os efeitos colaterais da pílula, os investigadores admitem que as mudanças foram relativamente pequenas, por isso, serão ainda necessários estudos mais extensos.

O estudo foi publicado na revista científica Fertility and Sterility.

PARTILHAR

RESPONDER

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …

Quase cinco meses depois, a Champions está de volta

A Liga dos Campeões é retomada esta sexta-feira, quase cinco meses depois da suspensão devido à pandemia de covid-19. Suspensa logo depois do jogo Leipzig-Tottenham, disputado a 11 de março, a prova milionária está de regresso …

Segunda vaga de covid-19 pode levar o desemprego aos 17,6%

Caso haja uma segunda vaga da pandemia de covid-19 em Portugal, a consultora EY estima que a taxa de desemprego possa atingir os 17,6% no final do ano. De acordo com a quarta edição do "Caderno …

Juan Carlos estará num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos

O rei emérito espanhol, Juan Carlos I, que deixou no passado fim-de-semana o país sob suspeitas de corrupção, estará hospedado num luxuoso hotel nos Emirados Árabes Unidos, de acordo com o jornal espanhol ABC, que …

Diogo Leite a caminho do Valência. Acordo está quase fechado

O defesa-central do FC Porto está na porta de saída do clube azul e branco. O acordo com o Valência está quase fechado. De acordo com o jornal Record, que cita o jornal espanhol Super Deporte, …

Lar de Reguengos não cumpria orientações da DGS

O lar de Reguengos de Monsaraz, onde um surto de covid-19 provocou a morte de 18 pessoas, não cumpria as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS), concluiu uma auditoria da Ordem dos Médicos. O relatório da …