Estudo revela como as galinhas atravessaram o Mar Vermelho (antes de conquistarem o mundo)

Uma antropóloga norte-americana identificou os ossos de galinha mais antigos de África, contendo marcas de dentes humanos, que estão a ajudar a descobrir como é que estes animais, hoje presentes um pouco por todo o mundo, fizeram a travessia do Mar Vermelho.

Escavados na aldeia de Mezber, no norte da Etiópia, estes ossos datam do ano 819 a.C., ou seja, estamos perante “as galinhas mais antigas de África” descobertas até hoje, conforme sustenta a líder do estudo, Helina Woldekiros, investigadora de antropologia na Universidade de Washington, nos EUA.

Num comunicado da instituição, Helina Woldekiros nota que estas galinhas ancestrais “antecedem as mais antigas galinhas egípcias conhecidas em, pelo menos, 300 anos e destacam trocas precoces de faunas exóticas no Corno de África durante o início do primeiro milénio antes de Cristo”.

Os ossos mais antigos de galinhas domesticadas que se conheciam, até agora, datavam de 685 a 525 a.C., indiciando que estes animais terão chegado a África através do Egipto e do vale do Nilo há 2.500 anos.

Mas os vestígios encontrados em Mezber fornecem “as provas mais antigas directamente datadas da presença de galinhas em África e apontam para o significado do Mar Vermelho e das rotas comerciais do leste africano na introdução da galinha” no continente, sublinha Woldekiros.

Os autores do estudo, publicado no International Journal of Osteoarchaeology, realçam que a descoberta da Etiópia “apoia dados arqueológicos, genéticos e linguísticos anteriores que sugerem que redes de trocas marítimas com a Arábia do Sul, através de portos ao longo da costa africana do Mar Vermelho, constituem uma possível rota inicial de introdução das galinhas em África”.

“É provável que as pessoas tenham levado galinhas para a Etiópia e o Corno de África repetidamente, durante um longo período de tempo – cerca de mil anos”, destaca Woldekiros, salientando como a sua investigação ajuda a compreender a agricultura e as trocas comerciais dos velhos tempos.

A costa africana do Mar Vermelho terá representado um papel principal na “distribuição global” não apenas de galinhas, mas também de “outros produtos agrícolas”, realça a investigadora.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Governo e PSD assinam acordos sobre fundos europeus e descentralização

Os acordos entre Governo e PSD sobre fundos comunitários a partir de 2020 e descentralização foram assinados, esta quarta-feira, em São Bento. A reunião juntou à mesa o primeiro-ministro, António Costa, o líder do PSD, Rui …

Cientistas mais perto da cura para a diabetes tipo 1

Uma equipa de cientistas desenvolveu o primeiro medicamento com potencial para curar a diabetes tipo 1, abrindo a porta para a cura desta doença. A equipa internacional de cientistas liderada pelos investigadores do Centro Andaluz de …

Piloto que pousou avião da Southwest é a nova heroína nos EUA

A piloto do avião da Southwest Airlines cuja falha numa turbina em pleno voo provocou a morte de uma passageira de 43 anos, tornou-se a nova heroína dos EUA, devido aos seus nervos de aço …

Pessoas com hábitos noturnos correm o risco de morrer mais cedo

Um estudo recente concluiu que a taxa de mortalidade é 10% maior para os notívagos do que para quem se deita com o pôr-do-sol. As pessoas que ficam acordadas até tarde e têm dificuldades em se …

O Meridiano 100 começou a mudar de lugar

O limite invisível que ajudou a definir e a dividir os Estados Unidos durante séculos está a mudar de lugar, graças ao aquecimento global. O Meridiano 100 - a linha de longitude invisível que corta a …

Sporting vs Porto | Leão reserva lugar no Jamor

Sporting vai defrontar o desportivo das Aves na final da Taça de Portugal, agendada para 20 de Maio. A formação de Alvalade venceu o FC Porto na segunda meia-final da competição, em Lisboa, por 1-0, após …

Revelado em tribunal um dos truques mais famosos de David Copperfield

O ilusionista mais famoso do mundo viu o seu truque de fazer desaparecer pessoas, um dos mais conhecidos do seu repertório, ser revelado em tribunal. Aconteceu mesmo. David Copperfield viu um dos seus truques mais famosos …

Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente. "Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de …

O "homem das três caras" já fez dois transplantes faciais

Jérôme Hamon, de 43 anos, foi submetido a um transplante facial em 2010, devido a uma deficiência genética que lhe deformou o rosto. Agora, uma constipação obrigou-o a fazer o segundo transplante. É o "homem …

Hugh Jackman apoia menina vítima de bullying. "Sou teu amigo"

O bullying é um problema sério que pode motivar casos de baixa autoestima, depressão e até mesmo motivar o suicídio de crianças e adolescentes. Cassidy Warner, uma menina de 10 anos, que vive na Pennsylvania, nos …