Estudo revela como as galinhas atravessaram o Mar Vermelho (antes de conquistarem o mundo)

Uma antropóloga norte-americana identificou os ossos de galinha mais antigos de África, contendo marcas de dentes humanos, que estão a ajudar a descobrir como é que estes animais, hoje presentes um pouco por todo o mundo, fizeram a travessia do Mar Vermelho.

Escavados na aldeia de Mezber, no norte da Etiópia, estes ossos datam do ano 819 a.C., ou seja, estamos perante “as galinhas mais antigas de África” descobertas até hoje, conforme sustenta a líder do estudo, Helina Woldekiros, investigadora de antropologia na Universidade de Washington, nos EUA.

Num comunicado da instituição, Helina Woldekiros nota que estas galinhas ancestrais “antecedem as mais antigas galinhas egípcias conhecidas em, pelo menos, 300 anos e destacam trocas precoces de faunas exóticas no Corno de África durante o início do primeiro milénio antes de Cristo”.

Os ossos mais antigos de galinhas domesticadas que se conheciam, até agora, datavam de 685 a 525 a.C., indiciando que estes animais terão chegado a África através do Egipto e do vale do Nilo há 2.500 anos.

Mas os vestígios encontrados em Mezber fornecem “as provas mais antigas directamente datadas da presença de galinhas em África e apontam para o significado do Mar Vermelho e das rotas comerciais do leste africano na introdução da galinha” no continente, sublinha Woldekiros.

Os autores do estudo, publicado no International Journal of Osteoarchaeology, realçam que a descoberta da Etiópia “apoia dados arqueológicos, genéticos e linguísticos anteriores que sugerem que redes de trocas marítimas com a Arábia do Sul, através de portos ao longo da costa africana do Mar Vermelho, constituem uma possível rota inicial de introdução das galinhas em África”.

“É provável que as pessoas tenham levado galinhas para a Etiópia e o Corno de África repetidamente, durante um longo período de tempo – cerca de mil anos”, destaca Woldekiros, salientando como a sua investigação ajuda a compreender a agricultura e as trocas comerciais dos velhos tempos.

A costa africana do Mar Vermelho terá representado um papel principal na “distribuição global” não apenas de galinhas, mas também de “outros produtos agrícolas”, realça a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Condenada a mais oito. Ex-Presidente Park arrisca agora 32 anos de prisão

Esta sexta-feira, o Tribunal Distrital de Seul condenou a ex-Presidente sul-coreana Park Geun-hye a mais oito anos de prisão. Park Geun-hye, ex-Presidente da Coreia do Sul, já tinha sido condenada a 24 anos de prisão por …

Viagem de deputados contra supressão de comboios cancelada (porque o comboio foi suprimido)

Uma comitiva de deputados e autarcas que pretendia viajar de comboio entre as Caldas da Rainha e Lisboa, para exigir soluções para a Linha do Oeste, ficou apeada e foi obrigada a fazer o percurso …

12 feridos em ataque com arma branca em autocarro na Alemanha

12 pessoas ficaram feridas, duas delas em estado grave, no ataque perpetrado por um homem, armado com arma branca, no interior de um autocarro na cidade alemã de Lübeck, norte do país, segundo a televisão …

É um "emprego de sono". 1000 euros para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros ao fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, acima de tudo, uma …

Marinha Portuguesa vai receber 7 novos navios (para cumprir acordo com a NATO)

O primeiro-ministro anunciou, esta sexta-feira, a construção, nos próximos seis a oito anos, de sete novos navios para a Marinha portuguesa, no âmbito da revisão da Lei de Programação Militar (LPM). António Costa falava nos estaleiros …

Por dia, são assassinadas pelo menos 3 crianças no México

Pelo menos três crianças são assassinadas todos os dias no México, país que fechou o ano passado com o número mais elevado de homicídios das últimas duas décadas, lamentaram esta quinta-feira as autoridades do país. “Temos …

Macron despede colaborador que agrediu manifestante

O Presidente francês viu-se obrigado a despedir o colaborador que tinha sido filmado a agredir um manifestaste no 1º de maio, alegando terem surgido "dados novos" sobre o caso. Segundo o Público, o colaborador de Emmanuel Macron que foi …

Há uma empresa neozelandesa em que se trabalha 4 dias por semana (e ganha-se o mesmo)

Os trabalhadores da Perpetual Guardian trabalham apenas quatro dias por semana e recebem o mesmo salário. A empresa neozelandesa decidiu fazer a experiência e os resultados não poderiam ser melhores. Mantendo o mesmo salário e sem …

Enorme sarcófago negro tinha 3 múmias (e nenhuma maldição)

O enorme sarcófago negro encontrado em Alexandria foi finalmente aberto e o mistério foi desvendado. Nem maldição nem restos mortais de Alexandre, o Grande. Na verdade, o túmulo tinha 3 múmias e água de esgoto. O …

FMI puxa as orelhas ao Governo e avisa que "bons tempos estão a acabar"

O Orçamento de Portugal "vai na direcção errada", alerta o Fundo Monetário Internacional (FMI) no relatório sobre a Zona Euro, onde deixa também avisos quanto ao preço dos imóveis e a ideia de que "os …