Estudo revela que a pílula pode ter terrível impacto na saúde feminina

De acordo com um novo estudo do Instituto Karolinska, na Suécia, a pílula contraceptiva oral está associada a uma redução da qualidade de vida e do bem-estar de mulheres saudáveis.

Este estudo não é uma novidade e apenas vem reforçar investigações anteriores de que a pílula contraceptiva oral pode ter efeitos muito negativos na saúde das mulheres, no entanto, é um dos mais rigorosos já feitos até à data.

“Apesar de cerca de cem milhões de mulheres em todo o mundo tomarem a pílula, surpreendentemente sabemos muito pouco sobre o seu efeito na saúde feminina”, afirma a investigadora Angelica Linden Hirschberg, do Instituto Karolinska, na Suécia.

Para corrigir isso, a sua equipa estudou 340 mulheres saudáveis, com idades compreendidas entre 18 e 35 anos. As participantes foram divididas em dois grupos: umas tomaram um placebo e outras uma pílula (composta por etinilestradiol e levonorgestrel) durante três meses.

As duas substâncias referidas acima estão presentes na maioria das pílulas contraceptivas porque são as menos associadas com o risco de formação de coágulos de sangue.

No estudo, tanto os investigadores como as participantes não sabiam quem estava a receber o placebo ou a pílula.

Resultados

No início e no final do estudo, os investigadores registaram o estado de saúde das mulheres, nomeadamente o seu peso, altura e pressão arterial. As participantes também tiveram de preencher dois inquéritos sobre bem-estar e depressão.

Depois dos três meses, as mulheres que receberam as pílulas anticoncepcionais relataram que sentiram que a sua qualidade de vida estava significativamente menor, nomeadamente em aspetos específicos como auto-controlo e níveis de energia. Não se observou, porém, um aumento significativo nos sintomas depressivos.

Embora seja um passo interessante para medir os efeitos colaterais da pílula, os investigadores admitem que as mudanças foram relativamente pequenas, por isso, serão ainda necessários estudos mais extensos.

O estudo foi publicado na revista científica Fertility and Sterility.

PARTILHAR

RESPONDER

Como seria o Universo sem matéria escura? Os cientistas simularam-no (e ficaram surpreendidos)

Há quase meio século que os astrónomos estão convencidos de que a maior parte do Universo é formado por matéria escura, invisível para os nossos instrumentos e que só conseguimos detetar através da gravidade. Mas …

Estes pássaros evitam comida nojenta após terem visto vídeos no computador

Aves capturadas por uma equipa de investigadores finlandesa aprenderam a evitar certos alimentos após terem assistido a vídeos de outros pássaros a comer essas mesmas comidas e a reagir negativamente. Os cientistas capturaram 39 espécimes de …

Mitsubishi apresenta solução para escritórios stressantes: claraboias virtuais

Se depender da Mitsubishi, a cultura de trabalho do Japão vai ficar menos stressante e depressiva, graças à sua mais recente invenção. A divisão de equipamentos elétricos da gigante japonesa Mitsubishi lançou um sistema de claraboia …

FC Porto 1-0 Portimonense | Génio de Telles garante triunfo

O FC Porto sofreu bastante para vencer o Portimonense, 17º classificado da Liga NOS, por 1-0. Naturalmente dominadores e donos da iniciativa atacante desde os primeiros minutos, os “dragões” terminaram com uma superioridade estatística à prova …

Vulcões de gelo surgem nas margens de um lago gelado nos Estados Unidos

As estranhas e inusitadas formações de gelo surgem quando as temperaturas atingem valores muito baixos, e proporcionam um verdadeiro espetáculo nas margens do lago Michigan, nos Estados Unidos. No dia 16 de fevereiro, funcionários do Serviço …

Pela primeira vez, átomos são capturados de forma individual

Naquela que é uma estreia na física quântica, investigadores "mantiveram" átomos individuais no lugar e observaram interações atómicas complexas nunca antes vistas. Pela primeira vez na física quântica, investigadores conseguiram "segurar" átomos individuais num local fixo …

Sporting 2-0 Boavista | Plata fez xeque-mate às panteras

O Sporting venceu e convenceu. Os “leões” venceram neste domingo o Boavista por 2-0, num duelo relativo à 22ª jornada da Liga NOS. Numa espécie de jogo de xadrez, os comandados de Jorge Silas fizeram xeque-mate …

Exército sem candidatos suficientes para preencher 70 vagas

O Exército português abriu um concurso, em janeiro, para preencher 70 vagas para oficiais contratados. Pela primeira vez, não teve candidaturas suficientes: recebeu 145, quando devia ter recebido pelo menos 304. De acordo com o jornal …

Recuperados novos artefactos do HMS Erebus, um dos navios que se perdeu no Ártico há 170 anos

Uma equipa de investigadores continua a tentar resolver o mistério do misterioso desaparecimento da expedição de Sir John Franklin em busca da Passagem Noroeste. Agora, os arqueólogos subaquáticos revelam mais de 350 artefactos recém-recuperados do HMS …

Qual é a cor do seu nome? Esta plataforma mostra-lhe

A sinestesia é o nome que se dá à relação entre planos sensoriais diferentes - ou seja, ouvir um determinado som e pensar numa cor ou se associar números a uma cor. Uma mulher norte-americana chamada …