Estudo revela como as galinhas atravessaram o Mar Vermelho (antes de conquistarem o mundo)

Uma antropóloga norte-americana identificou os ossos de galinha mais antigos de África, contendo marcas de dentes humanos, que estão a ajudar a descobrir como é que estes animais, hoje presentes um pouco por todo o mundo, fizeram a travessia do Mar Vermelho.

Escavados na aldeia de Mezber, no norte da Etiópia, estes ossos datam do ano 819 a.C., ou seja, estamos perante “as galinhas mais antigas de África” descobertas até hoje, conforme sustenta a líder do estudo, Helina Woldekiros, investigadora de antropologia na Universidade de Washington, nos EUA.

Num comunicado da instituição, Helina Woldekiros nota que estas galinhas ancestrais “antecedem as mais antigas galinhas egípcias conhecidas em, pelo menos, 300 anos e destacam trocas precoces de faunas exóticas no Corno de África durante o início do primeiro milénio antes de Cristo”.

Os ossos mais antigos de galinhas domesticadas que se conheciam, até agora, datavam de 685 a 525 a.C., indiciando que estes animais terão chegado a África através do Egipto e do vale do Nilo há 2.500 anos.

Mas os vestígios encontrados em Mezber fornecem “as provas mais antigas directamente datadas da presença de galinhas em África e apontam para o significado do Mar Vermelho e das rotas comerciais do leste africano na introdução da galinha” no continente, sublinha Woldekiros.

Os autores do estudo, publicado no International Journal of Osteoarchaeology, realçam que a descoberta da Etiópia “apoia dados arqueológicos, genéticos e linguísticos anteriores que sugerem que redes de trocas marítimas com a Arábia do Sul, através de portos ao longo da costa africana do Mar Vermelho, constituem uma possível rota inicial de introdução das galinhas em África”.

“É provável que as pessoas tenham levado galinhas para a Etiópia e o Corno de África repetidamente, durante um longo período de tempo – cerca de mil anos”, destaca Woldekiros, salientando como a sua investigação ajuda a compreender a agricultura e as trocas comerciais dos velhos tempos.

A costa africana do Mar Vermelho terá representado um papel principal na “distribuição global” não apenas de galinhas, mas também de “outros produtos agrícolas”, realça a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …

Casa onde Sócrates vive "pagou" salinas em Angola

O apartamento de luxo onde José Sócrates está a residir na Ericeira foi uma "dação em pagamento" de um empresário angolano ao primo do ex-primeiro-ministro, José Paulo Pinto de Sousa, que é suspeito de ser …

Caso Galpgate. Três ex-secretários de Estado não vão a julgamento

Os três secretários de Estado que se demitiram no ano passado na sequência do caso dos convites para assistirem a jogos de futebol do Euro 2016 em França não vão a julgamento. Os ex-governantes e outros …

Estado distribui agendas com castelhano como língua principal

O Estado português distribuiu agendas nas quais o "castelhano é a língua dominante" aos altos quadros da administração pública, revelou Luís Marques Mendes neste domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC.  "Será que …